terça-feira, 2 de outubro de 2012

A história de duas amigas






Clara e Ângela cresceram praticamente juntas, eram vizinhas, estudaram na mesma Escola desde o jardim da infância, ambas eram bem pobres. Enquanto Clara era sonhadora, Ângela foi se tornando cada vez mais ambiciosa.
Já na adolescência Clara engravidou e casou bem jovem com Alberto, então não concluiu os estudos. Ângela terminou o ensino médio, conseguiu bolsa para fazer a tão sonhada faculdade.
A partir desse momento elas se separaram.Clara ainda teve mais quatro filhos, se tornou diarista, e Alberto seguiu os passos do pai, pedreiro, era uma família grande, com pouco dinheiro e muita dificuldade, muito longe do que Clara tinha imaginado, mas ela era feliz, era grata pela família que tinha conquistado.
Ângela concluiu o curso de Direito, lá conheceu Rafael, casaram-se e tiveram Felipe após alguns anos de casados. Aparentemente tinha tudo, um bom emprego numa grande firma de advocacia, seu marido era bom, faziam viagens ao exterior nas férias, mas Ângela não era feliz, mesmo tendo conquistado tudo o que sonhara quando jovem, ela vivia reclamando, reclamava do emprego, da funcionária que trabalhava em sua casa e do seu marido.
Nada estava bom para Ângela. Um dia ela se cansou do emprego, de ter patrão, então pediu as contas, decidiu advogar por conta própria, mas viu que não era tão fácil como ela imaginava. Rafael, seu marido já estava cansado de suas lamúrias, então, a deixou. Ângela ficou inconsolável, ficou sem emprego, sem marido, só com o filho, que preferia passar mais tempo com o pai do que com ela, porque ninguém suporta conviver com alguém que só reclama.
Clara continuava sua vida simples, porém feliz ao lado de seu marido e de seus filhos.
 

55 comentários:

  1. Existe uma lenda que diz: "Dinheiro não trás felicidade!" Talvez haja alguma razão de ser nessa lenda néh?!?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pandora
      Você pegou bem o que eu queria dizer com o conto. Obrigada por mais uma vez aparecer por aqui.
      Bjão. Fique com Deus!

      Excluir
  2. Oi Lú, minha amiga, tudo bem?
    A idéia do seu texto foi criativa, mostrar a saga de duas quase irmãs, mas que tinham ambições diferentes e que por encarar a vida assim, acabaram por ter futuros opostos.
    Mas você correu muito no final! Acho que o texto merece uma atenção maior de sua parte e um detalhamento mais tranquilo no final!
    Mas a idéia foi boa, muito boa.

    Parabens Lú!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi André
      Obrigada pelo elogio e pela crítica construtiva, eu aceito e gosto de crítica construtiva, principalmente vindo de alguém como você que eu respeito muito como blogueiro!
      Bjão. Fique com Deus!

      Excluir
  3. Maravilha e importa a felicidade e não o TER,TER e TER...beijos,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Chica
      Obrigada minha querida, estava ansiosa para ver seu comentário, porque você e a Cissa são experts em contos, fico feliz que tenha aprovado, e realmente a felicidade não está em ter, foi isso que eu quis passar para os leitores.
      Bjão Fique com Deus!

      Excluir
  4. Luciana querida você está escrevendo cada vez melhor.
    Fico muito feliz, são crônicas, contos, tudo que queremos logo chegar ao final para ver como termina e claro e depois ler novamente para que o texto fique incrustado, tatuado em nosso coração e memória.
    Eu amo o seu jeito de escrever.
    Parabéns querida...beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Teresa
      Obrigada minha querida, como eu disse no outro post, é isso que me impulsiona a continuar escrevendo, você é uma escritora maravilhosa, educadora, me elogiando, me sinto muito honrada.
      Bjão minha amiga. Fique com Deus!

      Excluir
    2. Você quem me estimula sabia?
      Você que não sabe, sou medrosa, se não fosse o medo já tinha levado meu livro a uma editora, mas chegarei lá, se Deus quiser...beijos amiga linda.

      Excluir
    3. Eu escritora?
      Apenas gosto de brincar com as letras e deixar meu coração exprimir o que minha alma grita...bjs

      Excluir
  5. Oii Luciana, legal a história, impressionante como a vida das pessoas tomam rumos distintos, as vezes achamos que a que supostamente não é bem sucedida é infeliz, e é justamente o contrário! Adorei! Vai continuar? rsr bjooooosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kellen
      Você é também uma amiga muito simpática que sempre levanta o meu astral kkkkk, me elogiando desse jeito, sinceramente, acho que já escrevi melhor, mas que bom que você gostou!
      Bjão amiga. Fique com Deus!

