quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

A vida é preciosa



A vida é preciosa. A vida é preciosa. A vida é preciosa.

Confesso que ao ouvir ou proferir esta máxima na primeira vez acredito reter dela algum sentido, mas depois da segunda vez começo a duvidar que ela realmente signifique em meu coração a sua plena realidade.
E pergunto-me: A existência é preciosa ou são a ignorância e a incerteza do porvir que me fazem temer perdê-la?
Gosto de crer que há um porvir, que há Deus, mas minhas crenças, pela natureza fluida que é própria das idéias, nunca superam a vivacidade do que experimento. Minhas crenças orientam a interpretação da minha experiência, mas deixam claras as fronteiras do que parte de mim e do que me é imposto pela realidade exterior. Elas me confortam e me fortalecem, contudo não sanam o dilema.

A vida é preciosa.


Valorizo as vidas dos que amo. E para protegê-las não temo perder a minha, pois elas dão maior significado e maior importância à minha própria existência. Contudo o viver não é constituído somente dessas provas e me falta saber o real valor de existir. Sinto assim o tédio ameaçando ser o troféu da longevidade, desafiando a tolerância e a resistência quando os anos tiverem arrastado a energia da juventude. Recebo de bom grado o convite dos superficiais prazeres sensoriais, laborais e intelectuais que embriagam à guisa de amenizar as angústias.

A vida é preciosa.
 Será que sei agora tudo o que há para saber? Se é assim, então a vida não vale a pena. Não há esperança.
No entanto, o simples fato de me flagrar, ainda que movido pela indignação, julgando uma única vida merecedora de ser interrompida me diz que ainda me resta muito a aprender. E que reside a me aguardar em algum lugar no vasto universo de minha ignorância o significado libertador, amplo e sublime do existir.

Por hora, reconheço-me portador deste legado de Deus, que me possibilita ser testemunha das inumeráveis maravilhas que se desdobram diante dos meus olhos até o infinito, desde o ínfimo ao incomensurável. E este testemunho já é um milagre em si. E que me exige apenas ser capaz de continuar a viver.

A vida é preciosa.

Autor: Sérgio Mendonça - Itanhaém/SP

61 comentários:

  1. E bota preciosa nisso.Lindo texto e mensagem! beijos praianos,tuuuuudo de bom,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Chica
      Obrigada pelo elogio, apesar de que não é de minha autoria o texto e sim do meu amigo Sérgio. Boas Férias!
      Bjos. Fique com Deus!

      Excluir
  2. Boa noite amiga Luciana de Souza,
    A vida é preciosa, melhor não haver
    Depois de acontecer tanta coisa
    O melhor do mundo é mesmo viver!

    Sorrir e escrever
    Cada um à sua maneira
    Todos os dias o sol ver
    As crianças na brincadeira!

    Desejo uma boa noite para você,
    um beijo
    Eduardo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eduardo
      A vida realmente é preciosa, como é precioso ter amigos tão inspirados como você, que comenta com uma poesia linda!
      Bjos. Fique com Deus!

      Excluir
  3. A vida e a coisa mais preciosa que temos , feita de sentimentos, conflitos , sonhos e esperança de um novo amanhecer a cada dia que passa uma luta ,uma renovaçao rumo a felicidade .Beijo felicidades

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Emanuel
      Acho que você resumiu bem a vida, é cheia de conflitos e renovação, rumo a felicidade. Gostei.
      Bjos. Fique com Deus!

      Excluir
  4. Oi Luciana!
    A vida é o bem mais precioso que temos regada a conflitos, dissabores, tristezas, mágoas, alegrias, prazeres, felicidades, amor. Tudo na nossa vida é paradoxal e é por isso que ela é maravilhosa. Viver é tudo!!!!
    Beijos no coração e afagos na alma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gracita
      Concordo contigo, a vida é realmente paradoxal, por isso é maravilhosa!
      Bjos. Fique com Deus!

