sábado, 28 de abril de 2012

Porque devemos ser otimistas



  Nestes últimos dias tenho visto as pessoas reclamando demais de tudo, em todos os lugares, no meu trabalho, na internet, nos lugares públicos, no trânsito, se reclama, do governo, dos políticos corruptos, dos líderes evangélicos que enganam suas ovelhas, até Deus está levando a culpa de alguma coisa, como as pessoas estão ficando pessimistas!
  Antigamente, quando alguém ficava reclamando, usava-se a expressão "você tá ficando velho", mas eu constatei que os "velhos" são os jovens, e os jovens é que estão com a mentalidade velha, no sentido cansado da vida, quando deveriam estar aproveitando a melhor fase da vida. Vejo pessoas da "melhor idade" surfando, viajando, dando uma verdadeira lição de vida em todos nós que somos bem mais novos, então até o ditado tem que mudar, na minha humilde opinião.
  O pessimismo está ligado à reclamação, e é algo contagioso. Quer ver? Você está numa fila de um banco, imagine uma fila enorme. Imaginou? Daí um sujeito pessimista começa a reclamar: - Nossa essa fila não anda, também, aquele funcionário não para de conversar!
  Pode ter certeza a pessoa de trás completa: - É mesmo, olha a outra só fica arrumando o cabelo, eu acho que eles ganham muito bem para o que eles fazem, e ainda tratam a a gente mal!
  Daí entra o terceiro: - Isso é culpa da Dilma, paga uma miséria para os aposentados, e ainda temos que pegar uma fila dessas.......
  Porque eu disse que até Deus as vezes leva a culpa? Porque tem pessoas que nunca estão contentes com o tempo, se está chovendo, ela reclama, se está sol, reclama, então quem leva a culpa? Acaba sobrando prá Deus.
 Eu não tinha idéia que eu mesma era uma pessoa pessimista até alguns anos atrás, quando minha terapeuta me falou que era, se ela fosse minha mãe ou uma amiga, tinha ouvido de mim, mas como era uma profissional, eu refleti, relutei, porque logo eu, tão alegre, parecia que pessimismo não combinava comigo.            Chegando em casa perguntei para a pessoa que convive comigo, o Marcos. Ele só me olhou e deu aquela risadinha, que depois de anos de convivência, não precisa dizer mais nada, eu entendi, eu era pessimista. Que horror! Tinha que fazer algo a respeito, comecei a me observar e realmente constatei que eu só via o lado ruim das coisas. Comecei a mudar imediatamente observando o próprio Marcos.
 Quer saber por que devemos ser otimistas? Segundo o site http://coracaosaudavel.terra.com.br/qualidade_integra.php?id=117#, pessoas otimistas não têm apenas uma visão melhor da vida. Elas de fato vivem melhor -e por mais tempo, visão positiva diminui doenças cardiovasculares e risco de morte. Vale a pena dar uma olhada nesse site que eu mencionei.
  Os dois homens mais importantes da minha vida meu pai e meu marido são um exemplo de otimismo e tudo sempre acabaram dando certo para eles, de uma forma ou de outra.
  Meu pai com certeza foi o homem mais manso que eu conheci, ele nunca se exaltava, nunca levava pro lado pessoal, ele foi o cristão mais genuíno e a pessoa mais otimista que conheci, fosse qual fosse a situação, por mais difícil, quando a gente contava prá ele, ele só falava uma frase: "tudo bem, vamos orar". Uma vez ele já velho, dirigindo seu fusquinha, esbarrou em um cara de bicicleta, na fila da balsa de Guarujá, quando ele saiu do carro, o cara não quis nem saber que ele era um velhinho, partiu com tudo e bateu prá valer no rosto dele, mas aparecerem uns "anjos" que desceram dos carros e não deixaram que meu pai fosse espancando por aquele cara descontrolado. Eu realmente fico emocionada de lembrar do meu pai, tenho muitas saudades dele, já fazem treze anos que ele faleceu, mas o seu otimismo faz muita falta!
  Deixa eu falar do Marcos, aconteceu algo semelhante com ele, num posto de gasolina, ele esbarrou num carro, quando ele parou para ver o "estrago", saíram quatro caras fortes e começaram a bater nele, mas Deus mandou "anjos" que saíram de dentro da lanchonete do Posto que o defenderam, mais tarde, ele soube que se tratavam de bandidos mesmo.  Outras coisas boas acontecem com ele o tempo todo, tipo, se ele se atrasa, o ônibus se atrasa, isso quando ele não pega carona, ele ganha presentes, enfim, sempre tem uma visão otimista das coisas, e parece que ele tem muita "sorte".
  Quer saber se você é otimista? Quando você vê um copo de água pela metade, você acha que o copo está meio cheio ou meio vazio?
  Nem tanto ao céu, nem tanto à Terra, sei que não podemos ignorar os políticos corruptos, os líderes evangélicos que enganam suas ovelhas, etc....., mas acho que podemos ter uma postura diferente, parar de reclamar um pouco, e fazer a nossa parte, porque a verdade é que se cada um fizer a sua parte, muito será feito.  Eu estou tentando ser otimista, mesmo neste mundo tão conturbado em que vivemos.
  Eu imagino que pessoas que fizeram muito pela humanidade como Ghandi, Madre Tereza de Calcutá, São Francisco de Assis, Nelson Mandela e outros, não pensaram naquele momento que estavam fazendo algo grande, como a própria Madre Tereza dizia: "era uma gota no oceano". Mas olha o legado que eles deixaram para nós, eles mudaram a história, eles não ficaram reclamando, eles fizeram a parte deles.
 Você quer saber a resposta do teste? Se você achou que o copo está meio cheio: Parabéns! Você é uma pessoa otimista. Se você achou que o copo está meio vazio. Reveja seus conceitos. Você é uma pessoa pessimista.
  Espero que este post o ajude a ser mais otimista, se você é pessimista, se você é uma pessoa otimista, continue assim, como você viu, é melhor para você mesmo, e para as pessoas que estão em volta de você, porque nada pior do que conviver com uma pessoa que só reclama.
  Beijão a todos e tenham um ótimo feriado! 
  Quero deixar um vídeo com uma linda música. Assistam!