      Excluir
  6. Amiga Luciana!

    Tudo bem?

    Gostei muito da história. Às vezes a ambição cega as pessoas, que depois de um tempo perdem tudo...

    Um beijo, amiga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cris
      Obrigada pelo elogio. Você pegou bem o que eu quis dizer com a história.
      Bjos. Fique com Deus!

      Excluir
    2. Luciana Sousa quero fazer parceria com vc

      Excluir
  7. Olá, Luciana.
    Bonita crônica, bem verdadeira.
    Todos os dias vemos na tv e na internet notícias de pessoas famosas que passam por dificuldades por não saberem lidar com a falta de privacidade e fama.
    A lição que se tira daí é que dinheiro é necessário, mas não é importante, já que ele sozinho pouco ou nada significa.
    Abraço, Luciana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jacques
      Obrigada pelo elogio, é muito importante ser elogiada por ti meu amigo gaúcho, com certeza é essa mesmo a lição que eu quis passar para os leitores.
      Bjão. Fique com Deus!

      Excluir
  8. Oi, Lu! Gostei do conto, mas, quanto à história, a Ângela, mesmo temporariamente sem emprego tem condições de se sustentar, tem profissão, um filho apenas. Ela pode separar-se do marido. A Clara, que tem uma penca de filhos, dificilmente conseguiria isso, como tantas mulheres que acabam mergulhadas na ilusão de um casamento, ao velho estilo príncipe encantado. Dinheiro é necessário, traz tranquilidade material, não traz felicidade, e sim estabilidade financeira. Agora, a falta dele traz muita infelicidade,sim. A não ser para saudosa Amélia que achava bonito não ter o que comer. Por uma herança católica, nosso país sempre enalteceu a pobreza, diferentemente do Estados Unidos, por exemplo, em que a maioria é protestante. Veja, o dinheiro é para nos servir, o que está acontecendo no mundo é as pessoas servirem ao dinheiro, ao deus Capital. O problema é a ganância, quando o dinheiro é usado para preencher o vazio da alma. Só que esse vazio só é preenchido com os valores espirituais, amor, alegria, paz. Prosperidade deve ser material e espiritual. Caramba, escrevi muito hoje, hein? Um super beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fatima
      Seu comentário foi muito interessante, você captou minha mensagem, e ao mesmo tempo que expôs sua opinião com relação ao que você pensa do casamento, que é o contrário do que eu penso, eu realmente acredito no velho estilo de príncipe encantado kkkkkkk, mas você e eu concordamos que dinheiro não é tudo nessa vida, e você não escreveu muito, eu adoro quando as pessoas escrevem comentariozões kkkkkk.
      Bjão. Fique com Deus!

      Excluir
    2. Adorei seu texto Fatima . Achei o texto muito pobre e com ideias distorcidas de felicidade , dinheiro e ambição . Quer dizer que não podemos ter ambição em melhorar de vida?que só que é pobre é feliz ? Pensamento muito pequeno e limitado ao meu ver .

      Excluir
  9. Oi Lu,

    Tudo bem? Uma grande lição de vida! Penso que as nossas escolhas não tão felizes quanto desejamos. Todavia, aprendemos com os erros ou acertos e as vezes o excesso ou a exuberância não significam nada frente a tranquilidade da simplicidade. A questão é que se deseja paz, mas não se vive por ela.

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu minha irmã de fé
      Obrigada pelo elogio. Seu comentário, maravilhoso, como você é maravilhosa! E entendi quando você diz que desejamos paz, mas não podemos viver por ela, quer dizer que sem dinheiro não podemos viver, é meio complicado a nossa vida né?! É mais fácil escrever do que viver.
      Bjão amiga querida. Fique com Deus!

      Excluir
  10. Oi Luciana,

    Gostei do conto, uma história como a de muita gente!

    Sim, sou irmã da irmã da Paty Galis e filha da Rita do Blog (Cantinho da Rita)e cunhada do Waldir do blog Vidas sem Reservas

    Bjos

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa
      Obrigada pelo elogio, que bom que gostou do conto. Então tá tudo em família kkkk, que família de blogueiros, e o ditado tem razão, família que fica unida, sempre vence, porque os blogs de todos vocês são um sucesso! Parabéns a sua família!
      Bjão. Fique com Deus!

      Excluir
  11. Nossa Lu adorei..
    Eu acredito que dinheiro é preciso.. mas não é tudo e nem deve ser colocado acima de qualquer coisa como muitos andam fazendo..
    Ele não traz felicidade... ele é apenas um complemento..
    Claro que passar fome não deixa ninguém feliz.. não ter o que vestir.. claro que precisamos e muito das oncinhas... mas temos que saber sempre que respeito e amor devem estar em primeiro lugar..
    Adorei o conto... e com certeza uma família unida e que se respeita é o que traz a verdadeira felicidade..
    Beijokas viu?
    Sheila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sheila
      Que bom que gostou do conto. O que eu quis passar para os leitores foi justamente o que você captou, que a família está acima do dinheiro. Muito obrigada pelo comentário carinhoso.
      Bjão. Fique com Deus!

