segunda-feira, 23 de julho de 2012

Solidão


Aninha sempre foi uma menina extrovertida e divertida, a primeira da turma em tudo, seus professores gostavam muito dela, assim como seus colegas. Também sempre foi o orgulho de seus pais.
Mas lá no fundo, Aninha se sentia muito só, mesmo quando estava com os amigos, sentia uma solidão muito grande dentro de si, era uma coisa anormal para uma menina de quinze anos, mas ela sempre queria manter as aparências de menina perfeita, por isso não compartilhava nada com ninguém.
Tentou conversar com sua tia Marina, em quem confiava muito:
_ Tia, você se sentia só, quando tinha minha idade?
_ É claro! Respondeu sua tia
_ Tem certeza tia?
_ Tenho minha querida, é uma fase de transição,
a adolescência
Ela percebeu, como era inteligente, que sua tia não havia levado a conversa a sério, então tentou conversar com sua melhor amiga, mas sem resultado também.
Aquele sentimento de solidão só foi almentando, e se transformou num peso enorme, ela começou a mudar, as pessoas começaram ver sua mudança, para pior.
Sua mãe foi a primeira a notar a mudança:
_ Filha o que está acontecendo com você? Suas notas estão ficando baixas!
_ É só com isso que você se preocupa mãe? Com minhas notas?
_ Não! Eu te amo! Me preocupo com você!
_ Não importa, você não vai entender mesmo!
_ Porque você não tenta me explicar?
_Tá bem! Eu me sinto só, mesmo quando estou rodeada de pessoas!
_É só isso filha? Eu pensei que fosse uma coisa pior!
_Tá vendo! Você não entende a minha dor! Ninguém entende!
Realmente a mãe de Aninha não entendeu nada, e não atentou para os sintomas que foram piorando, a solidão se transformou numa depressão, ela foi se transformando em outra pessoa.
Um dia Aninha e seus amigos foram a um show de verão, estavam todos alegres vibrando, dançando, mas aquele sentimento bateu em Aninha mais forte do que nunca. Ela se sentiu uma ilha no meio da multidão, de repente foi se afastando, e de longe viu todos se divertindo, pela sua mente passaram tantas coisas, como se ela não pertencesse aquele mundo.
Ela simplesmente não aguentava tudo aquilo, era pesado demais, depois daquela noite nunca mais viram Aninha.



Um beijão a todos! Fiquem com Deus!

46 comentários:

  1. Aninha se parecia comigo, eu já me perdi a tempo, mas estou me reencontrando novamente. Antes tarde do que nunca.
    São fases que se não olhadas com atenção transformam uma pessoa!

    Bjoks

    ResponderExcluir
  2. Oi Jaque
    Lembra quando eu falei no seu blog que era ficção sua história? Eu sabia que era uma ficção realista, é o tipo de história que eu também escrevo. Que bom que você está se reencontrando querida, desde que te conheci já desenvolvi um carinho por você e torço para que a cada dia você encontre o seu norte.
    Bjão. Fique com Deus!

    ResponderExcluir
  3. Lu,
    Eu creio que a pior solidão é a que a gente gente da gente mesmo. Quando estamos solitários de nós mesmos, quando a nossa companhia já não nos basta...É eassim quando no meio de uma multidão nós nem nos encontramos.
    Lindo Luciana!
    Beijokas doces e creio que a fuga não resolve a solidão,pois
    ela está dentro da gente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marly
      Obrigada querida, que bom que gostou do conto, sua opinião é muito importante. Concordo plenamente contigo o pior tipo de solidão é esse, é o que eu tentei retratar no conto, e a fuga de forma alguma resolve o problema.
      Bjão. Fique com Deus!

      Excluir
  4. Oi Luciana, tudo bom?
    Gostei do conto, foi bem realista.
    De vez em quando me vem essa sensação de solidão, como se estivesse sempre deslocado dos demais. Curioso é que não da pra racionalizar um motivo pra me sentir assim e acabo achando que o problema é comigo.
    O segredo para se sentir melhor é estar de bem consigo mesmo e em paz. É bem difícil conseguir isso às vezes, mas prazeroso quando a meta é atingida.
    Alguém que entenda, ou pelo menos ouça sem criticar, já é uma grande ajuda nessas horas.

