sábado, 6 de outubro de 2012

Porque é tão difícil ser mãe?

                                             meus filhos Fernandinho e Daniel


Antes de mais nada quero dizer que amo ser mãe, meus filhos são maravilhosos, são lindos, inteligentes, dão muito trabalho também, mas toda criança dá, elas não nascem com manual de instrução.
Eles foram bem programados, eu tive o Daniel quando fiz seis anos de casada, e depois de seis anos veio o Fernando. A questão é que não basta o que a gente (mãe) passa na gravidez, depois o parto,  depois a recuperação, as noites sem dormir e tudo mais, apesar de que eles não pediram para nascerem.
Vem a fase da adolescência, a fase que o Daniel está entrando, ele acha que sabe tudo, e que o que eu sei já não adianta muito para ele, sei que todos que tem filhos já passaram por isso, e sabia que minha hora iria chegar, afinal ele já vai completar doze anos e é muito  adiantado para sua idade.
Fazemos tudo por eles, não apenas materialmente, pois isso na minha opinião não é o que conta mais, mas procuro dar atenção, carinho e amor, porém parece que nunca é o bastante, sinceramente não sei como meus pais deram conta de nove filhos.
Trabalhar fora, lidar com o stress do serviço e ainda ter que lidar com o stress de um filho adolescente, como dizem os jovens: Ninguém merece! Junte isso ao fato de que eu tenho baixa tolerância a frustração devido ao transtorno.
Hoje o Daniel teve um festival de natação, mas a Academia estava muito lotada, e como ele era um dos últimos fiquei fora, me distraí um pouco no celular, quando entrei, ele já tinha nadado, eu sei que falhei, mas pedi desculpas, ele não falou comigo, eu fiquei muito irritada, porque parece que a mãe não pode errar nunca!
É muito difícil ser mãe, mas ninguém disse que seria fácil!


26 comentários:

  1. Que pena que não conseguiste v~e-lo nadar. Mas, acontece! Explica a ele que a dor maior é a tua! Ser mãe é fogo,mas é lindo!! beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Oi Chica
    Obrigada pelo conselho, vindo de você que é, além de uma blogueira experiente, uma mulher experiente, agradeço muito!
    Bjão. Fique com Deus!

    ResponderExcluir
  3. Oi Lu,

    Não vou nem tentar responder a sua pergunta. Mas gostei do desabafo, para um jovem, é interessante ver as coisas de outro ponto de vista. Infelizmente, nem todos são capazes disso, somos cabeças duras mesmo. Mas eu acredito que com o tempo e uma boa educação a gente acaba aprendendo, amadurecendo com a vida.

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mallu
      Primeiramente é muito bom tê-la de volta. Gostei muito de sua resposta sincera, e pode-se dizer que você está falando o outro lado da parte, porque você é jovem, é que eu já fui jovem há muito tempo atrás,então esqueci kkkkkk.
      Bjão. Fique com Deus!

      Excluir
  4. Oi Luciana, querida!

    Não sei se sabe, mas eu sou Profesora de Língua Portuguesa e História de garotos/as, adolescentes, como seu filho.
    Sei que escreveu esse texto, como forma de desabafo, tirar talvez um peso, que julga ter sobre seus ombros, mas que não tem, e para escutar, também, as opiniões de seus amigos e seguidores.
    Não se culpe, minha querida. A razão tem sempre duas partes, duas vertentes: a sua e a do outro.
    Ninguém é detentor de verdades absolutas, só Deus, mesmo.

    Cursei dois anos Psicologia Educacional, que em muita coisa é igual à outra.
    Sei que sua auto-estima não é constante e casos como os que aconteceram, hoje, e que nos descreve, são negativos pra você e NÃO pra seu filho.
    Com o tempo ele vai entender, que mulher nenhuma, nem sua futura esposa o amará TANTO E TÃO INCONDICIONALMENTE COMO SUA MÃE.

    NINGUÉM MERECE, ser tratado desse jeito, ele tem razão.
    Eu sei que a adolescência é uma fase de transformações internas e externas e TUDO se contesta. É natural, mas é preciso mostrar as duas faces da moeda.