      Excluir
  12. Olá!Bom dia!
    Lu, minha amiga!
    Ah...eu gostei do conto sim!Passou a mensagem para mim!E isso importa muito: a interação, leitor e autor!
    ... ao longo da nossa vida, vários são os caminhos que se cruzam connosco, várias são as decisões que temos de tomar, que nos proporcionam uma vida mais feliz, e outras que nos trazem , digamos,uma certa tristeza.
    Dito isto.
    Uma coisa é certa: Não há garantias de nada… , porém, se não aceitarmos percorrer um determinado caminho, nunca saberemos onde nos poderá levar. Pensamos de maneiras diferentes e nem sempre agir da forma que consideramos correta provoca o resultado pretendido... há diversas variáveis impossíveis de controlar.
    Contudo há outras que dependem, exclusivamente de nós, e temos que estar consciente disso!Isto q importa!
    Obrigado pelo carinho da visita!
    Boa quinta feira!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Felis
      Que bom que você gostou! Sua opinião é muito importante, pois você é um blogueiro veterano. Seu comentário é maravilhoso, você é uma pessoa muito inteligente, eu não percebi isso no começo, mas ao longo da nossa amizade virtual eu pude perceber o quanto você, além de ser sensível e amigo é realmente muito inteligente, seus comentários sempre acrescentam aos meus posts, muito obrigado mesmo amigão.
      Bjão. Fique com Deus!

      Excluir
  13. Infelizmente, Lu, só damos conta quando perdemos.
    Admiro pessoas humildes e que ouvem as outras, eu no entanto tive que aprender perdendo mesmo.
    É melhor estar satisfeito com o que tem do que ambicionar o que não tem perdendo o que tem...
    Bjoks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jaque
      Obrigada pelo comentário minha querida, vc também entendeu o que eu quis passar com meu conto, que é dar valor a família, que para mim é a coisa mais importante, mais importante que a carreira, o dinheiro, que tudo mesmo. Adorei seu comentário!
      Bjão. Fique com Deus!

      Excluir
  14. Ei Luciana, para Ângela se aplica aquela frase "Algumas pessoas são tão pobres que não tem nada além de dinheiro". Ou talvez tenham acabados os objetivos na vida de Ângela, enquanto que na vida de Clara, a luta era diária.
    Não acho o camino de Clara correto em vista ao que temos hoje no mundo, apesar de ela ter encontrado a felicidade aí. Não culpo Ângela pelos seus objetivos, mas acho que ela se perdeu no caminho de sua ambição.
    Mas cada um faz o que é bom para si, ou pelo menos deveria fazer.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mateus
      Gostei da sua frase, vai para o meu face kkkkkk. Adorei seu comentário! Eu já te disse e repito, você é realmente um rapaz muito inteligente!
      Bjão. Fique com Deus!

      Excluir
  15. Oi Luciana!Conto muito bem escrito e nos mostra que nem sempre o que parece o melhor caminho,que vai ter mais sucesso,é o que de fato acontece!Gostei muito da história!bjs e meu carinho,

    ResponderExcluir
  16. Oi Anne
    Obrigada pelo elogio, e pelo comentário, te agradeço muito pelo carinho!
    Bjão. Fique com Deus!

    ResponderExcluir
  17. Lu, como estais? Olha, um fato que é corriqueiro em muitas vidas e famílias, o dinheiro, bom emprego, bens materiais não garante uma estabilidade emocional, nem sempre as pessoas estão satisfeitas com as suas vidas, sejam na pobreza ou na fartura. Não que o dinheiro não traga felicidade, mas a falta dele traz um monte de problemas, que por sua vez pode descambar numa infelicidade. Amei a ideia, mas senti que o final careceu de uma conclusão mais detalhada, o texto terminou abruptamente, nos deixando um gostinho de "quero mais!", mas amei o texto em si, nos levou a uma reflexão existencial.


    Um abração pra ti e fica na paz de Cristo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cheng meu irmão de fé
      O que eu quis passar foi justamente que o apego ao dinheiro não pode ser maior que o amor a familia, mas concordo contigo que no final eu "corri" kkkkkk, o André falou a mesma coisa, na próxima prometo melhorar! E obrigada pelo comentário, sempre enriquecedor!
      Bjos. Fique com Deus!