73 comentários:

  1. Eu sou do tipo sempre otimista Luciana, nunca estou meio triste, estou as vezes meio alegre.
    Sentimentos negativos sempre contagiam, pois as pessoas deixam fluir sempre o pior que existem nelas (acho que parece mais fácil).
    Querida o otimismo rejuvenesce, além de tornar a pessoa que o tem, bem vista e bem vinda sempre em qualquer lugar, pois o otimista tem a melhor semente pra semear: a esperança!
    Boa reflexão!
    beijokas doces e um fim de semana prolongado maravilhoso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marly
      Então descobri porque você parece ter bem menos a sua idade! (kkkkkk)
      Eu sempre suspeitei que você é uma pessoa otimista, pelas nossas conversas, e agora tenho certeza. Continue assim minha querida.
      Obrigada pelo elogio, é ótimo receber elogios, principalmente vindo de uma doutora (kkkkkkkk).
      Bjão e um ótimo resto de feriado.

      Excluir
  2. Boa noite, Luciana.
    Acho que a juventude atual, por ter tudo nas mãos e não ter de esforçar para nada (com Google e Wikipédia muitas vezes atuando em lugar do cérebro), acaba tendo essa atitude pessimista.
    A raiva (como ocorre nas filas de banco e acidentes automobilísticos) é uma questão filosófica, ela surge da nossa visão excessivamente otimista do mundo; quando planejamos algo e esse algo não se concretiza, surge a raiva.
    Então, o otimismo é necessário por uma questão de auto estima, mas o pessimismo também é necessário para poder se planejar caso algo dê errado.
    O segredo é balancear os dois.
    Abraço e bom domingo pra ti, Luciana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jacques
      Muito bom o seu comentário, veio acrescentar muito o meu post, como eu disse, nem tanto ao céu, nem tanto a Terra, o segredo é realmente esse, balancear os dois, o problema é que as pessoas tendem para o lado pessimista, mas eu realmente gostei do seu comentário, eu sempre soube que você é um cara muito inteligente, também, pelos diálogos que você cria no seu blog.
      Bjos. e um ótimo resto de feriado.

      Excluir
  3. Oi Lu,

    Tudo bem? O pessimismo realmente é uma das mazelas da sociedade contemporânea. Acredito naquela máxima que existe poder no negativismo e o melhor é se afastar quando se percebe que o outro só olha para trás, ofuscando o presente e maldizendo o futuro. Então, desejo muito otimismo nas lutas diárias que sei que não são poucas, mas perecíveis.

    Maravilha de texto! Quanto ao feriado, vou trabalhar amanhã e segunda o dia inteiro, então comemorar em grande estilo: TRABALHANDO.

    Beijos e bom domingo!

    Lu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu
      Obrigada pelo elogio, fico feliz que tenha gostado. Você também fez uma maravilha de comentário, gostei muito, só você mesmo prá dizer "o pessimismo é uma das mazelas da sociedade contemporânea", muito bom!
      Quanto ao trabalhar no feriado, haja otimismo (kkkkkk).
      Bjão amiga, ótimo resto de feriado, mesmo trabalhando!

      Excluir
  4. Ahhh que maneiro Lu, achei lindo você falando do seu pai, me tocou mesmo. E olha, eu sou muito pessimista, como você disse , acho que as pessoas otimistas sempre tem menos preocupações e sofrimentos, eu sou muito angustiada, vivo em conflito cmg mesma, achando que sou incapaz entendeu? Ai tenho ''anjos'' que me botam para cima e tal. Mas se eu não tivesse? Por isso que eu tenho plena consciencia que devo sim praticar o otimismo! rs Ja conehcia o teste do copo! Adorei seu post caiu em mim como uma luva, beijo tia Lu (cheia das intimidades ) kkkkkkkk www.spiderwebs.tk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sabrina
      O primeiro passo para a mudança é reconhecer que está no caminho errado, e você, como eu já disse várias vezes, é uma garota esperta, já percebeu que está indo na direção do pessimismo e quer mudar, só depende de você minha querida, comece hoje, não deixe para amanhã, é como ir à academia, é um exercício, só que mental, praticar o otimismo.
      Pode me chamar de tia, eu meio que sempre estou dando conselhos prá você e prá Renatinha mesmo. Afinal eu tenho idade prá ser sua mãe (kkkkk).
      Bjão sobrinha e um ótimo resto de feriado.