    Tenha uma linda semana. Beijos e fica com Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Angelus
      Obrigada pelo elogio! O meu conto, como sempre escrevo é sempre realista, porque não consigo escrever diferente kkkkkk. Obrigada por compartilhar um pouco da sua história comigo, isso acontece com mais pessoas do que você imagina, e encontrar alguém que nos ouça é sempre a única coisa que queremos na maioria das vezes.
      Bjão. Fique com Deus.

      Excluir
  5. Lu, acho que todo adolescente passa por uma faze parecida, mas muitas vezes o problema pode ser maior que imaginamos. Seu texto mostra bem o quanto precisamos ficar atentos para as mudanças em nossos filhos/sobrinhos... Muitas vezes, o que pensamos ser fase, pode ser algo mais sério.

    Tá ficando boa nesse negócio de "contear", heim!?!?!

    bjks JoicySorciere => CLIQUE => Blog Umas e outras...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Joicy
      Isso é muito comum com os adolescentes mesmos e devemos ficar atentos, mas pode acontecer na fase adulta também. Obrigada pelo elogio minha madrinha de blog! Sabe o quanto é importante receber um elogio seu, minha querida!
      Bjão. Fique com Deus!

      Excluir
  6. Lú, queridaaa!
    adorei o conto, parabéns!
    Uma história forte, contada de uma forma simples e real!
    Já me senti assim..com vontade de sumir, de ficar isolada! rsrs Sei que não no nível da personagem do conto, mas já fiquei próxima disso.
    Uma amiga de verdade ou uma mãe compreensiva são as únicas pessoas que podem ajudar nesse caso, creio eu.
    =]
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renatinha
      Que bom que gostou do conto, eu geralmente escrevo ficção realista, é o meu jeito de escrever,como eu já disse em outra resposta, não consigo escrever diferente kkkkk. Pode acreditar, quando estava escrevendo, eu sabia que muitas pessoas iriam se identificar com a personagem, e você não é a única minha querida, é que eu coloquei um pouco mais de drama, mas a solidão é algo que aflige a maioria das pessoas em algum momento da vida.
      Bjão querida. Fique com Deus!

      Excluir
  7. Longe de ser um texto, ou um conto o que vc escreveu foi bem a realidade que vários jovens passam sozinhos, nós temos de ficar atentos, é preocupante.
    Sumi daqui tb né Luciana, mas estava com a internet ruim, enfim, estou voltando e marcarei mais presença, prometo .
    Beijão
    Viviane
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vivi
      É o que eu sempre digo, meus contos não são fantasiosos, cheios de monstros ou alienígenas, kkkkkk, eu não consigo, só isso, são sempre feitos de pessoas reais, situações reais, corriqueiras. Você é querida Vivi, assim como outros que as vezes "somem", mas eu sei que é por algum motivo, mas somos amigas, acabam voltando, eu sei, não me preocupo.
      Bjão doce Vivi. Fique com Deus!

      Excluir
  8. Puxa Lú... Que triste esse texto pô!
    Quem nunca se sentiu só... Mas daí a sumir igual a Aninha... Fiquei triste!


    Um beijão a todos aí e fiquem com Deus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi André
      Poxa meu padrinho de blog você não gostou do meu conto, quem ficou triste foi eu, brincadeira, é que eu quis dar um pouco mais de drama ao conto, mas acho que exagerei né?! Na próxima eu pego mais leve então, porque sua opinião é muito importante.
      Bjão. Fique com Deus!

      Excluir
  9. Eu sei bem como é este sentimento, eu facilidade de fazer amigos, geralmente estou rodeado de pessoas durante todo o tempo, mas ainda assim me sinto sozinho... Esta sensação de não pertencimento que você mencionou tem sido familiar para mim já há muito tempo e às vezes sinto que isso se acentua por eu não gostar das mesmas coisas que todo mundo gosta e por ter opiniões divergentes daquilo que a maioria pensa...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruno
      É meu amigo, como eu já disse acima, em outra resposta, sabia que algumas pessoas iriam se identificar com a personagem principal, sem o fato de sumir, é claro, kkkkkk, isso eu coloquei para dar mais drama ao conto. Obrigada por compartilhar seu sentimento comigo.
      Bjão. Fique com Deus.

