quinta-feira, 12 de abril de 2012

Contudo ela se move

  Essa frase famosa foi do físico Galileu Galilei, ele quase morreu, mas conseguiu provar que a Terra se move em torno do Sol, porque até então se pensava o contrário.
  A nossa vida é assim também, não pára de se mover, ainda bem! Senão seria uma monotonia total. Já pensou se fosse totalmente ruim? Ou se só tivesse coisas boas? Nós não aprenderíamos nada, porque só aprendemos com as coisas ruins, ou será que sou só eu que sou assim?  Tenho dois filhos maravilhosos que são pequenos, e gostaria muito de poupá-los das desventuras da vida, mas sei que é impossível isso, nem uma super mãe conseguiria o inevitável amadurecimento, que só vem através de desapontamentos, decepcções, inveja, doença, e tudo o que a vida tem prá nos oferecer nessa longa estrada, assim como coisas muito boas, como amizades, amor, fraternidade, companheirismo.
  Como dizem os surfistas, uma hora você está na crista da onda, lá por cima, outra hora você toma um caldo, fica lá em baixo. Eu refleti nisso neste feriado de Páscoa, porque nessa mesma época o ano passado eu estava enfrentando a pior crise da minha vida, estava numa depressão profunda (eu já defini depressão em outro post), afastada do trabalho, com dó de mim mesma, nessas horas os "amigos" se afastam, e como desgraça pouca é besteira, o dinheiro ia pro ralo, estávamos no vermelho, eu tinha Jesus, meu maridão, que nunca me abandonaram, e meus filhos, que por serem pequenos não tinham prá onde ir mesmo, eu tinha tomado um caldo da vida.
  Mas agora neste ano, eu estava em Campos do Jordão, um lugar especial dentre os muitos lugares que eu conheço do Brasil, por ter sido onde eu passei minha lua de mel, passeando, minha história já é outra, estou trabalhando, não tenho pena de mim, meu marido passou por uma promoção no trabalho há pouco tempo, meu filho de onze anos é um brilhante músico, estamos felizes, estou na crista da onda.
  E não pense que ela (bipolaridade) não está sempre me atentando. Deixe eu exemplificar: Quando uma pessoa normal passa por uma tristeza, por algum motivo, logo a tristeza passa, no meu caso; eu passei por uma tristeza uns dias antes do feriado, essa tristeza já vira depressão, é um fato, não é que eu queira ser vítima, é patológico. Eu conversei com algumas amigas da blogosfera, que foram hiper legais, como sempre, com minha irmã mais velha, com minhã mãe e é claro com minha terapeuta.  O que eu mais faço é lutar. Eu luto por mim, mas principalmente pela minha família, pelos meus filhos, eles precisam de uma mãe sã, eles não podem passar por tudo de novo. 
Mas a vida gira, graças a Deus, eu lutei e consegui dar a volta por cima, passei um feriado maravilhoso, com as pessoas que eu amo.
"Eppur si muove" "contudo ela se move", já dizia Galileu.
Beijão a todos. Espero que a cada mudança aprendamos algo!


43 comentários:

  1. Oi,Lu,amada amiga virtual, que tanto quero bem!!!Acredite!!!
    Sei o que é isso!! Frequento uma igreja e que num certo dia apareceu um amigo de uma amiga minha. Era,é médico e apresentava esse mesmo quadro que vc passou ,passa,..Deve ser terrível mesmo!!
    Mas, Deus não nos dá nada que não podemos suportar,viu??tiramos, sim, aprendizados dessas situações que passamos!!
    E crescemos!!!Mas,está superando!!se cuidando!
    Saiba, Deus é o Deus dos impossíveis!!!Ele é poderoso pra fazer muito mais do que pedimos e precisamos!Eu creio!!
    Procure relaxar, tome seus remédios, ame-se e ore ao Pai!!Ele te ama e eu tbm!!!
    beijos no seu coração!!
    Soninha!!!Qqr cisa estou aqui!!bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Soninha
      Você sempre tem palavras de incentivo que nos eleva no seu blog, mas dessa vez você se superou com esse comentário! Muito obrigada pelas suas palavras, eu realmente acredito em tudo que disse, e assino em baixo.
      Bjão no coração.