      Excluir
  18. Luciana,
    Essa história que você contou é a da vida de todos nós...
    E que maneira bonita você usou para ilustrar que aquilo que valorizamos e desejamos nem sempre é o que precisamos para que a felicidade exista.
    Na verdade, tudo o que realmente nos faz feliz está dentro de nós, plantado como uma semente.
    Tanto é verdade que Ângela, apesar de todas as conquistas, não conseguiu ser feliz.
    Adorei esse conto! Despertou boas reflexões!
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isa
      Obrigada pela presença, e obrigada pelo comentário carinhoso, foi justamente isso que você captou, que eu quis passar para os meus leitores.
      Bjos. Fique com Deus!

      Excluir
    2. Um texto simples mas de uma profundidade intrínseca, amei...amei
      Nem preciso falar muito, tão real.
      Os seres humanos me surpreendem ainda =/
      Beijinhos Lu.
      Vivi
      Razão e Resenhas

      Excluir
    3. Oi Vivi
      Obrigada pelo comentário carinhoso. Os seres humanos também me surpreendem kkkkkk.
      Bjão. Fique com Deus.

      Excluir
  19. Amiga Luciana! Obrigada pelo carinho e pelos comentários sempre tão gentis! Excelente postagem! Exemplos de vida!
    Desculpe pela demora em aparecer!.... Vem comer bolo comigo.... Num dos tópicos do dia 05....
    Tem post novo!
    Um abençoado e feliz final de semana!
    Abraço carinhoso!
    Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oi Elaine
    Obrigada pelo comentário carinhoso. Pode deixar que eu sempre apareço no seu blog, ele é muito legal!
    Bjão. Fique com Deus!

    ResponderExcluir
  21. Lu, eu acredito no equilíbrio. Contanto, eu consegui compreender o foco do seu texto, de que quer dizer que o dinheiro não é tudo.
    Sem demagogias, acredito que família (não podia ser diferente, tenho duas! ahah) e saúde sejam grandes pilares que nos sustentam. Sem isto, você não consegue ser bem sucedido. Mesmo que tenha "berço", se não tiver uma boa estrutura familiar (e ao referir-me de estrutura familiar, não digo de família típica, pois você sabe, sou de um padrão familiar atípico, mas o apoio, harmonia, entre outros) e saúde, não há nada que possa trazer estrutura emocional. Afinal, de que adianta ter os melhores médicos se por vezes, os mesmos não resolvem as dores?
    Gostei do conto.

    ResponderExcluir
  22. Oi Chris
    Obrigada pelo comentário, mesmo que esse conto não tenha sido um dos meus melhores textos, eu sei disso, aliás, eu já disse isso na resposta a você no último post. Como sempre seu comentário é super relevante ao meu post e ao meu blog. Valeu parceiro!
    Bjão. Fique com Deus!

    ResponderExcluir
  23. Olá amiga: muito legal o conto! Ele retrata a vida de muita gente e vem de encontro ao que penso: dinheiro não trás felicidade!
    Falo por experiência própria: pois houve um tempo em que eu tinha mais dinheiro, mas estava extremamente infeliz...
    Parabéns pela reflexão!
    Beijos, que Deus a abençoe.
    Com carinho...Adelisa.

    ResponderExcluir
  24. Oi Adelisa
    Obrigada pelo elogio. Você entendeu o que eu quis dizer com a história, é realmente isso, o dinheiro não é tudo, a família é o mais importante, sempre.
    Bjos. Fique com Deus!

    ResponderExcluir
  25. A história de duas Amigas
    https://www.youtube.com/watch?v=hnS108V6CRQ

    ResponderExcluir
  26. A história de duas Amigas
    https://www.youtube.com/watch?v=hnS108V6CRQ

    ResponderExcluir
  27. A história de duas Amigas
    https://www.youtube.com/watch?v=hnS108V6CRQ

    ResponderExcluir
  28. A história de duas Amigas
    https://www.youtube.com/watch?v=hnS108V6CRQ

    ResponderExcluir
  29. A história de duas Amigas
    https://www.youtube.com/watch?v=hnS108V6CRQ

    ResponderExcluir
  30. A história de duas Amigas
    https://www.youtube.com/watch?v=hnS108V6CRQ

    ResponderExcluir
  31. A história de duas Amigas
    https://www.youtube.com/watch?v=hnS108V6CRQ

    ResponderExcluir
  32. A história de duas Amigas
    https://www.youtube.com/watch?v=hnS108V6CRQ

    ResponderExcluir
  33. A história de duas Amigas
    https://www.youtube.com/watch?v=hnS108V6CRQ

    ResponderExcluir

Os comentários estão moderados, é melhor assim! Sua opinião é importante para mim!
Obrigada! Volte sempre!