      Excluir
  5. Oi minha querida! Sabe, eu sempre fui o tipo de pessoa que vê o copo meio cheio. Uma querida amiga, Juliana Azevedo, que trabalha comigo e é blogueira sempre diz isso: Joicy, aprendi a ver o copo sempre meio cheio, por causa de vc, de seu olhar sempre positivo. MAs, de um tempo para cá ando frustrada e pela primeira vez fui me tornando uma pessoa pessimista, chateada com tantas coisas. Vc bem sabe de minha profissão, que não é nada valorizada... durante algumas semanas fui ficando sempre triste com tudo o que anda acontecendo. Até que um dia explodi... desabei mesmo! Tá, tbem foi culpa da TPM que estava em alto grau... chorei, chorei e chorei... aquela mesma moça que citei acima estava comigo. Me deu um super up e me fez perceber que eu estava de fato trazendo negatividade pra mim mesma. Aí, ela me mandou um super texto do Caio Fernando de Abreu(postou no mural do meu facebook, no dia 17/04...). Uma parte do texto fala assim "Mesmo se esse barco estiver furado eu vou, basta me pedir. Mas a gente tem que afundar junto e descobrir que é possível nadar junto. Eu te ensino a nadar, juro! Mas você tem que me prometer que vai tentar, que vai se esforçar, que vai remar enquanto for preciso, enquanto tiver forças! Você tem que me prometer que essa viagem não vai ser a toa, que vale a pena. Que por você vale a pena. Que por nós vale a pena. Remar. Re-amar. Amar." Sabe o que percebi? Que eu não preciso estar sozinha... tenho pessoas maravilhosas ao meu lado. Basta perceber. Foi então que decidi... tentarei jamais enxergar meu copo como meio vazio. Continuarei sendo a Joicy que vê o copo sempre meio cheio... bjks :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Joicy
      Eu lembro quando essa moça publicou no seu mural esse texto e você respondeu, eu não sabia de nada, nossa, quando for assim pode contar comigo também, eu te "mando sinal de fumaça" quando preciso, porque você não me manda. Tenho plena certeza que foi só uma fase, você decididamente é uma pessoa otimista, tanto que voltou a ser o que era, só estava cansada mesmo, física e mentalmente, é diferente da pessoa que eu era, e do que eu escrevi no texto querida.
      Bjão madrinha e um ótimo resto de feriado.

      Excluir
  6. Puxa, Lu, via de regra eu não sou pessimista, embora seja das que reclama mesmo das coisas erradas, sou meio chatinha, hehe. Mas pessimista não, acho que pelo contrário, eu procuro o lado bom das coisas sempre e gosto de exaltar esse lado bom quando encontro =)

    Mas assim... seu post de hoje veio bem na hora certa. Acordei hoje meio pra baixo, com pressa de que as coisas acontecessem na minha vida, sabe? Meio sem paciência. Ai, amiga, às vezes é tão difícil ser otimista em certas circunstâncias, num é?

    Ah, mas eu sei que Deus tem algo muito bom preparado pra mim, e sinto que muito em breve meus esforços serão recompensados. Meu maior otimismo é a fé.

    Obrigada por fazer o post certo na hora certa, Lu. Deus continue te abençoando. Grande beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Val
      Que bom que te abençoou, como sempre este post saiu direto do meu coração para o computador. Pelas nossas conversas, tenho certeza que você realmente não é pessimista.
      Tenha fé, eu já te disse que Deus tem o melhor prá você, só que é no tempo Dele.
      Bjão amiga e um ótimo resto de feriado.

      Excluir
  7. Boa Noite,Lu!!

    Sim,pessoas reclamonas, pessimistas,contagiam!!
    Temos que nos policiar o tempo todo!!
    ´Bjokas,amada!!Soninha!
    Boa noite!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Soninha
      Quando eu estava fazendo este post, eu me lembrei de você, porque o seu blog é o mais otimista que eu conheço, eu gosto de visitá-lo por causa disso! Então é claro que você é otimista, isso é inegável.
      Bjão no core (como você sempre diz)
      Um ótimo resto de feriado.

      Excluir
    2. Oi,amada!!
      Procuro passar isso à todos mas, é claro que todos nós temos momentos não tão otimistas assim!!rsrs!
      Mas, no geral,temos Jesus que faz morada em nós e nos dá essa felicidade,com certeza!!
      Bom feriado "Dia do Trabalho""!!
      Beijo no seu coração,amiga Luciana!!

      Excluir
    3. Soninha
      Você disse tudo, não dá prá ser otimista o tempo todo, mas a gente se esforça (kkkkkk).
      Beijo no core e uma ótima semana.

      Excluir
  8. Lucianinha,
    nesta semana escrevi uma crônica sobre isso, por coincidência, mas ainda vou tentar publicar em jornais daqui e depois, daqui há alguns meses, uns dois meses, é que vou publicar no blog.

    Em minha opinião o copo está pela metade, apenas.
    Sou um tanto realista, acho que sempre fui. O otimismo é necessário, para se ter amor por uma coisa, um ideal, algo que nos eleve; e o pessimismo, para prevermos o que pode dar de errado em um projeto, pessoal ou profissional, enfim.
    Mas, afora isso, ando muito cansada de gente que reclama e não faz nada para mudar o tudo, ou pelo menos um pouco na sua vida. E isso contamina, com certeza! Viramos reclamões e só!
    Belo texto!