      Excluir
  2. Ah minha amiga, como eu te entendo, esses meandros da mente que a gente tenta driblar todos os dias, e a cada dia precisamos agir com calma, como se tudo tivesse bem, mas no fundo sempre é por alguém, sempre pelos filhos, pelo marido, pra não ser aquela "doida doente", enfim...( na concepção de alguns as doenças da mente são frescura) =/
    Ainda bem que tudo se move, ainda bem que as horas passam, ainda bem que existem amigos que nos entendem, ainda bem que o sorriso de nossos filhos movem montanhas em nossos corações, e Deus nos dá a mão, senão seríamos mais um na estatística ...

    Beijos, seu texto alivia minha alma, obrigada.

    Vivi ,lá do Razão e Resenhas \o

    http://vivianeblood.blogspot.com.br/2012/04/resenha-draco-saga.html#comment-form

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vivi
      Você tocou num ponto, que eu fiz esse post tão rápido passou batido, "o sorriso de nossos filhos", isso não tem dinheiro que pague, e realmente movem montanhas. Que bom que estou de alguma forma ajudando alguém tão querida como você, com um texto simples, mas como sempre que sai do meu coração.
      Bjão no coração.

      Excluir
  3. Boa noite, Luciana.
    Acho que por mais rasteiras que levemos na vida, as coisas darão certo se tivermos onde nos apoiarmos e alguém para segurar nossa mão em tempos difíceis.
    E o bom das fases difíceis, é que elas passam, pois tudo é cíclico.
    Felicidades e um abraço, Luciana.

    ResponderExcluir
  4. Oi Jacques
    Você tem toda razão, eu sempre me apoiei na minha fé, e na minha família, e como eu disse a vida gira, ainda bem mesmo.
    Bjos. e felicidade prá você também parceiro.

    ResponderExcluir
  5. Olá Lú, tudo bem?
    É minha amiga, como se diz temos que matar ul leão por dia! Mas ainda bem que tem um outro dia com novas emoções pra viver né?
    A nossa familia tem que ser nosso porto seguro pra nos dar força pra seguir em frente.
    Beleza de postagem viu!

    ResponderExcluir
  6. Oi André
    Família é um presente de Deus né? Se não fosse por eles eu nem estaria aqui literalmente.
    Obrigada pelo elogio ao meu post, você sabe que eu te admiro, você foi um dos primeiros que eu descobri, antes até da blogosfera, então digamos que você é meio meu padrinho (kkkkk).
    Bjão a você e sua linda família.

    ResponderExcluir
  7. Ola Luciana,
    Contudo ela se move...
    Não só os astros mas a vida em si. Tudo é dinâmico, tudo está em constante movimento e não existem estados de extrema tristeza ou de felicidade plena (nirvana). O que existem são momentos: os felizes nos motivam e os tristes servem de aprendizado.

    Adorei o ganho que pegou na frase do Galileu para compor a história. legal!

    Abraços Flávio.
    --> Blog Telinha Crítica <--

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Flavinho
      Obrigada pelo elogio parceiro, seu comentário também foi ótimo, perfeito, a gente poderia até ter combinado e eu teria colocado no texto (kkkkkk).
      Bjão.

      Excluir
  8. Lucianinha!
    Texto perfeito!
    É bem isso.
    A terra se move, e ainda em translação, em torno de seu próprio eixo, assim deveríamos nos mover também, nos preocuparmos vez por outra, em nosso próprios movimentos: nossa família, nossa vida, nós mesmos.
    A tristeza existe, a depressão existe, mas a superação existe também!
    Grande beijo e felicidades para todos nós!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cissa
      Obrigada por tudo, e quando digo tudo, é tudo mesmo. Eu não canso de dizer o quanto você é queridona, de coração, e escreve tão bem, que até no comentário dá um show.
      Bjão no coração e muiiiiiitas felicidades.

      Excluir
  9. Olá!Boa noite!
    Tudo bem?
    Sim! A vida se move constantemente, numa interminável dança de dualidades. Como ser humano, você faz parte dessa dança.
    Você tem um lugar único e um papel único no todo. Encontrar o seu lugar, com apoio dos familiares e amigos, vai fazer você sentir-se feliz...e vencer todos os obstáculos que a vida proporciona!

