domingo, 7 de outubro de 2012

A eterna dúvida do "se"

Algum tempo atrás o Daniel, meu filho mais velho sofreu um pequeno acidente de bicicleta, não foi nada grave, ele tinha ido na padaria perto de casa e a bicicleta derrapou, ele caiu, se machucou um pouco, e quebrou o celular. 
Quando chegou em casa ele estava muito indignado porque o celular tinha quebrado, daí ele falou: "Se eu não tivesse ido na padaria, não teria acontecido isso."  Eu respondi, se você não tivesse levado o celular na padaria, não teria acontecido isso.
É sempre a pergunta que não quer calar: se eu tivesse feito dessa maneira, será que teria sido melhor? se eu não tivesse falado aquilo será que não teria evitado aquilo?
Me considero uma pessoa muito realizada e feliz, pois tenho Cristo, tenho uma família, é claro que sempre tem algo a melhorar pois sou ser humano, já falei aqui as coisas em que quero e preciso melhorar na minha vida, mas será que se eu tivesse feito algo diferente, poderia ser melhor ou seria pior?
Não acredito em destino, acredito em Deus, e por incrível que pareça, acredito na lei de Murph: o que vai ter que dar errado, vai dar errado.
Às vezes algumas coisas ruins levam a coisas boas, se eu não fosse bipolar, não teria conhecido o blog Histórias de um Bipolar, que me levou a conhecer o blog Umas e Outras da minha amiga Joicy, que me levou a blogosfera, onde eu conheci a Cissa do blog Humor em Conto, que me incentivou a criar o blog, e aqui estou eu escrevendo.
Se você teve paciência de chegar até o final deste post, o que acha disso tudo?

33 comentários:

  1. Olá Luciana,
    É o 'se' nos persegue.
    Comigo isso acontece em ambas as situações - quando tudo dá certo e quando dá errado também.
    As vezes uma coisas dá super certo e eu me pego pensando que 'se' eu tivesse feito ou vivido qualquer detalhe de forma diferente, não chegaria aquele momento determinado.
    Deus sabe o que faz e como faz, não é mesmo ? Concordo com você, não é destino, É Ele.

    Um beijo,
    Desde já uma linda semana.

    Jhosy
    http://meninamsicaeflor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jhosy
      Obrigada pelo comentário carinhoso, e que bom saber que você também pensa como eu,não estou sozinha kkkkkkkk.
      Bjão. Fique com Deus!

      Excluir
  2. Lu,eu concordo com vc!Acho que a natureza se encarrega de nos colocar sempre exatamente no lugar onde Deus quer que estejamos!Excelente reflexão!Bjs e boa semana pra vc!E ainda bem que acabou tendo esse blog pra eu poder estar aqui, te lendo e aprendendo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anne
      Muito obrigada pelo carinho no comentário, e concordo contigo, Deus está no controle de tudo. Valeu mesmo!
      Bjão. Fique com Deus!

      Excluir
  3. Oi Lu... adorei o post..
    Eu concordo com você, também não acredito em destino, ou que já nascemos com nossa vida toda traçada..
    Acredito que nossa vida é feita de escolhas, das nossas escolhas..
    O que acontece conosco é causado somente por nossa vontade e por nossos atos..
    Deus sempre nos dá dois caminhos, sempre! Cabe a nós escolhermos qual queremos seguir, sempre é assim.
    Não costumo colocar a culpa dos meus erros em ninguém, muito menos no destino, acredito que se algo deu errado na minha vida foi porque escolhi o caminho que não era o melhor.. mas tiro do meu erro uma lição e sei que de uma forma mesmo que dolorosa ele me ensinará algo e através dele serei mais forte..

    Um beijo carinhoso no seu coração e uma semana mais que linda viu?
    Sheila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sheila
      Muito bom seu comentário, eu poderia até acrescentar ao post, você tem toda razão, sempre existem dois caminhos, nós é que escolhemos, isso me deu até uma idéia para outro post kkkkkk.
      Bjão querida. Fique com Deus!

      Excluir
  4. O tal do SE sempre vai existir. Por isso temos que estar o mais firmes em nossas resoluções e saber que estamos tentando, nem sempre acertamos! beijos,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Chica
      Você sempre com seus comentários mais do que sábios! Precisamos mesmo estarmos firmes, e nem sempre acertamos.
      Bjão querida. Fique com Deus!

      Excluir
  5. Lu,
    Acho que nem sempre recebemos o que pedimos, mas sim o que precisamos. E compreender isso, por muitas vezes, é coisa que leva um bom tempo.
    Além disso, o "se" é quase um martírio, não é mesmo? E ele não muda as situações, apenas faz com nos sintamos culpados.
    Então, tento afastar pensamentos de "se" e me concentrar no "agora". Bem...pelo menos eu tento. Rsrs
    Um beijinho, minha amiga!
    Bom final de domingo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isa
      Eu acho que já vi essa frase em algum lugar, e você tem toda razão, não recebemos o que pedimos, mas o que precisamos. Adorei seu comentário, vou tentar me concentrar no agora também!
      Bjão querida. Fique com Deus!