    Ótimo domingo para ti e tua família linda!
    Beijoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cissa
      Muito bom o seu comentário, combina com você. Realista. O copo está pela metade, uma outra visão, por isso eu amo blogar, por que eu aprendo muito com vocês, eu coloco um texto, dou o meu melhor, mas recebo um "manjar" de comentários que me acrescentam em todas as áreas da minha vida. Não me imagino mais sem este espaço. E a culpa é sua (kkkkkkk). Eu não disse no post, mas está implícito que também estou cansada de reclamões. Obrigada pelo elogio ao texto, é sempre bom recebê-los.
      Bjão e um ótimo resto de feriado queridona.

      Excluir
    2. Lucianinha,
      obrigada pela resposta e pelo comentário lá no Humoremconto!

      Ótimo feriado para ti e tua família linda!

      Mas é verdade mesmo, difícil ficar sem o blog, depois que a gente entra nisso, ainda mais quando começamos a conhecer pessoas tão interessantes, como você, por exemplo, que sabemos que na interação vamos evoluir. Bacana isso!

      Mais beijos!

      E desmodera, viu? rsrs *-*

      Excluir
    3. Cissa
      Você é uma queridona que me incentivou a começar o blog, e que tenho o prazer de ter como amiga, obrigada pela sua visita novamente, não precisa agradecer, porque desde que descobri o seu blog não vou deixar de visitá-lo de de comentá-lo (kkkkk). Amei a nova foto, apesar de que você fica bem em qualquer foto!
      Bjão queridona. Já está desmoderado (kkkkk)

      Excluir
  9. ... só falta desmoderar hahaha!
    Agora peguei no teu pé, queridona! *-*

    ResponderExcluir
  10. Olá!Bom dia!
    Tudo bem?
    olha...eu sou uma pessoa realista!A realidade é variável.
    Ser realista é ver essa variação e entende-la como normal.
    Porem, mesmo sendo realista, vc pode perceber que o otimismo, é benéfico, ( o link disse tudo ) para as pessoas.
    Então tente ser um realista "otimista" e verá até nos momentos ruins, oportunidades para torna-los bons.
    "O pessimista vê dificuldade em cada oportunidade; o otimista vê oportunidade em cada dificuldade."
    Winston Churchill
    Bom domingo!
    Beijos
    ...fui...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Felis
      Então você é realista, como a Cissa, e você nem viu o comentário dela, que interessante. Adorei seu comentário. O texto de Churchill caberia no texto, vai para o meu face. Nesse momento que estou escrevendo, você está bem otimista porque o seu Santos ganhou do meu São Paulo e foi para a final do Campeonato Paulista (kkkkkkk).
      Bjão fofinho e um ótimo resto de feriado.

      Excluir
  11. Bom dia Luciana!!

    Que maravilha esse texto, minha amiga, dos que eu realmente aprecio ler. A forma, o estilo, com objetividade, muito bom, garota!!

    Eu sou naturalmente otimista. Daquelas até onde as dificuldades se insinuam, eu procuro sempre ver o lado bom , positivo, pra tirar algum aprendizado.
    Pessoas há, viciadas em reclamações, num pessimismo crônico. Até quando tudo está em ordem, perfeito, esse tipo de pessoa, "vê" coisas pra poder exercitar o seu pessimismo, pois que disso tem necessidade.

    Parabéns , Luciana, adorei!

    Beijos otimistas nesse belo domingo de abril!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lú
      Pelas suas belas poesias eu já tinha percebido que só uma pessoa otimista poderia ter tal inspiração.
      Muito obrigada pelo elogio, é sempre bem vindo, assim como sua presença e comentário pertinente.
      Bjão e um ótimo resto de feriado.

      Excluir
  12. Olá!Bom dia!
    Tudo bem?
    ...ai ó..a realidade era essa mesma..Santos na final!
    Boa semana!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Felis
      Você tá feliz mesmo né?! Veio até aqui tirar uma onda com a minha cara (kkkkk). Parabéns pelo Santos, agora vou torcer por ele, afinal eu moro perto de Santos, e o meu querido pai torcia pelo Santos, então o Santos é o meu segundo time, não tem problema.
      Bjão fofinho.

      Excluir
  13. Ola Lu,
    Sabe, eu sempre tive uma postura positiva diante da vida, e exatamente por isso, era chamado de sonhador por muitos.

    Esse exemplo que deu da fila no banco eu já tinha reparado, é isso mesmo! Chega um ponto em que estão todos reclamando sem procurar saber detalhes ou mesmo parar de gracinhas e procurar o gerente para conversar e fazer uma crítica construtiva como já fiz várias vezes e fui sempre bem atendido.

    Sejamos otimistas sempre!


    Abraços, Flávio.
    --> Blog Telinha Crítica <--

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Flavinho
      É engraçado como mesmo pela internet a gente já conhece as pessoas, eu sempre te imaginei uma pessoa otimista mesmo. Continue assim meu amigo, as pessoas que convivem com você agradecem!
      Bjão e um ótimo resto de feriado.