    Obrigado pelo carinho da visita!
    Boa sexta!
    Beijos
    ...fui...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi fofinho
      Você é outra pessoa que mora no meu coração, e não consegue nem comentar sem fazer um poema (kkkkkk). Onde você encontra essas palavras? dualidades, só você mesmo Felis.
      Adoro suas passadas aqui no blog.
      Bjão. querido. ótima sexta.

      Excluir
  10. Legal seu texto. Assim, mesmo com esses 16 quase 17 anos de vida e de aprendizagem, posso afirmar com toda convicção que a vida gira a todo momento e nada fica inalterável! Beijão, www.spiderwebs.tk

    ResponderExcluir
  11. Oi Sabrina
    Você é novinha, mas é bem esperta, isso vai lhe custar mais acertos do que erros. Não tenha que aprender do jeito mais difícil, como eu, aprenda do modo fácil mesmo querida. Ainda bem que nada é inalterável.
    Bjão no coração querida.

    ResponderExcluir
  12. A vida está em constante mutação e acredito que todo ser humano já tenha passado por um quadro de depressão leve ou profunda (acho muito raro não acontecer) e não somente de tristeza como relata. E, tal como a tristeza, a depressão também passa, contudo, precisa ser monitorada para não voltar. A tristeza sempre tem um motivo, a depressão nem sempre...
    O importante é buscar sempre o equilíbrio e se tiver apoio como você tem, é melhor ainda.
    Venho agradecer sua visita em meu blogue, seu comentário e agradeço a torcida, vejo que torce para todos os seus parceiros e sinto-me contente por ainda ser seu parceiro. Por nada ter mudado e por encarar que aqui na blogosfera podemos ter parceiros fiéis independente de tudo.
    Valeu mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Christian
      Como sempre muito pertinente o seu comentário, esqueci de dizer o que você disse que a tristeza tem um motivo, a depressão não, é isso mesmo, mas estou sempre tendo apoio e superando. Eu sou assim mesmo, sempre intensa, torcendo pelos amigos, e você é mais que um parceiro é um amigo, independente de qual grupo você pertence, a amizade já está selada. Como diz o Zagalo: "Você vai ter que me engolir" kkkkk.
      Bjão e um ótimo final de semana.

      Excluir
  13. A nossa vida não pára de se mover, e é por isso que as nossas lutas não acabam. Sempre que termina uma, vem outra. Às vezes a gente cansa, dá uma vontade de parar. Mas não dá. Não podemos parar de lutar. Aliás, essa é a graça da vida, não?
    Parabéns pela sua superação e vitória, sei que você é forte!!! Ainda mais com dois filhos! Acho que a mãe é a pessoa que mais luta no mundo!
    Obrigado pela visita lá no perlusion hehe, demorei para retribuir, mas estou muito sem tempo. Arranjei esse para passar aqui.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Douglas Mateus
      Não precisa se desculpar não, a sua visita é sempre bem vinda, seja em qualquer momento, e seu comentário tão maduro, é incrível como os jovens daqui são assim desse jeito, amadurecidos para a idade, isso é muito bom.
      Bjão e um ótimo final de semana.

      Excluir
  14. Oi Lu,

    Lendo o seu texto fiquei pensando que esse movimento é talvez a única sensatez da vida e também certeza. Não falo em esperar pelo pior, mas saber que a depressão, tristeza, morte mora ao lado e que é importante estar com o motor ligado para dar a arrancada.Não é fácil quando não se conhece de direção, mas o feeling ajuda, digo isso pois comecei a dirigir sem aula.

    Estou contigo!

    Beijos.

    Lu

    ResponderExcluir
  15. Oi Lú
    Nossa, só para constar eu também comecei a dirigir sem aula (literalmente). Adorei seu comentário, como o feeling ajuda, e eu estou com o meu motor ultimamente já em primeira (kkkk), prá não ficar na mão de novo.
    Obrigada querida, sei que posso contar contigo, de coração.
    Um beijão, e um ótimo final de semana.

    ResponderExcluir
  16. Luciana,
    Em Proverbios diz o seguinte: É melhor um vizinho do que um parente distante" ou seja, quem tem amigos tem tudo!
    Adorei o seu post e saber que você tem superado suas tristezas e dores na alma. Desejo sinceramente que a alegria nunca, mas nunca mesmo, parta da sua vida!
    Beijokas doces e um fim de semana maravilhoso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marly
      Você é conhecedora da Bíblia? E o livro de Provérbios é um livro escrito pelo sábio Salomão, o homem mais sábio da face da Terra, então temos que atentar para essas palavras, com certeza. Sempre tenho superado, e depois que descobri amigas maravilhosas na Blogosfera, e você está incluída, eu não desisto, sempre luto, e sigo em frente.
      Bjão e um ótimo final de semana.

