minha mão e do Marcos |
Sinceramente não tenho uma resposta concreta
para a pergunta feita acima, pois cada casal tem a sua história, mas tenho algumas considerações a serem feitas, baseadas em minha experiência pessoal
e profissional.
Trabalho no Fórum, mais precisamente na área
Cível, então diariamente passam pelas minhas mãos muitos processos de Divórcio,
vejo casais que se divorciam com meses de casados. Não estou julgando esses
casais, até porque sei que casamento não é algo fácil. Mas o que motivam tantos
casais a se separarem com tão pouco tempo? Será incompatibilidade de gênio? Ou
falta de amor? Só eles sabem o real motivo.
Na contramão disso, o casamento à moda
antiga, entre homem e mulher, com direito a vestido de noiva, ainda é popular.
Por quê os jovens ainda arriscam, sendo que sempre tem algum conhecido, é
divorciado? E até os divorciados arriscam serem felizes, casando-se novamente?
Vejo nos olhos dos jovens casais recebendo a
benção do Pastor ou Padre, a inocência de quem não tem a mínima ideia do que
significa: “na saúde ou na doença, na riqueza ou na pobreza.... O que é bom, é
o ciclo da vida.
Estamos completando hoje 18 anos de
casados ou Bodas de Turquesas, e penso
que somos felizes, não somos um casal perfeito, já tivemos e temos muitos percalços nesses anos, principalmente por conta do transtorno bipolar que é como viver numa montanha russa, mas o amor superou tudo, os frutos dessa felicidade se chamam Daniel e Fernando.
Se eu pudesse dar alguns conselhos para
se ter de um casamento feliz, baseado, como eu disse na minha experiência, pois cada um tem a sua, eu diria que o casamento é como um jardim, que precisa
de muito empenho de ambas as partes para dar certo, dá trabalho, mas é
recompensador.
Acredito que existe a pessoa certa para cada
pessoa, tipo a tampa da sua panela. O Marcos é a pessoa certa para mim, mas o
casamento para dar certo precisa do básico, que é amor, respeito e confiança e
perdão.
Uma coisa importante, principalmente depois
que os anos vão passando e quando os filhos chegam, é não deixar cair na rotina ruim, porque a rotina não precisa ser algo ruim para começar. Sempre que podemos damos uma escapadinha,
sem os filhos, para o cinema, um restaurante ou uma viagem. Podemos simplesmente mandar um
sms romântico no meio do dia. Fazemos questão de viajarmos no nosso aniversário
de casamento, sem as crianças, esse ano vai ser bem especial, no feriado,
depois eu conto aqui no blog!
Vou deixar uma frase de autor desconhecido, eu até brinquei com essa frase no facebook, mas ela estava fora de contexto, porém lembre-se quando estiver discutindo com seu marido ou esposa: “Você quer ser
feliz ou ter razão?
Eu quero ser feliz!
Bom dia Luciana!
ResponderExcluirLindo isso, meus parabéns pelo aniversário de casamento!
O amor é o que responde a todas as perguntas, paixão significa dor e sofrimento, se se casa por paixão pode correr o risco de acabar, mas o amor, ah, esse é eterno, se acaba é por não ter havido o amor, mas a ilusão do amor!
Que esse amor de vocês dure para sempre,são meus votos!
Parabéns pelos 18 anos e que continuem sempre com amor e felicidades por muitos, muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuitos anos! beijos,chica
ResponderExcluirLindo texto escrito com alma e coração.
ResponderExcluirParabéns e muitas felicidades pelo vosso aniversário, que venham muitos e muitos anos assim. Todos na vida contornamos obstáculos e são esses percalços que nos tornam mais fortes, com alicerces indestrutível.
Recebe um abraço apertadinho e um grande beijinho
Lu querida! Em primeiro lugar, muito obrigada pelo carinho! E.... parabéns por estes maravilhosos 18 anos! Testemunho lindo! Que Deus continue abençoando a união de vocês! Abraço carinhoso! Uma semana iluminada!
ResponderExcluirElaine Averbuch Neves
http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com.br/
Parabéns ao casal pelas bodas de Turquesa (chique, hein, amiga?), que Deus os abençoe com toda sorte de bênçãos e que vocês continuem sendo exemplo de casal que supera das dificuldades por amor.
ResponderExcluirBjussss
Maravilhosooo esse post, um relacionamento saudavel e duradouro requer dedicação, paciência e cumplicidade, e não é fácil mesmo, por isso são tão raros hj em dia, as pessoas não tem paciencia com o parceiro, não tem o carinho de lidar com os defeitos e falhas alheias, esquecem que tambem nao sao perfeitas. Um abraço carinhoso
ResponderExcluirPaty Alves
Ágape Amor Verdadeiro
Patyiva
Vou Conseguir
Que lindo Lu!