      Excluir
  14. Oi, Luciana!

    Tudo bem? Há quanto tempo...desculpe a minha ausência prolongada, mas tive que "dar um tempinho" na blogosfera. Mas estou tentando retornar direitinho :)

    Eu costumava ser pessimista em algumas coisas e bem otimista em outras. Houve um tempo em que me tornei quase um pessimista crônico, mas isso porque eu criava expectativas demais em alguns assuntos - e quando isso acontece, ou melhor, quando não acontece aquilo que planejamos ou do modo como esperávamos, até desistimos de tentar outra vez. Por outro lado o otimismo exagerado não é interessante pois não levamos em conta os riscos e possíveis fracassos de um projeto. Por isso, hoje, costumo analisar os prós e contras de situações das quais antes eu consideraria de modo negativo ou absolutamente positivo: os extremos e radicalismos não levam a lugar nenhum.

    Beijo otimista pra você! :) Boa semana!

    ResponderExcluir
  15. Oi Jaime
    Que legal a sua visita, todos nós da Blogosfera estávamos sentido sua falta, como falei no seu blog, é muito bom tê-lo de volta. Você é uma pessoa que admiro, e seu comentário só vem acrescentar ao meu post, tem toda razão, não dá prá ser radicalmente uma coisa nem outra, mas o pior é que as pessoas tendem a ser mais pessimistas, dificilmente a gente conhece uma pessoa totalmente otimista.
    Bjão e um ótimo resto de feriado.

    ResponderExcluir
  16. Sabe que eu já tinha passado aqui e respondido? E sumiu! Mas não vou reclamar... Não dá pra querer gente que só vê o pior, trágicas,"Tias Funérias",rsrs...

    Prefiro o otimismo, sempre!Claro, com equilíbrio! beijos,lindo ferido!chica

    ResponderExcluir
  17. Oi Chica
    Sabe que as vezes acontece mesmo isso?! Não sei como, mas você não é a primeira a reclamar que o comentário sumiu, e o pior é que eu não sei como arrumar.
    Engraçado, porque pelos seus blogs, eu tinha a impressão de que você era uma pessoa otimista mesmo, e agora tenho certeza, o equilíbrio é necessário, sempre.
    Bjão e um ótimo dia do trabalho.

    ResponderExcluir
  18. Oi, Lú, tudo bem? Concordo plenamente, devemos sempre lembrar de agradecer o bem que nós temos, em vez de ficar a olhar para o que achamos serem dificuldades, que geralmente são bençãos disfarçadas. Super beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fatima
      Que bom que gostou do post, gostei da sua visão das dificuldades, são bençãos disfarçadas. É sempre bom tê-la aqui, seus comentários estão acrescentando ao meu blog.
      Bjão e até amanhã.

      Excluir
  19. Eu não sou muito otimista, mas por razões filosóficas. Isso não impede que eu seja intenso e viva a intensidade das coisas, pessoas e relações ao meu redor. Mas também não sou pessimista. Sou realista e ser realista, às vezes, é ser mais cru e rude que o taciturno. O culto a depressão às vezes é tão fantasioso quanto a euforia. Amo o que amo não porque desejo amar, escapo-me desse otimismo ludibriação da vontade. Amo pois amo. Isso é ser realista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Diego
      Acho que tenho que fazer um post só sobre o realismo, porque você não está só, outros amigos também se declararam nem otimistas, nem pessimistas, e sim realistas, isso é bom, quando a pessoa encontra o equilíbrio, isso é bem difícil hoje em dia. Gostei do seu comentário, sinceramente, só veio a acrescentar ao post.
      Bjos. e uma ótima semana!

      Excluir
  20. Olá Luciana!
    É verdade, ser otimista, por mais difícil que seja às vezes, trás benefícios para nós e para os que estão a nossa volta. É a lei da atração. Coisas boas e pensamentos positivos atraem coisas boas; já coisas ruins e pensamentos negativos trazem consigo uma carga negativa.
    A minha parte pode parecer insignificante para mim, mas sei que somadas as outras partes à minha, a massa vai ganhando volume.
    Então é isso. Vamos fazer a nossa parte.
    Tenha um lindo feriado. Beijo!

    ResponderExcluir
  21. Oi Angelus
    Você tem razão é muito mais fácil ser pessimista do que otimista, mas que bom que tem pessoas que são otimistas como você, que estão fazendo sua parte, assim como eu estou tentando fazer a minha, desse modo todos ganhamos.
    Bjos. e uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  22. Olá Lu,

    Lindo post viu?
    Penso que as pessoas devem ser otimistas sim, só não podem se transformar em conformadas e passivas. Olhar mais um horizonte de possibilidades em vez de reclamar porque uma não deu certo. São tantos caminhas e nós tendemos a querer um só.
    Devemos sorrir mais e viver menos estressados, encontrar mais os lados positivos!

    Obrigado pelo comentário lá no blog, já respondi.

    Até mais,

    Bjs e tenha uma ótima semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vinicius
      Você como sempre, escreve tão bem, que até no comentário faz um lindo texto, que só vem acrescentar ao meu post. Não precisa agradecer pela visita, como eu disse você escreve muito bem, é sempre um prazer estar no seu blog!
      Bjos. e uma ótima semana prá ti também.