      Excluir
  10. Oi Lu,

    Boa noite Tudo bem? Parabéns pelo conto.

    A sensação que tive desde o primeiro momento é que garota inciou uma depressão e não contou com um olhar mais intimo da mãe. Claro que na adolescência há sensações de vazios e inquietações, principalmente porque é nesse momento que se iniciam as disputas pelo posicionamento, beleza e liderança. Nesse sentido, há confusão se o comportamento é ameaçador ou só refluxo hormonal. Mas, a dose de sensibilidade sempre é a direção. Quem de nós não sentiu algo semelhante?

    Enfim, atenção ao desespero alheio nunca é a entrada principal, mas como mães devemos estar atentas aos sinais.

    Beijos e boa semana.

    Lu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lú, minha irmã de fé
      Obrigada pelo elogio ao conto, teu elogio é muito bem vindo e incentivador. Você matou a charada, acho que ela estava deprimida mesmo! Devemos estar atentas, mas isso não acontece só com os adolescentes não já falei isso para a Joicy, e pelos depoimentos aqui mesmo você pode concluir isso também.
      Bjão. Fique com Deus!

      Excluir
  11. Tô gostando de ver!!1A cada novo conto, estás melhor!!Parabéns!!beijos praianos,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Chica, obrigada pelo elogio, vindo de você, que considero uma grande escritora, ganhei o dia! Obrigada pelo carinho, mesmo de férias, tira um tempinho para vira até aqui comentar no meu blog.
      Bjão. Fique com Deus!

      Excluir
  12. Olá!Boa noite!
    Amiga Lú!
    Tudo bem?
    Belo conto! Meio triste, mas muito real o que aconteceu com a Aninha...penso que
    ...quanto mais a família conhecer sobre depressão, mais fácil fica a compreensão de que o comportamento, são sintomas de uma doença, evitando falsas interpretações.Pela sua descrição, não me resta dúvidas, que ela sofria de depressão...pois não tinha ânimo para os prazeres e para quase nada na vida, de pouco adiantou os conselhos para que passeie, para que encontre pessoas diferentes...e os seus sintomas vinha muito do seu interior e não de fora dela e é por isso que a festa show a multidão,que é normalmente agradável para quem não está deprimido, pareceu aborrecedor e sem sentido para ela...
    Que ela seja encontrada!Existe tratamento!
    Boa semana!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Felis
      Obrigada pelo elogio meu amigo! Como eu disse, acho que exagerei na dramatização kkkkkkk, mas acho que você tem razão, ela estava muito deprimida sim, por isso o sentimento de solidão, e é claro que existe tratamento para isso.
      Bjão fofinho, fique com Deus!

      Excluir
  13. Lucianinha, queridona!
    Hummmm... você tem veia de escritora, heim?
    Não duvide disso, um texto escrito de forma direta e franca, de um tema pertinente que atinge muita gente.
    O que me pareceu foi que Aninha começou um processo depressivo dentro de sua fase de adolescência, que é difícil mesmo, mas diferente de outros adolescentes, me parece que o que ela sente é mais intenso, já no nível patológico.
    Final perfeito, pois nos deixou pensando o que poderia ter acontecido, e também um alerta para quando os pais ou mais próximos não percebem os sinais depressivos em alguém próximo, filho ou amigo.

    Beijos, lindona! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cissa, queridona
      Puxa, começar o dia com um elogio seu ao meu humilde conto! É um ótimo jeito de começar o dia, pois você sim é escritora profissional, eu só sento e escrevo o que vem na minha cabeça. Que bom que você gostou querida, isso é muito impotante para mim! E motivador, principalmente. O Seu comenário, sem comentários kkkkkkkk, como sempre analítico e pertinente.
      Bjão queridona. Fique com Deus!