      Excluir
  17. Lu,

    Gostei demais desse seu post. É bom - e triste, de certa forma - saber essas coisas sobre você. Mas isso faz com que eu te admire além das suas palavras.
    Não sou uma grande fã de mudanças, mas sim, a vida seria muita chata se não se movesse hora nenhuma. Então eu agradeço, vou me acostumando, aceitando, sobrevivendo, vivendo. Pra mais tarde mudar outra vez.

    Beijo,
    http://www.ideias-defenestradas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mallu
      Se você quer saber eu também não sou fã de mudanças, eu casei com meu primeiro namorado, entrei no serviço público aos dezoito anos, é que como eu falei no post, certas mudanças são inevitáveis nesta longa estrada da vida, elas nos escolhem, não somos nós que as escolhemos, por exemplo, eu não escolhi ser bipolar, eu tive que aprender a conviver com isso, e nesse espaço tento repartir minha experiência com as pessoas. Como você disse, a gente se acostuma, aceita, sobrevive, e a vida continua....
      Bjão querida e um ótimo final de semana.

      Excluir
  18. Concordo plenamente quando você diz que este movimento, que nos faz oscilar entre momentos bons e ruins, é o que de fato torna a vida interessante, sem dúvidas vem dele o aprendizado que nos serve de fonte para o amadurecimento... Tenho passado por dias difíceis também e tem horas que é só mesmo a noção de que "eppur si muove" que é capaz de nos trazer alguma esperança... Continue confiando em Deus e lutando por sua família Luciana! Eu já lhe disse isso, mas vale a pena repetir você é uma vencedora, quem me dera ter metade da força que você tem! Beijo grande pra ti e ótimo final de semana!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruno
      Obrigada por seu comentário, eu vou te confessar uma coisa, eu não sou tão forte assim (kkkkk), eu sou apenas uma lutadora que tem por quem lutar, quando você for pai, você vai entender do que eu estou falando, é um amor tão grande, eu já falei disso no post "ter ou não ter filhos eis a questão", eles é que são minha inspiração, além é claro de Jesus, sempre na minha vida e do meu marido.
      Bjão e um ótimo final de semana.

      Excluir
  19. Claro que se move, e, sempre para melhor, conforme as vibrações positivas. Já passei um perrengues ano passado mas tudo foi superado. então vc gosta de Campos, eu e a Aninha vamos para lá direto, e no meu album tem algumas fotos. Um beijão meu anjo, continue sempre blogando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Victor
      É acho que todos passam por perrengues, como eu e você dissemos, faz parte do aprendizado da vida mesmo, não dá prá escapar. Campos do Jordão é tudo de bom, eu não me canso de ir lá, vamos praticamente uma vez por ano, vou dar uma olhada no seu álbum, as fotos que tiramos agora ainda não colocamos, mas vamos descarregar e colocar também no face. Com certeza vou continua blogando.
      Bjão querido chefinho e um ótimo final de semana.

      Excluir
  20. Minha querida... com certeza, como a Terra nos movemos tbem. É uma pena que algumas pessoas acabam ficando estagnadas(o que é pior, vendo a vida passar bem à frente de seus olhos)... não é nosso caso. Confesso que esse mover(ágil) tem me deixado um tanto sufocada ultimamente. Ando a mil por hora. Só não posso entrar em parafuso! hahahahahah

    Desculpe o sumiço! As coisas por aqui andam difíceis.

    bjks

    ResponderExcluir
  21. Oi Joicy, minha querida madrinha
    No seu caso, não sei se a vida passa, ou se você passa por ela (kkkkk), porque você, desde que eu conheço é assim mil por hora, não sei como consegue. Não precisa pedir desculpas, você tem um saldão comigo, você sabe que uma das amigas que falei no texto era você, sempre que preciso você está ao meu lado (mesmo que seja virtualmente), nunca me desampara, como toda boa amiga faz.
    Bjão e um ótimo final de semana.