      Excluir
  23. Adorei seu texto, como sempre me fez analisar um monte de coisas.
    Sempre procuro ser positiva, mesmo nos meus dias mais chatos, entre altos e baixos da depressão eu tento ver o lado bom de todos e de tudo, senão acho que piraria total.
    Beijos Luciana, obrigada pela sua presença constante no meu blog, isso me dá grande alegria sempre.

    Vivi
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vivi
      Você sempre deixa comentários de como o meu blog tem te ajudado, mas não tinha caído a ficha até eu ter visto o seu comentário no blog do André, antes eu já tinha visto o seu mini desabafo no seu, e disse que estava aqui para qualquer coisa. Eu não sabia que você lutava contra depressão, bom você pode contar comigo querida, acredite, eu sei o que é isso, gostaria de dizer que já passei por isso, mas as vezes ela me atormenta, como falei no post "contudo ela gira". Não se sinta só, compartilhe com alguém que conhece a sua dor, se você quiser é claro.
      Quanto a visitar o seu blog, eu visito os blogs que eu gosto, e o seu é realmente legal, pelos motivos que eu já expus, você tem um dom, acho que deveria ser escritora.
      Bjos. e uma ótima semana.

      Excluir
  24. Otimismo, bom tai algo que as vezes sinto que falta em mim. Um texto ótimo viu Lú?
    adorei o/ até me animei.
    beijos
    Amy - Macchiato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aymée
      Eu gosto de receber pessoas novas no meu humilde espaço, seja bem vinda e volte mais vezes. Obrigada pelo elogio, que bom que gostou.
      Bjão e uma ótima semana.

      Excluir
  25. Ola!!! parabéns pelo texto as vezes eu acho que estou ficando velha pois me pego nessa louca reclamação.

    Muito Bom!!!

    ResponderExcluir
  26. Isso que você falou é super importante mesmo. Faz anos que eu faço esse exercício, de procurar sempre o lado bom das coisas. E ainda falho algumas vezes. Mas acho que meu esforço tem valido a pena!! =)

    Beijo

    Ju
    entrepalcoselivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ju
      Que bom ter você aqui, e saber que você faz parte do meu "time" (kkkkkkk), o "time" daqueles que exercitam o otimismo, sim, porque como você bem citou, às vezes é um exercício, para mim também é, igual ir à academia. Mas sempre vale a pena!
      Bjão e um ótimo resto de semana.

      Excluir
  27. Oi Tais
    Você não está ficando velha não (kkkk), isso é mais comum do que você pensa, por isso decidi fazer esse post, o bom é que você percebeu a tempo, agora o resto é com você minha querida.
    Bjão e um ótimo resto de semana.

    ResponderExcluir
  28. Oi Luciana!
    Ah eu acho que essa atitude das pessoas acontece porque vivemos em constante stress..parece que o ritmo da sociedade induz á isso e ás vezes agimos de tal modo sem nem mesmo perceber.
    Opa, obrigada por ter gostado do post sobre Teatro dos Contos de Fadas. Essa série marcou minha infância (assim como todos os grandes clássicos da TvCultura) e recentemente os revi pois consegui pegar na web. Eu também não sabia que atores famosos participavam soube, depois de adulta e ao saber corri para rever a série =). Vc se lembra de um desenho chamado Animais do Bosque dos Vinténs? Tenho resenha dele =).
    Bjs e boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tsu
      Minha semana tem sido uma correria, apesar do feriado, mas vou lá conferir sim, a TV Cultura é tudo de bom, meu filho mais velho só assista a Cultura, na da de Xuxa (kkkkkkk).
      Você tem razão hoje o stress está geral, por isso precisamos nos policiar para não ficarmos pessimistas.
      Bjão. e um ótimo resto de semana.