      Excluir
  6. Oi Lu,

    Tudo bem? Excelente a reflexão! Quando algo acontece errado é para a glória de Deus. Vivemos por fé e aí, sempre acreditar no melhor que as tempestades nos proporcionam pelo poder do amor de Jesus.

    Boa semana e beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu,minha irmã de fé
      Obrigada pelo elogio, é sempre animador receber um elogio teu, minha amiga querida. E que comentário, que só pode vir de uma pessoa que realmente conhece a Jesus e vive pela fé. Adorei!
      Bjão amiga querida. Fique com Deus!

      Excluir
  7. Olá Luciana!

    Gostei do teu post. Colocas aqui uma questão muito pertinente, o "Se...". Pois bem, os "ses" são como os "porquês", fazem parte das grandes questões da vida, algumas delas ainda ninguém conseguiu responder, nem mesmo a ciência. O que acontece é que os "Ses..." são as dúvidas que provém da mente, da razão e como eu costumo dizer: "a mente, mente", ou seja gera confusão.
    Os "porquês" mostram curiosidade e abertura para entender o inexplicável, a abertura do coração e apesar de às vezes não entendermos procuramos uma resposta para aconteça a aceitação.
    Acredito em Deus, mas não tenho religião. Tenho apenas Fé. Acredito no destino, mas este foi criado por nós e é resultado do nosso karma.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cris
      Obrigada pelo elogio, o que você disse a respeito dos "ses" e dos porques eu concordo plenamente, gera muita confusão, já no quesito destino não concordo, como disse no post, não acredito em destino nem em karma, mas respeito sua opinião.
      Bjão amiga. Fique com Deus!

      Excluir
  8. Oi, Lu. Eu também não acredito em destino, mas acredito em fatalidade, coincidência, casualidade. Não acredito nesse negócio de "escrito nas estrelas".

    Estou num momento de muitos "ses" em minha vida, parece até que tem jeito de mudar as coisas. Seu texto me serviu de alerta. "Se" não é certeza de nada, a gente ainda pode conjecturar, mas não tem porque conjecturar sobre o que já é fato. Enfim...

    Gostei muito do post.

    um beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ligéia
      Espero que você consiga passar desse momento de "ses" em sua vida e tudo possa se organizar, porque na verdade é a gente que faz as coisas acontecerem, como diz a música do Geraldo Vandré: "Quem sabe faz a hora, não espera acontecer..."
      Bjão querida. Fique com Deus!

      Excluir
  9. Oi Luciana, tudo bom?
    Ai, ai... esses "se" atormentam minha vida até hoje. Procuro ao máximo não pensar nisso, porque é uma dúvida que nunca saberemos a resposta. Viver no arrependimento leva você pro buraco sem duvidas. "Fiz dessa forma. Pronto e acabado!" É assim que tenho procurado pensar ultimamente. Se deu errado, eu tento consertar; se magoei, eu peço perdão.
    Também estou deixando de lado a crença no destino em favor da fé em Deus e de nossas próprias escolhas, afinal são elas que nos movem. Cada vez que tomamos uma decisão estamos criando algo para o futuro.
    Tenho que deixar de lado esse "se", senão já teria apagado o blog inteiro...

    Fica com Deus, amiga. Beijo e boa semana pela frente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Angelus
      Muito bom seu comentário, gostei mesmo! E ainda bem que você não apagou seu blog, pois você escreve muito bem, e é um grande amigo também!
      Bjão. Fique com Deus!

      Excluir
  10. É engraçado essa noção do "se" quando se pensa a longo prazo. O "E se..." nunca vai contemplar tudo o que queremos.

    A vida que se desenvolve é uma cadeia de escolhas que produzem acontecimentos, e se mudássemos algo, mudaríamos todas as consequências advindas desse ato modificado. Talvez ganhássemos em alguns pontos, evitássemos certos erros, certos problemas. Mas acredito que sempre perderíamos algo no meio do caminho. Afinal, um erro pode bem levar a um aprendizado, não é mesmo? E se "aquele erro" nunca tivesse existido, quem pode dizer, com certeza, que não o cometeríamos novamente mais tarde?

    Ops, acho que viajei um pouco.

    Beijos Lu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mallu
      Não você não viajou não, você filosofou bonito agora. Você não pode ficar de fora da blogosfera mesmo, você escreve muito bem, tanto no seu blog, como quando comenta. Adorei, e concordo contigo!
      Bjão. Fique com Deus!

      Excluir
  11. Olá amiga , já parei com os "ses" em minha vida, deixo o barco correr, nossa vida é curta por demais e tem tanto a se fazer.
    Penso que seu blog era para acontecer no momento certo, Deus é maravilhoso ele nos dá o caminho e o que fizermos nesta caminhada corre por nossa conta. O que devemos fazer é erguer a cabeça e seguir em frente sem medo de ser feliz e nem ficar remoendo os "ses".
    Uma maravilhosa semaninha.Beijinhos.
    Obrigada pelo carinho da visita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Verinha
      Acho que sua visão da vida é a melhor maneira de encará-la. Adorei seu comentário,como sempre amiga! Seguir em frente sempre!
      Bjão.Fique com Deus!