    ResponderExcluir
  22. Oi Luciana,bom dia!
    Nossa! O seu post tem muito a ver com o meu mesmo!
    Graças a Deus temos Jesus em nossas vidas, e literalmente damos a volta por cima, sempre!
    Que Jesus continue te fortalecendo e te iluminando!
    Um grande beijo, com carinho...Adelisa.

    ResponderExcluir
  23. Oi Adelisa
    Eu mencionei o meu post no meu comentário apenas porque achei pertinente, mas que legal que você veio conferir e gostou. Como eu falei, além da minha família é com Jesus que eu conto sempre!
    Bjão minha irmã e um ótimo domingo.

    ResponderExcluir
  24. Certamente. Também acho que com as dores, perdas, decepções vamos amadurecendo. É nos momentos de tristeza que mais amadurecemos. O lado bom da vida é que sempre há um novo dia e com ele novas experiências, novos encontros, novas lições.
    Grande postagem. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  25. Grata pela visita, também gostei muito do seu cantinho, volte mais vezes será bem vinda! Shalom!

    ResponderExcluir
  26. Oi Thon
    Você tem toda a razão, tem sempre um novo dia e com ele novas experiência...... Gostei disso.
    Não precisa me agradecer, você escreve super bem, sempre estarei te visitando em seu blog além de recomendá-lo.
    Bjos e uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  27. Oi Luciana,
    É essa dinâmica da vida que faz dela especial. Acontece assim mesmo como você disse: vamos aprendendo com as decepções, amadurecendo com elas.
    Isso é um sinal de sabedoria. Transformar a adversidade e possibilidade revela a nossa capacidade de nos reinventarmos a cada dia.
    Outra coisa importante para nosso crescimento são os amigos. São mais eficazes que qualquer remédio ou médico.

    Tenha uma linda semana pela frente! Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Angelus
      Uma vez poeta, sempre poeta, você como o meu amigo Felisberto, até nos comentários faz poesia. Adorei o seu comentário, espero realmente estar acumulando sabedoria com tudo o que tenho passado.
      Bjos e uma ótima semana.

      Excluir
  28. Adorei! O otimismo que o texto passa desde o título é contagiante! E do modo que vc falou sobre bipolaridade, quem não sabe como é, irá ter uma ótima noção, e quem infelizmente sabe, irá se identificar. Eu me identifiquei mais em duas partes: 1. os "amigos" que graças a Deus se afastam. Pq os amigos de verdade q ficam respeitam e entendem que as oscilações de humor são de nossa natureza, e 2. Ri muito aqui lendo a parte que o "sábio" manda lutar. Esse erro é muito comum. Falar para um depressivo lutar, reagir, "se anima", "vc pode mais" é como falar para um gripado parar de espirrar. Ele quer parar de espirar, oras... mas está gripado. Não pode é querer continuar gripado ou se apaixonar por xaropes. Concluindo: mais um texto que deu prazer de ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruno
      O que eu posso dizer? Que bom que o meu blog está atingindo o objetivo que eu tinha desde o início que era estar ajudando outras pessoas, como eu fui ajudada através de um blog. Nunca pensei encontrar na Blogosfera uma pessoa com tantas coisas em comum como você tem comigo, acho que podemos interagir mais, quando você quiser, estamos aí. Obrigada pelo elogio, de coração.
      Bjos. e uma ótima semana.

      Excluir
  29. Eu tenho amigas que lutam todos os dias com a depressão também, sei que não é nada fácil. E vejo que é mais difícil ainda lidar com isso devido ao preconceito das pessoas. Tem muita gente por aí que pensa que é frescura, que não entende que é, sim, como você disse, patológico. Que bom que você está cercada de pessoas que a amam pra te ajudar sempre que precisar!

    Ju
    entrepalcoselivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  30. Oi Ju
    Obrigada por comentar em dois posts no mesmo dia! O propósito deste blog é conscientizar mesmo as pessoas que muitas vezes julgam sem saber o que está passando na mente de quem sofre com esse tipo de doença, e ajudar aqueles que passam pelo que passei e passo ainda. Graças a Deus tenho minha família que sempre está ao meu lado e Jesus me ampara, nunca me deixou na mão.
    Bjos e um bom domingo!

    ResponderExcluir

Os comentários estão moderados, é melhor assim! Sua opinião é importante para mim!
Obrigada! Volte sempre!