    Seu filho lhe deve a vida. Haverá algo mais importante?
    Se não fossem seus pais, ele hoje, não poderia ter ido ao Festival de Natação, porque não estaria entre nós, entre vocês, com amor e dedicação.

    Lhe ensine, lhe relembre o que significa a palavra TOLERÂNCIA.
    Quando ele falhar, você estará pronta para o escutar, entender e lhe perdoar.

    Então, se você, hoje, se distraiu, falando ao celular, quantas distrações e esquecimentos, seu filho já não teve?
    Foi penalizado por isso. Claro, sei que não foi.

    É preciso responsabilizar as atitudes e afetos de todos, em especial dos adolescentes.

    Grata por seu comentário.
    Me diga, por que não consegue seguir meus blogs? Problemas do Blogger?

    Hoje vou colocar minha foto no painel de seguidores de seu blog. Assim, será mais fácil.
    Se quiser falar comigo, meu endereço de e-mail está visível no perfil de meus blogs.

    afetos e cumplicidades
    luzes e luares

    Lhe desejo um excelenrte domingo, dia de eleições, aí.

    Beijos da Luz, com apreço e consideração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Emilia
      Nossa, seu comentário foi muito, mas muito edificante mesmo, valeu o fato de eu ter exposto minha família. Muito obrigada pelas palavras de uma profissional,mas ao mesmo tempo de uma amiga!
      Não sei o que acontece, toda vez que tento te seguir aparece um bloqueio, e é só no seu blog, mas vou tentar novamente.
      Bjão. Fique com Deus!

      Excluir
  5. Oi LU,

    Acabo de pôr minha foto no painel de seu blog.
    Meu nome é Emíla.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. OI LUCIANA!
    "NÃO ESQUENTA", COMO ELES DIZEM.
    TENHO 3 FILHOS JÁ ADULTOS, PASSEI POR TUDO QUE COLOCAS EM TEU POST E TENHO PARA TE DIZER QUE ALGO QUE FALAS NO INÍCIO DE TUA POSTAGEM É SÓ O QUE FICA DE TUDO ISSO, " O AMOR", DÊ EM ABUNDÂNCIA E O RECEBERÁS DE VOLTA EM DOBRO.
    TODO O RESTO "FAZ PARTE" E TE DIGO, QUE CHEGARÁ UM DIA QUE TERÁS SAUDADE DESSE TEMPO, QUE É MARAVILHOSO, COM TODOS OS SEUS PROBLEMAS, "É VIDA".
    ABRÇS AMIGA E PACIÊNCIA COM TEU LINDOS "GATOS".
    zilanicelia.blogspot.com.br/
    Click AQUI

    ResponderExcluir
  7. OI LUCIANA!
    ESQUECI DE TE FALAR QUANTO AO FATO DE TERES TE DISTRAÍDO NO MOMENTO DA PROVA DELE, PENSA NA FRUSTRAÇÃO DELE, TUDO QUE ELE QUERIA ERA QUE O VISSES E ISSO É LINDO, PACIÊNCIA AMIGA.
    ABRÇS
    zilanicelia.blogspot.com.br/
    Click AQUI

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Zilani
      Tudo o que você escreveu é a mais pura verdade, só que paciência não é um atributo peculiar na minha personalidade, ainda mais com o transtorno, mas eu sei que tenho que ter, e sei que sentirei saudades desses dias, enquanto eles são pequenos, com certeza. Obrigada pelo carinho.
      Bjão. Fique com Deus!

      Excluir
  8. Olá!Boa noite!
    Lu,minha amiga!
    É...Gostei que pelo menos vc desabafou aqui!E esse fato, v acontece! Ninguém é perfeito, e vou aproveitar seu "gancho":as crianças não nascem com manual,, então,é melhor uma mãe que erre porque está empenhada em descobrir o seu jeito de fazer as coisas do que uma que acerte por causa de um manual.Sei que ser mãe é muito complexo e o melhor jeito de saber como agir não é com uma cartilha. Tudo é uma questão de diálogo, suportar brigas decorrentes disso e mostrar que, apesar delas, você é A mãe e ele o filho!Muitas vezes, ou, algumas vezes, é normal que adolescentes se oponham aos pais. É uma questão de identidade, que com o amadurecimento se estabiliza!... esse foi o meu "pitaco"...
    Bom domingo!
    Beijos
    Cuide se bem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Felis
      É eu realmente fiz este post como um desabafo, e para receber conselhos, como o seu, ótimo como sempre! Preciso me atualizar, senão eu piro meu amigo kkkkkkkk.
      Bjão. Fique com Deus!