      Excluir
  12. Oi Lu querida!
    Eu adoro o 'se'.
    É ele que me move e arriscar, a tentar, se não fosse o 'se' eu não teria tentado ser feliz e não estaria aqui hoje, por certo estaria lá em Taubaté, triste e sozinha e também nem teria conhecido você mu anjo.
    Adoro o 'se'.
    Beijinhos no coração da amiga linda Luciana e tudo de bom sempre para todos vocês, família linda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Teresa
      Só você mesmo kkkkkk, todos até agora não gostam do "se" e você vem com um comentário totalmente fundamentado, dizendo que adora o "se", por isso eu adoro blogar, é uma interação muito legal entre quem escreve o texto e quem comenta.
      Bjão minha querida amiga. Fique com Deus!

      Excluir
    2. rsrsrsr...quantos mais 'ses' aparecerem mais tempo de vida teremos....pensei nisso....bjs

      Excluir
  13. Olá!Boa tarde!
    Amiga, Lu!
    ...você melhor do que eu sabe que há uma frase a respeito de interpretação bíblica que diz: “texto fora do contexto é pretexto.”, ou seja, o que tinha que acontecer, aconteceu...tudo que for falado ou feito após ,é pura "suposição", só ELE sabe! Carregar "ses" nos faz sentir cansados e sem vontade de iniciar novos projetos. Elas revelam o quanto estamos estagnados por limitações internas e externas. Mova-se para o futuro, confie nele!
    Boa semana!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Felis
      Concordo contigo meu amigo, se ficarmos presos nos "ses", ficamos cansados. Adoro cada dia mais seus comentários, são muito inteligentes e pertinentes.
      Bjão. amigo querido. Fique com Deus!

      Excluir
  14. Lu,
    NA minha vida só os "porquês" superam os "se's" Quem sabe um dia consiga deixá-los de lado, ou pelo menos não dar tanta atenção a eles não é mesmo? Creio tb que o está escrito, escrito está, não há remédio pra isso. Ótimo teu texto. Gr. Bj. amiga!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cris
      Obrigada pelo elogio, gostei da sua explanação, quando você conseguir dar menos atenção aos ses e porques, você me ensina por favor kkkkk.
      Bjão. Fique com Deus!

      Excluir
  15. Boa noite amada Luciana!

    Em primeiro lugar quero te parabenizar pela abertura dos teus temas, pela coragem em se aventurar por temas tão complexos quanto o "Se"..., ousando, se aventurando, experenciando. Isso é fantástico, minha amiga. Pelo número de comentários, percebe-se que você está no caminho certo, na sua tão feliz blogagem!

    Há muito tempo, Luciana, estou abandonando os "ses", do meu vocabulário e da minha vida. Tenho aprendido com a experiência que estamos no lugar certo, com as pessoas certas, em situações certas. A vida é feita de escolhas, e quando qualquer uma que fizermos, dê resultados negativos, ou inesperados, sempre tiramos deles aprendizados incríveis, mesmo que não o compreendamos de imediato. E é interessante, quando vacilo e digo um "Se...", a sensação que me toma é de impotência e culpa. Horrível isso. Por isso, eu os evito, por serem tão inúteis. hehehe..

    Grande abraço pra vc querida, feliz por ver você desabrochar feito uma bela flor!

    Bjos da LU...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu
      Obrigada por seu comentário sempre lindo e maravilhoso, que só poderia vir de uma pessoa maravilhosa que vc é. Te adoro.
      Bjão. Fique com Deus!

      Excluir
  16. Luzinha, eu penso que o 'se' vai estar sempre presente em nossas indagações. Mas, o que precisamos fazer é tentar não sofrer tanto!!!!! Claro que há muitas coisas que, SE pudéssemos voltar no tempo, tentaríamos diferente. Contudo, será que teríamos aprendido da mesma forma!? Acho que a resposta é 'não', né!?

    Enfim, eu agradeço, não por vc ter o transtorno, mas por vc ter de uma forma ou de outra, aparecido no Umas e outras! :D É o tal de "ver o lado bom das coisas", né!?

    Ahhh, depois dê uma passadinha lá no Umas e outras. Gostaria de, se possível, ver sua participação num desafio que apresentei. É só responder nos comentários mesmo... Rápido e fácil. bjks :)

    JoicySorciere => CLIQUE => Blog Umas e outras...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Joicy querida
      Obrigada por aparecer, queira que visse o quanto vc é importante para mim, nessa vida blogosférica kkkkkkk, concordo contigo em tudo que disse. Já estou passando no seu blog minha querida.
      Bjão. Fique com Deus!

      Excluir

Os comentários estão moderados, é melhor assim! Sua opinião é importante para mim!
Obrigada! Volte sempre!