ResponderExcluirNós dois aqui também queremos ser felizes sempre, por isso quando começamos a namorar combinamos o seguinte, ''nunca brigaremos, nunca discutiremos, nunca iremos gritar um com o outro'' e outras coisitas mais e olha nunca fizemos o que prometemos um para o outro, graças a Deus e ao nosso bom senso.
Desejo tudo de lindo a vocês dois que a Paz sempre reine e que o amor de vocês seja sempre cada vez maior e feliz.
Grande beijo Luciana querida, amo você viu?
Parabéns amiga Lu, tudo que falou é verdade.
ResponderExcluirQue Deus continue lhe dando esta sabedoria e que haja sempre esse amor que percebo quando você fala de sua família.
Realmente o amor é a base de tudo. Pois quando se ama sempre damos o nosso melhor pro outro. Beijos em seu coração!
Fernanda Oliveira
Lu, eu gosto muito desta frase. Como percebo pessoas se desgastando, perdendo amizades, apenas pelo orgulho de terem razão. E no final, não acabam felizes.
ResponderExcluirMeus muitos parabéns ao casal, as bodas de turquesa (muito style isso!) e o que eu penso destas pessoas que casam muito cedo (tenho um primo 3 anos mais velho do que eu, que casou seguindo todo o protocolo e durou 3 meses, a sério e você deve ver muito disto no fórum) é que elas acabam sendo influenciadas pela mídia, os filmes, as novelas, acredito que até os contos infantis alimentem este tipo de coisa de que casando tudo se tornará perfeito.
E então, quando se unem duas pessoas praticamente desconhecidas (digo desconhecidas por virem de ritmos e criações diferentes) que precisam dividir o mesmo teto, começam inevitavelmente os conflitos e nem todos tem paciência de "aturar" o outro.
Não era amor, creio eu, paixão ou talvez a ilusão do casamento mesmo, de que tudo será perfeito.
Nada é.
A felicidade é sempre efémera...mas para ser feliz temos que deixar, por vezes, de pensar só em nós.
ResponderExcluirà pergunta só me ocorre uma resposta: a amizade.
Beijinho
Passando para te desejar uma semana incrível!
ResponderExcluirBjoks
Olá Lu querida!!
ResponderExcluirEm primeiro lugar parabéns pelos 18 anos de casamento.
E depois quero te dar os parabéns pelo texto, colocaste tão bem as suas vivências e seus conselhos que realmente nos faz crer que vale a pena sim seguir, mesmo com as dificuldades. Com certeza, se alguém disser que o casamento é uma mar de rosas o tempo todo estará mentindo ou tentando enganar a si próprio. Mas quando há amor e respeito sempre vale encarar o que vier pela frente.
Ahh faça sim um texto bem lindo sobre a sua viagem romântica e nos conte aqui. Vamos te aguardar! rsrs E aproveiteeee bem!
Beijos e uma linda semana!
Lis
Adoro essa frase que colocou no final amiga, e venho p desejar um super feliz aniversário de casamento, e que vcs sejam sempre muito felizes se redescobrindo e se reinventando a cada dia, descobrindo assim a arte de se reapaixonarem a cada ano juntos! bjoosss
ResponderExcluirNão existe uma receita para o casamento dar certo, mas existem alguns elementos que podem contribuir para isso: respeito, amor, e confiança, isso já ajuda bastante.
ResponderExcluirBjux
Que essa data em que celebram a união de amor seja vivificada por longo tempo. O respeito, o diálogo, a confiança, o saber ouvir e ceder, e claro, muita dose de amor são ingredientes fundamentais em todo relacionamento!
ResponderExcluirFelicidades ao casal.
Bjs. Célia.
ResponderExcluirOlá Luciana,
Não sabia que 18 anos de casados representavam 'Bodas de Turquesa'.
Parabéns a você dois e que continuem felizes, cuidando do
seu jardim do amor com muito zelo e carinho.
Um casamento duradouro estará sempre embasado no amor, na confiança, no respeito e na cumplicidade. Quando o casamento possui estes ingredientes o casal supera os desajustes e desgastes naturais de um relacionamento a dois.
Felicidades sempre para o casal.
Beijo.
Olá!
ResponderExcluirBoa tarde
Amiga Lu
Parabéns pelos 18 anos de casamento.Vamos aguardar a viagem sem os filhos
como vc disse , no seu belo texto:muitas mudanças no conceito de casamento, na manutenção e na fugacidade de alguns, muito subjetivismo...depende muitos das pessoas envolvidas, mas eu penso que o namoro que antecede o casamento é o lastro para as adversidades e rotina da vida. Mas o principal é que este namoro dure pra sempre.
Namorar significa pontuar o que a relação tem de melhor e o que deve ser melhorado... Só falando o que mais e menos gostamos, damos a oportunidade de que nos agradem ou desagradem por opção, e não por falta de conhecimento.Não precisa se ter ao lado alguém perfeito, e sim alguém com quem a sua sintonia não caia ao longo do tempo.