      Excluir



  9. Olá amiga querida, fica tranquila que é assim mesmo, cada vez que ele te olhar feio abra um lindo sorriso e diga a ele que você o ama. Nesta idade eles estão sofrendo com as mudanças, eles ficam egoístas, o mundo gira em torno deles. Não fique se lamentando, não adianta dar explicações. Amiga sou super distraída e já dei alguns foras também. O que você tem que explicar a ele que pai e mãe também são falhos. A coisa mais gostosa do mundo é ser mãe com certeza, mas não quer dizer que de vez em quando você fique de saco cheio, perdão pela palavra, mas é bem assim mesmo. Muitas vezes nos culpamos por não ser uma boa mãe, mas somos sim.
    Seus pais deram conta dos nove filhos porque naquela época era tudo mais fácil, não tinha tantas distrações e nunca pai e mãe queriam saber nossa opinião, se fizessem isso estariam perdidos, kkkkk.
    Não te preocupa não amiga, daqui a pouco passa tá, então eles voltam a nos amar loucamente. Já passei por isso e estou passando com minha Gabi que tem dezesseis anos. As vezes ela viaja, vai lá para o alto se achando a incompreendida, olho bem em seus olhos e digo desce vem para a realidade que estou tirando férias, só volto quando você fizer dezoito,kkkkkkkkkk
    Leva um pouco na esportiva amiga, muitas vezes eles nos testar, para ver até onde eles podem ir. Tudo que vem de graça não se é dado o devido valor e mãe é pura doação.
    Há amiga, nem sempre é fácil entender o que vai na cabeçinha dos filhos, como eles não sabem o que vem da nossa.
    O importante é você o deixar saber que amor carinho e atenção são dentro de casa que ele vai encontrar.
    Obrigada pelo carinho e palavras as quais fiquei emocionada, é sempre bom ter em quem confiar.
    Beijinhos e boa sorte com o filho lindo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Verinha querida
      Nossa, seu comentário me emocionou, era tudo que eu precisava nesse momento, muito obrigada, acho que aprendi mais agora como entender esse Universo dos adolescentes, vou tentar colocar em prática.
      Bjão. Fique com Deus!

      Excluir
  10. Oi Lu,

    Tudo bem? Linda a foto do Daniel e do Fernandinho! Sempre escutei que mãe é padecer no paraíso. Então, seja lá qualquer dificuldade, felicidade é tudo incluído no pacote. Quanto a distração no telefone, é a rotina de ser mãe, profissional, mulher e tantas atribuições. Logo, o Daniel via entender que não foi intencional, pois você é uma mãe que é excepcional.

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu, minha irmã de fé
      Eu ia até colocar essa frase que você citou no texto, mas não coloquei kkkkk. Gostei muito do que você disse minha sábia amiga, com certeza a dificuldade está incluída no pacote da felicidade. Obrigada pelo elogio, você é demais!
      Bjão querida amiga. Fique com Deus!

      Excluir
  11. OI, Luciana! Tenho uma filha de 17 anos e criei uma enteada de 16. Posso dizer que essa fáse não é nada fácil mesmo. Minha filha teve uma passagem um pouco mais suave, embora tenha apresentado alguns comportamentos diferentes do que o usual. Tive que ser firme para que ela entendesse que não era a dona da razão, mas sem deixar de oferecer carinho e apoio. A enteada foi um pouco mais complicada por já vir de um histórico complicado com a mãe, teve até crises de pânico, hoje está mais estabilizada. E adivinhe? Passando por tudo isso, sempre incentivei a amizade entre as duas, pois achava que assim os problemas delas com rejeição diminuiriam. Diminuíram tanto que hoje ela é amiga da mãe, mas se voltou contra mim. Fazer o que. Enfim, com o tempo ela vai perceber o tamanho do apoio que sempre teve e não seu valor.
    Tenho certeza que se sairá muito bem com a educação dos seus filhos, é uma mulher inteligente e perspicaz. Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bia
      Eu sei, e fiquei surpresa quando soube que você tinha uma filha tão moça! Obrigada pelo conselho e pelo elogio minha amiga! Espero que as coisas entre você e sua enteada voltem ao normal.
      Bjão. Fique com Deus!