      Excluir
  29. A Ana acabou se adiantando e falando o que eu ia falar desta famosa "brincadeira do copo", mesmo que as pessoas com um pouco mais de idade acreditem que tudo esteja tão fácil assim para quem tem menos idade, não dá pra generalizar. A pressão, as cobranças e tudo o mais, continuam as mesmas, independente de termos o Google a disposição, pois para usar o Google, é preciso o mínimo de conhecimento para não cairmos em ciladas. Qualquer sintoma de doença pode virar o vírus Ebola. ahah.
    E se as pessoas de mais idade voltassem a memória um pouco atrás, acredito que se lembrariam das mesmas críticas que recebiam quando tinham menos idade e agora estão simplesmente se repetindo. Sempre a geração anterior vai achar que a próxima tem mais facilidades, pode até ser real, mas tais facilidades não modificam a responsabilidade que todos nós temos que ter por nós mesmos, de nos responsabilizarmos por nossos atos, visto que ninguém o fará. Estamos e sempre estivemos sós.
    Portanto, independente da idade, eu sempre vi o copo pela metade. Sou a favor do realismo.
    Não gosto de pessoas reclamonas tampouco, que não fazem nada para pelo menos tentar mudar as situações pelas quais protestam. A conhecida síndrome do coitadinho que eu comento em meu blogue e tanto existe na vida real e contaminou também a virtual. Tais pessoas, só de abrirem a boca próxima a nós, se não tivermos cautela, acabamos caindo na delas e, no mínimo, despertando o que elas mais procuram: a compaixão.
    Porém, também suspeito de pessoas otimistas demais. Para mim parece falsidade. Suspeito de pessoas que veem tudo colorido. Não acredito que o ser humano seja otimista por natureza, todos temos nossas quedas, nossos altos e baixos. O bom e o ruim habita dentro de nós.
    O que descreveu sobre seu falecido pai e seu marido talvez não seja exatamente o otimismo em si, mas ter a calma para driblar situações tensas do dia-a-dia sem se permitirem deixar que as mesmas afetem suas vidas. Isto eu chamaria de autocontrole. Saber usá-lo nas mais diversas ocasiões, seja tomando uma postura de serenidade ou apelando para uma oração. Isto é admirável e algo que pretendo atingir.
    Otimismo é quase como fé cega e isto não traz equilíbrio, aliena.
    Não sou a favor nem do pessimismo e nem do otimismo, pois ambos podem ser utilizados também para poder manipular pessoas.
    A respeito das reclamações, por vezes, em algumas ocasiões são necessárias. Se não fossem elas, acredito que o mundo estaria estagnado e as pessoas não teriam direito a nada e ainda falta muita reclamação para fazermos valer muitos de nossos direitos e direitos de outros grupos de pessoas.
    Contudo, entendi o foco de seu post e percebi de que tipo de reclamação critica, as reclamações vãs sem intuito algum.
    Até o próximo post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Christian
      Primeiramente que bom tê-lo de volta, isso é sinal que está recuperado. É claro que quando eu cito os jovens, estou falando no modo geral, eu já disse que você é diferente em todos os aspectos dos jovens que conheço. Qual jovem já publicou livro aos 19 anos? Tanto que antes de saber sua idade, com a propriedade que você escreve eu nem desconfiava dela. Eu sei que você entendeu que este post é destinado a pessoas que como eu era realmente pessimista, eu falei até para o Diego que terei que fazer um só para os realistas (kkkk), porque aparecerem alguns, isso é legal, não somos iguais. E concordo que a pessoa pode ser realista, é o equilibrio, só que esse equilibrio é muito difícil, porque a tendência humana é cair para o lado ruim que é o pessimismo, mas se vocês conseguem, que ótimo prá vocês. Gostei muito de seu comentário, sempre vem acrescentar ao meu post.

      Excluir
  30. Olá, querida! Passando pra conhecer o seu cantinho... Adorei, muito legal. Já to seguindo!
    Aproveito p te convidar a conhecer os meus blogs (faço parte das Blogueiras Unidas) e participar do sorteio da linha reconstrutora Seda Keratinotolgy + óleo de argan Inoar. Será um prazer receber a sua visita.
    Bjinhos.
    Lu

    http://minhapaixaoporcabelos.blogspot.com.br/
    www.voudeblog.com

    ResponderExcluir
  31. Oi Luciana
    Obrigada pela visita e pelo comentário, irei retribuí-la assim que puder sim.
    Bjos. e um bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  32. Olá!Boa noite!
    Tudo bem?
    ...nem precisa "desmoderar" e nem responder...já comentei,já tirei "ondinha" e agora, vim desejar uma boa sexta feira!Muita paz e luz!
    Beijos com carinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Felis
      Sempre que você me visitar vou desmoderar e responder sim, você é uma pessoa especial, e merece toda minha atenção, muito obrigada pela sua visita mais uma vez.
      Bjos. e um ótimo final de semana.

      Excluir
  33. Olá!!!
    Vim conhecer seu blog,gostei e já estou seguindo...Quanto ao post, vale dizer que o cantor Luiz Américo tem uma música que diz..."Olha como a vida passa, coração se agita e vc só pensa em criticar.Fala mal daqui,fala mal dali,vive a resmungar, a se lamentar...Só se realiza,quando abre a boca para reclamar.."No fundo,o ser humano é um eterno insatisfeito não é verdade? Ótimo post!Um ótimo fds para vc,fique com Deus!!!Um bjo amigo, Rubi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rubi
      Eu não conhecia essa música do Luiz Américo, mas essa é a mais pura verdade, como eu disse no post, a maioria só vive reclamando. Estou lançando essa campanha para sermos mais otimistas (kkkkkkkk), é brincadeira, só queria conscientizar as pessoas mesmo, acho que consegui o meu objetivo, estou feliz.
      Obrigada pela sua visita e comentário, espero que volte mais vezes.
      Bjos. e um ótimo final de semana.

      Excluir
  34. Nossa, podia jurar que já tinha deixado meu comentário nesta postagem, passei agora para ver se você já tinha respondido, rrsrsrs acho que já estou tendo lapsos de memória!

    Eu sou otimista com a maioria das coisas, mas em determinadas áreas, a experiência me tornou realista e algumas vezes este realismo é confundido com pessimismo... Em outra situações, eu prefiro manter o pé no chão e não permitir que o otimismo de deixe criar expectativas exageradas, pois sempre frustrações me machucam, por isso prefiro não voar tão alto...

    ResponderExcluir
  35. Oi Bruno
    Não tem problema, acho que a vida de bancário é muito difícil, ainda mais conciliar com todos esses filmes que você assiste prá fazer essas ótimas resenhas, deve deixar alguma sequela (kkkkkk). Ótimo comentário, é bom ser realista, essa perspectiva que você deu foi realmente muito boa. O importante é não ser um "reclamão", e não te imagino assim.
    Bjão e um ótimo final de semana.