Quem tiver a capacidade de namorar eternamente terá um lindo casamento para sempre.É natural que não preciso citar ingredientes básicos , vc citou, amor, respeito , confiança e perdão.
ah..obrigado pelo seu carinho nas palavras em meu blog.
Boa semana
Beijos
Heeeeeeeeeeee....parabéns atrasado!!!
ResponderExcluirQue a graça do Deus Pai esteja sobre vocês hoje e sempre, amém!!!
Bjks e boa semana.
Sonia
Parabens pelo seu aniversario de casamento!! Casamento nao e mole nao, requer trabalho dos dois lados mas e possivel ser feliz, como na sua pergunta no final do texto, a gente pode escolher ter razao ou ser feliz...rsrs.
ResponderExcluirBeijinhos
Ah, eu já postei sobre ser feliz ou ter razão no meu blog. E este texto é perfeito mesmo!!
ResponderExcluirNo meu primeiro casamento, confesso que quis sempre ter razão. Deu no que deu. Hj, neste atual, quero mesmo é ser feliz!!! rs
Para um casamento durar é preciso um mix de amor, respeito, cumplicidade, tolerância, paciência, e muuuuuito jogo de cintura!
Super parabéns pelos 18 anos, viu!
Bjns
:)
Diante de sua felicidade de possuir um bom casamento e uma linda família resta-nos desejar que cada vez mais essa união se solidifique em amor e cumplicidade de uma ótima parceria.Deus os abençoe com saúde e harmonia.
ResponderExcluirUm abraço
Oi Luciana,
ResponderExcluirParabéns pelo niver de casamento.
Eu acho que respeito é um grande ingrediente.
Conheço essa frase, e gosto muito.
bjs,ótima semana!
Olá Luciana, amiga querida.
ResponderExcluirFico muito feliz por você e sua família, parabéns pelos dezoito anos.
Assino em baixo, é isso mesmo que escreveste. Tudo fica mais fácil quando temos alguém para caminhar ao nosso lado. Duas vidas e um só caminho.
Que Deus os abençoe sempre.
Uma linda semana. Beijinhos.
Oi, Luciana, como vai? Vi seu recado do blog do Chris e não poderia deixar de vir de dar os parabéns por essa relação que me parece ser de muito amor, cumplicidade, carinho e compreensão.
ResponderExcluirVocês tem toda a razão de continuarem se curtindo, acho que um dos grandes dilemas do casal é perderem essa capacidade de se divertirem e namorarem a dois.
Ser feliz é o que importa...para que perder tempo com disputa de razão?
Um abraço, sejam muito, muito felizes!!!
Oi Luciana:
ResponderExcluirVim retribuir sua gentil visita no meu blog.
Gostei muito do seu texto, creio que qualquer relação, pra funcionar e dar certo, é fundamental o amor.
Hoje em dia as pessoas trocam de parceiro, como quem troca de roupa e a relação se torna descartável.
Por isso, parabéns pelos 18 anos de convivência.
Já aproveitei e me tornei sua seguidora.
Boa semana.
Bjs.:
Sil
http://www.meusdevaneiosescritos.blogspot.com.br/
Bom dia!!!
ResponderExcluirQue Deus abençoe cada minuto da vida
de vcs, sejam felizes sempre
Abraços com carinho
Bjuss
Rita!!!
Oi! Agradeço a estima de todo coração!
ResponderExcluirParabéns pelos 18 anos de casada! Imagino que tens boas histórias pra contar. Realmente o mundo hoje está formado por pessoas egoistas. Que querem "ter" e não "ser". Termos como na "saúde e na doença, na riqueza e na pobreza" já não são tão bem entendidos no seu real sentido. As pessoas não amam, não concertam, simplesmente desistem e passam pra outra... Lamentável, né?! Mas ver casamentos como o seu me enche de esperança! Tomara que seus filhos aprendam esses valores incríveis e os levem adiante!
Abraços!
Além de totalmente adequadas, tuas ponderações são repletas de emoção verdadeira que transparece em cada linha escrita, Luzinha.
ResponderExcluirÉ muito gratificante ler-se uma declaração destas e saber que há no mundo pessoas iluminadas como vc.
Sem dúvida, o casamento de vcs estava escrito nas estrelas e tem brilho eterno.
Bjos e linda semana.
Calu
Lu, esse texto mudou minha vida desde que o li. Quando tenho uma discussao com meu marido, antes de dormir com raiva dele, penso "vc quer ter razao ou quer ser feliz?" e aih toda a discussao boba muda de perspectiva. Parabens, palavras maravilhosas. Beijos (vou divulgar hj no facebook, tah? um txt lindo assim precisa ser lido por muita gente)
ResponderExcluirLuciana.