      Excluir
  12. Que legal Lú! Dá pra ver que vc é uma mãe carinhosa e dedicada! Parabens minha amiga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi André
      Obrigada pelo comentário carinhoso meu amigo, já estou bem melhor hoje,mas ontem minha auto estima estava bem baixa, como a Lu falou, ser mãe é padecer no paraíso mesmo kkkkkk.
      Bjão. Fique com Deus!

      Excluir

  13. Olá Luciana,

    Não entendo muito de filhos, mas sou perita em sobrinhos (rsrs). Optei por não ter filhos nesta vida. Pelo andar da carruagem, percebi que minha missão por aqui era ser mãe
    da própria família (rsrsrs).
    Não é fácil lidar com adolescentes. Parece que tem a ver com os hormônios, ou não? Ficam mais rebeldes. Acompanhei o crescimento dos meus sobrinhos e assisti de perto as suas "crises".
    Não se preocupe com a reação do Daniel. É normal. Ele só queria que você o visse nadar, mas compreenderá sua distração. Afinal, você estava lá por perto, como toda mãe. Isso já mostra o seu amor.
    Seus filhotes estão lindos. A foto está ótima.

    Beijo e ótimo domingo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vera
      Obrigada pelo comentário carinhoso, mesmo não sendo mãe, você entende mesmo de adolescentes, melhor do que eu kkkkk, e obrigada por elogiá-los, eu sou suspeita kkkkk, eu os acho lindos!
      Bjão. Fique com Deus!

      Excluir
  14. Olha Luciana, trabalho de mãe é mais dificil que o de um pai na minha opinião, pelo menos quando os dois dividem essa tarefa.
    É um trabalho constante que vai mudando de dificuldade ao longo da vida. Essa faze pela qual você está passando é a mais crítica, mas depois que passa fica tudo bom de novo. São emoções de mãe, né?! Fazer o quê? rsrs
    Mas você sabe melhor que eu que também tem muitas coisas boas, então força aí e muita paciência, rs.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  15. Hoje eu estou muito triste,tenho uma filha de 18 anos e um filho de dez,pais diferentes vivo com o pai do meu filho,minha filha e eu brigamos ontem,tenho dificuldades de entende-la,sinto que ela não gosta de mim,por mais que eu faça ela nunca está satisfeita,é muito egoísta,só pensa nela sempre,eu sou uma pessoa muito família sempre prelcupada com a familia,fui mãe muito cedo e não tive tempo de dar pra ela a atenção que ela merecia,mais não foi por mau,foi por necessidade,ela me olha sempre como quem me culpa por alguma coisa que eu nem sei o que é,isso ´muito triste,estou sofrendo muito,ela é uma menina inteligente,estudiosa,aplicada e muito amável com todo mundo de fora,mais aqui em casa é muito diferente totalmente ao contrário...me ajudem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lilica
      Me desculpe pela demora para te responder, e me desculpe por não ter a resposta que você quer, pois é complicado mesmo entender a mente dos adolescentes, como você mesmo já viu pelos depoimentos dos meus amigos acima citados. Espero sinceramente que as coisas melhorem entre sua filha e você. Se quiser conversar mais comigo é só mandar um email para marcoseluciana@hotmail.com, mas, escreve no assunto algo referente ao blog para que eu saiba que não é virus por favor.
      Bjos. Fique com Deus!

      Excluir
  16. Ser mãe é dom de Deus!
    Não tive filhos, mas fui um pouquinho mães dos meus alunos, tem até uns que me chamam de mãezinha até hoje
    Meus sobrinhos a Anne, o Rennan e o Reggis falam que sou a segunda mãe deles e isso me enche de orgulho e alegria, sou madrinha deles também...rsrsr
    Texto lindo Luciana...beijinhos

    ResponderExcluir

Os comentários estão moderados, é melhor assim! Sua opinião é importante para mim!
Obrigada! Volte sempre!