      Excluir
  14. Oi Lu, irmazona de fé, olha, já ouvi notícias de histórias semelhantes a essa onde filhos com problemas procuravam os pais para conversarem, e os pais como sempre não lhes davam ouvidos, e então eles debandavam para as drogas, prostituição ou até se suicidaram, e não são todos os pais que procuram conversar com seus filhos, pensam que esses problemas são nóias de adolescentes, mas uma conversa gostosa com um filho pode sim livrar de grandes problemas futuros, não é só a provisão que é necessário para se criar um filho, mas a amizade, o companheirismo e a interação. Ótimo texto Lu, evoluindo sempre, parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cheng, meu irmão de fé
      Muito bom tê-lo por aqui, e saber que você, mais uma vez gostou do meu conto, você tem razão essa história é ficção, mas poderia ter acontecido em qualquer família perto ou até mesmo na nossa, precisamos ficar atentos.
      Bjão. fique com Deus!

      Excluir
  15. Oi Luciana!
    Você transformou num excelente texto, um sentimento que atinge cada vez mais as pessoas hoje.
    Sempre a falta de algo mais.
    Parabéns.
    abração com carinho

    ResponderExcluir
  16. Oi Kunti
    Obrigada pelo elogio, te considero uma grande escritora, por isso é muito importante seu elogio!
    Bjão. Fique com Deus!

    ResponderExcluir
  17. Bom dia Luciana.
    Amiga, você descreveu muito bem este tipo de solidão, principalmente quando se trata de uma adolescente, que está no auge da vida, sente uma solidão, na verdade é a depressão que você descreve tão bem, e no mundo moderno, isso o adolescente sente que ele não é importante, e só um bom tratamento,apoio da família e a fé em Deus pode mudar este quadro.Parabéns pelo texto.
    O mundo é pequeno, e não poderia imaginar que você e sua família morasse tão perto.Gostei de conhecer pela net,e uma dia iremos nos conhecer pessoalmente.E te digo uma coisa, acho que boa parte do ser humano passa por depressão, devido a traumas vividos ou da própria genética,isso foi comprovado cientificamente.E só Deus para tirar o vazio e a solidão.E atire a primeira pedra quem nunca passou por uma depressão, e aprendi uma coisa, a vida é feita de momentos, e aproveitar os momentos felizes, para esquecer o passado que já passou.

    Beijos e uma abençoada semana.Nati

    ResponderExcluir
  18. Oi Nati
    Com certeza, tudo que você escreveu no seu comentário é a mais pura verdade, o meu conto é uma ficção, mas bem realista, infelizmente, e é a realidade de muitas pessoas, não só adolescentes. Adorei te conhecer na net, e espero te conhecer pessoalmente, já que moramos tão perto, espero que seja breve.
    Bjão. Fique com Deus!

    ResponderExcluir
  19. Olá Lu!
    Tenho muitos sobrinhos alguns adolescentes outros mais maduros e amiguinhos deles que amo pra valer, estou sempre atenta a isso, por que eu senti essa solidão aterrorizante quando era menina, mas eu graças a Deus tive pais maravilhosos e atentos.
    Esta dor é horrível, devemos estar atentos com nossas crianças, adolescentes e idosos também...eles também sofrem deste mal terrível...beijão amiga querida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria Teresa
      Você abordou uma questão muito pertinente, a dos idosos, eles também sofrem com a solidão, é um bom tema para um próximo conto. O importante é estarmos atentos para aqueles que amamos.
      Bjão amiga do coração. Fique com Deus!

      Excluir
  20. Seu conto está cheio de verdade. A depressão ataca qualquer um, independente da idade. Geralmente, pais e professores não concebem essa idéia e não dão importância ao sentimento, tão destrutivo. É fase, pensam. Mas se o tratamento não vem, as consequências serão, certamente, desastrosas. Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marilene
      Eu sei que meu conto é ficção, mas cheio de realidade, e a depressão ataca qualquer um, independente de idade, raça, situação financeira. Muito bom seu comentário!
      Bjão amiga. Fique com Deus!