ResponderExcluirAmei o teu texto, por vários motivos!
Este mês, Thiago e eu fazemos 3 meses de casados.
Vou te contar... Muitas coisas não saíram mesmo como planejamos. Infelizmente, aconteceram imprevistos que iam muito além do nosso planejamentos e nos trouxeram muitos transtornos no que diz respeito até mesmo a nossa casa.
Nos primeiros dias depois da lua-de-mel ainda estávamos naquele clima de tudo lindo, então superávamos os dias rindo. Mas o passar das semanas trouxe muito desconforto e até desentendimento, por que as nossas famílias começaram a entrar no meio.
Só que, no meio da nossa primeira discussão, me veio a mente justamente aquilo que o pastor falou no dia do nosso casamento, e os nossos votos.
Pensando neles, nós conversamos juntos. Relembramos. Oramos. E sabe... Resolve.
Realmente, não existe a receita precisa para o casamento feliz. Em poucos meses tenho visto isso. É um pouco de cada, é doação constante de cada lado. É renúncia dos dois lados também. É jogo de cintura. É decidir manter o romantismo. É lutar para que a chama permaneça acessa mesmo.
A um mês recomeçamos essa rotina de sms's no meio da tarde, cartas, bilhetes... E percebemos que apesar de o problema ainda não ter sido resolvido, estamos bem. Seguros. Amando um ao outro e cuidando um ao outro, e isso não dá nenhuma vasão a pensamento de desistência.
Amei seu texto Luciana,
e parabéns pelos 18 anos! Com fé em Deus e muito amor, eu chego lá! rs
Um beijo!
http://meninamsicaeflor.blogspot.com.br/
Obrigado amiga Luciana
ResponderExcluirPela sua visita
Amigo sincero, não engana
Do outro lado do Oceano acredita
Sou português,de coração alentejano
Porque sou sincero de verdade
Para mim tem mais valor
Não haverá felicidade
Onde não houver amor
Tanta ganância no mundo há
Continuam a explorar o trabalhador
Quem não sabe onde a sinceridade está!
Boa noite e um beijo
para você, amiga Luciana.
Eduardo.
Eu escolho ser feliz! Parabéns para os dois!
ResponderExcluirGostei muito do post...!
Bjs
Maria
OLá minha amiga
ResponderExcluirSei do que falas
pois que vivi dessa experiência
e uma coisa é saber como levar,
como dividir os sonhos
no acordo feliz de viver os
dias a contento.
Hoje viúva e bem quisera
que o tempo não houvesse tirado
de mim tão cedo, o homem maravilhoso
com que feliz me fazia, ainda que
aos tropeços do tempo...
Parabéns!
A vida é assim feita de escolhas
e que saibamos ser felizes.
Beijinhos
Livinha
Oi Lu!!!
ResponderExcluirObrigada pelas palavras carinhosas.
Bjks
Sonia
Parabéns pelos 18 anos de união. Meu pai dizia que os casamentos terminavam por falta de tolerância e diálogo. Enquanto há desentendimentos , estão buscando a harmonia. É a apatia que mostra o fim. Grande beijo!
ResponderExcluirParabens minha amiga! Dezoito anos não é pra todo mundo hein! Parabens!
ResponderExcluirPARABÉNS!
ResponderExcluirQUE DURE PARA SEMPRE!
ESTOU ME RECUPERANDO DE UM BRAÇO QUEBRADO E SINTO DIFICULDADES EM DIGITAR COM UMA SÓ MÃO!
BJUSSSSSSSSS
Parabéns Lucianinha e Marcos!
ResponderExcluirPercebi que vocês são unidos e um casal muito tri! :)
E a convivência é complicada, o dia-a-dia é complicado e não existe fórmula, apenas sentimentos e isso deve contar mais que tudo.
Abração para vocês!
Que história mais linda :)
ResponderExcluirSó Deus para escrever algo assim...
Fico mto feliz por vc e na torcida pra ter uma história dessa para te contar algum dia :D
bjs, valew pela força q vc sempre me dá ;)
http://bipo-analisando.blogspot.com.br/
Casamento é algo de muita responsabilidade.Não adianta estar amando somente;precisa ter maturidade.Para um casamento dar certo,claro que em primeiro lugar há de ter amor,mas também é preciso ter maturidade para poder enfrentar as intempéries do dia a dia.Estar ciente de que não é uma brincadeira,um castelo de areia que a qualquer momento podemos meter o pé e acabar com tudo.Saber lidar com as diferenças não é fácil,porque parece que depois do casamento,elas ficam mais evidentes.rs
ResponderExcluirTem que se ter entusiasmo em querer estar junto do outro.
Parabéns por esta data tão especial,e que venham mais 18 anos de uma feliz união!
Beijão,Lu!Dani.