    ResponderExcluir
  36. Oi Lu, olha, mesmo a vida não sendo tão legal para com algumas pessoas e em algumas ocasiões, o amor que temos por ela, e essa paixão em viver nos motiva para sermos otimistas, em acreditarmos em dias melhores, em passarmos pelas dificuldades crendo que a bonança vai chegar. E quando temos a Cristo como o nosso Senhor e Salvador, ai sim é que somos otimistas, sabendo que ele venceu o mundo, e que, mesmo estando nós em dificuldades, Ele está nos dando forças e alento para prosseguir.

    Lindo texto, abração pra ti.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paulo
      Esse meu blog tá meio doido, eu já te respondi, mas respondo de novo. Obrigada pela presença e elogio, você é uma pessoa que respeito muito na Blogosfera, um irmão de fé, e seu comentário só vem acrescentar, não há dúvida que com Cristo é muito mais fácil ser otimista.
      Bjos. e um ótimo final de semana.

      Excluir
  37. Não sei se devemos mudar o ditados, pois ainda conheço muitos velhos que vivem reclamando e jovens que curtem a vida que têm.
    Porém, vejo muitos jovens reclamando também. Acho que antigamente a vida não era tão corrida como é hoje, mesmo para um jovem (digo isso por mim), o tempo é escasso, a rotina pesada e o cansaço é grande. É nessa hora que o otimismo é fundamental, para continuar. O pessimismo só engrandece o cansaço.
    Outra coisa: acho que a pessoa tem todo o direito de reclamar, desde que ela faça alguma coisa para mudar a situação. Caso contrário, ela só está sendo chata e, como você disse, nada pior do que viver com uma pessoa que só reclama rsrs
    Abrações

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mateus
      Quando falei no texto eu generalizei, mas não são todos os jovens, eu estava falando dos que convivem comigo, acho que exagerei em mudar o ditado (kkkkkkk), você é um jovem muito inteligente, assim como outros da Blogosfera, e seu comentário também, estava sentindo sua falta por aqui.
      Bjos. e um ótimo final de semana.

      Excluir
  38. Lu!
    Eu preciso mesmo começar a ser otimista. Pra mim o maldito copo está sempre meio vazio.
    Vê se você entende um pouco de minha loucura: Fico com medo de ser otimista e tudo acabar dando errado no final, por isso sou pessimista, e o que vier de positivo é lucro! hahahha
    Gostei demais do seu texto, vou mesmo tentar resolver meus probleminhas.
    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mallu
      O legal do blog é a troca de informações, por exemplo, nesse post, eu fiquei sabendo de uma porção de pessoas que não são nem otimistas nem pessimistas, são realistas, e não foi só você que admitiu ter medo de ser otimista por causa de frustrações, mas acho que isso faz parte da vida, a vida é um aprendizado.
      Se você acha que precisa mudar, é só começar, eu achei que precisava, é um exercício mental, e foi melhor prá mim.
      Bjos e um ótimo final de semana.

      Excluir
  39. Lucianinha,
    venho aqui novamente agradecer tua atenção pelo meu aniversário e espero que você volte logo aos blogs, que de só um tempinho, não um tempãooo, tá bom?
    Afinal, você é muito importante para mim e muita gente aqui da blogosfera!
    Beijos :)

    ResponderExcluir
  40. Oi Cissa
    Dei a atenção ao seu aniversário que você merece, por ser uma querida amiga, pode deixar, que eu logo voltarei, esse tempo é só para acertar os ponteiros em casa. Como é bom saber que sou importante para você e para outras pessoas. Você também é muito importante, e seu blog é uma delícia de visitar!
    Bjão. e uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  41. Olá Luciana!!!
    Então...não julgue os vmapiros por conta de Crepúsculo não! Aquilo é uma tremenda ofensa ao vampirismo de verdade! Tem por aí muita coisa BOA sobre o tema, desde filmes e livros passando por animes e fundo de pesquisa (tem até cena vampyrica!) Depois dá uma olhada nessa postagem que fiz: http://empadinhafrita.blogspot.com.br/2011/07/top-7-filmes-de-vampiros.html são alguns filmes de vampiros que merecem ser vistos1
    E obrigada por seu comentário ^^.
    bjs

    ResponderExcluir
  42. Oi Tsu
    Você é letrada no assunto mesmo! É que eu não curto muito o assunto, apesar que seu último post sobre o filme o Almodovar me chamou a atenção, mas eu tô dando um tempo, como falei na Blogosfera, quero dar mais atenção a minha família, mas voltarei a comentar nos blogs, e no seu com certeza.
    Bjos. e uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  43. Uau, que tapa na cara levei agora, ao ler seu texto. Preciso muito mudar, sou uma pessoa sonhadora, porém pessimista!
    Obrigada pela visita ao meu blog, será sempre bem vinda lá!
    Já estou seguindo o seu, gosto muito dos seus textos!
    Tenha uma boa semana, e que Deus te abençoe!
    bjsss

    ResponderExcluir

Os comentários estão moderados, é melhor assim! Sua opinião é importante para mim!
Obrigada! Volte sempre!