      Excluir
  21. Olá!Boa noite!
    Amiga Lu!
    Tudo bem, por aqui?
    ...ah é...vim ler a sua resposta,e esqueci de perguntar no meu comments,se vai ter continuação...afinal, ela não foi mais vista,mas...rsrs
    Obrigado pela visita!
    ah...então a paranaense me deixou feliz por UM DIA
    só..porque a poesia de HOJE...é "tristinha"...rsrs
    Boa quarta feira!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Felis
      Sabe que eu não sei se vai ter continuação kkkkk, você é o primeiro a perguntar, quando escrevo nunca penso em continuação, quem sabe?
      A história de Júlia também não teria continuação a princípio e olha no que deu, uma trilogia.
      Quer dizer que não tem paranaense no pedaço?!kkkkkkkk. Que pena!
      Bjão fofinho. Fique com Deus!

      Excluir
  22. Eu diria, que minha irmã está passando por essa fase, mas sinto que não consigo conversar com ela sobre isso. Ela se fecha pra tudo, ou, se abre facilmente pra quem não deve. A adolescência é uma fase terrível, e não só ela, mas todas tem que se ter um máximo de atenção em si mesmo. Eu me sinto sozinha, muito sozinha, me sinto quase uma folha transparente as vezes, mas tenho meus motivos pra isso, mas vai passar. As pessoas hoje em dia, tem cada vez mais se sentido assim, talvez seja pelo fato de que as pessoas ficaram egoístas, e isso afeta os semelhantes refletindo de volta ao mesmo.
    Beijso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andressa
      Obrigada pela sua visita e por ter compartilhado sua experiência comigo. Como eu já disse em várias respostas, o conto é bem realista, sei que várias pessoas já passaram ou passam por isso, como é o caso de sua irmã, espero que vocês consigam ajudá-la, terapia sempre é uma opção.
      Bjão. Fique com Deus!

      Excluir
  23. Oi, Luciana. A adolescência é mesmo uma fase complicada, cheia de altos e baixos, e é preciso sensibilidade para discernir o que é normal do que pode ser uma doença (depressão). Mas independente da idade, a depressão muitas vezes é vista como frescura e sem tratamento adequado, pode levar à morte. Ou ao sumiço, como no caso da Aninha. Muito bem escrito seu texto, um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bia
      É, a adolescência não é uma fase fácil, mas o que aconteceu com a personagem pode acontecer em qualquer idade, e não é frescura, como você bem frisou. Obrigada pelo elogio ao texto!
      Bjão. Fique com Deus!

      Excluir
  24. Luciana,um conto triste mas que ocorre com muitas crianças!Felizmente hoje já existe mais informação sobre esse assunto e pais e professores andam mais atentos!Parabens pelo dia dos escritores!Bjs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anne
      Eu sei que ficou meio triste mesmo, mas é a realidade de muitos jovens, adultos e idosos hoje em dia. Precisamos ficar atentos mesmo. Obrigada querida, mas preciso, como diz minha mãe, comer muito feijão para chegar a ser uma escritora como você!
      Bjão. Fique com Deus!

      Excluir
  25. Boa tarde, Luciana.
    Nunca passei por nenhum período de depressão, mas sei que o assunto é sério, e que os pais e responsáveis devem estar sempre atentos a ela.
    Interessante notar que estás evoluindo nos contos, se soltando mais e deixando que o leitor tire suas próprias conclusões.
    Agradeço pela menção no Facebook e te desejo um feliz Dia do Escritor, também (já que nós blogueiros somos escritores em formação).
    Abraço, Luciana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jacques
      Que bpm que você nunca passou por isso, é muito ruim, eu posso garantir!
      Obrigada pelo elogio, é muito importante, já que te acho um grande escritor, por isso te elogiei no face, eu estou engatinhando kkkkkkkk.
      Bjão. Fique com Deus.

      Excluir
  26. Penso que seja raro alguma pessoa não ter se sentido assim por vezes, o importante é como lidar com isto. No caso, Aninha não soube lidar e acredito que principalmente ela não soube onde foi parar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Chris
      Você sempre comenta com propriedade, e dessa vez não foi diferente! Como eu disse em alguns comentários, eu usei o exemplo de uma adolescente, mas não são só adolescentes que passam por isso não, com certeza, e é difícil saber lidar, se não souber, não sabe onde parar, gostei da sua interpretação do final!
      Bjão parceiro! Fique com Deus!

      Excluir

Os comentários estão moderados, é melhor assim! Sua opinião é importante para mim!
Obrigada! Volte sempre!