      Excluir
  5. Respostas
    1. Oi Lena
      A vida vale a pena mesmo, sempre, concordo com você, as vezes é difícil, mas mesmo assim vale a pena!
      Bjos. Fique com Deus!

      Excluir
  6. Luciana querida que saudades estava de ti, a gente se acompanha pelo Face mas não é a mesma coisa né, rssrs, profiro os Blogs, aliás o Face tem me cansado um pouco, está orkutizado demais rsrs bom, mas isso não vem ao caso! Amiga a vida é mais que preciosa p mim, nossa tenho muito medo de perde-la, costumo dizer que não tenho medo de morrer e sim de deixar de viver, se for viver em outro lugar está valendo rsrrs, lindo texto! Estou muito contente de estar aki novamente, Blogar toma tempo mas é um mal necessário depois que a gente se apaixona pelas pessoas a nossa volta! Bjoooooosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kellen
      A recíproca é verdadeira minha querida amiga! Sinto que você, como outros blogueiros já são meus amigos mais que reais. Gostei de sua frase, não ter medo de morrer, mas deixar de viver. Muito bom!
      Bjos. Fique com Deus!

      Excluir
  7. Oi Luciana! Que bom receber tua visita! Com certeza vou te seguir. Lindo texto! A vida é preciosa! E com certeza é um milagre, uma benção! Que Jesus Cristo possa nos dar a cada dia sabedoria e discernimento para vivermos bem e segundo a sua vontade.
    Um lindo fim de semana!
    Bjos, Lú.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciana
      Obrigada por retribuir sua visita, e não precisa dizer mais nada, o que você disse foi muito valioso, concordo plenamente.
      Bjos. Fique com Deus!

      Excluir
  8. Lindo texto, a vida é preciosa mesmo, Lu!
    beijos e tudo de bom! =]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Barbie
      Obrigada pelo elogio minha querida, tenho certeza que meu amigo ficará muito contente com o carinho de todos vocês. E viva a vida!
      Bjos. Fique com Deus!

      Excluir
  9. Lu tava com saudades, realmente a vida é preciosa um ótimo texto, mas sei que vamos aprender até nosso ultimo suspiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Patricia
      Eu também estava com saudades de todos meus amigos que passam por aqui, agora vai demorar um pouco para eu dar um tempo kkkkk. A vida é um constante aprendizado mesmo!
      Bjos. Fique com Deus!

      Excluir
  10. Luciana, minha querida; um beijo no seu coração. Bom te ver por aqui novamente. A vida é o nosso maior tesouro. Por tanto, a grande joia preciosa que temos. As dúvidas, incertezas, e outras coisas mais fazem parte do amadurecimento e crescimento humano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi PC
      O prazer é todo meu em te ver aqui no meu blog, meu amigo, sempre com palavras sábias!
      Bjos. Fique com Deus!

      Excluir
  11. Lu,

    Tudo bem? Um texto com lucidez e encantamento. A vida é preciosa e não tenho dúvidas, mesmo nos momentos de luta. Talvez não haja necessidade de definir ou entendê-la, mas apenas tentar seguir o seu trajeto.

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu
      Eu estou bem, graças a Deus, vivendo a vida! kkkkk. Como sempre seu comentário vem abrilhantar meu post. Eu até comentei com meu amigo que o texto dele faz lembrar o seu, sabia que você iria gostar.
      Bjos. Fique com Deus!

      Excluir
  12. Lu, adorei! vc anda sumida do grupo. vou roubar o texto com os créditos e levar pra lá. pronto, roubei,kkkkkkkkkkk bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jeanne
      Me desculpe, eu ando sumida do grupo mesmo, um pouco ocupada em casa com meu filho flautista. Que bom que gostou, pode levá-lo, é para edificação de todos.
      Bjos. Fique com Deus!

      Excluir
  13. Lucianinha, queridona!
    Como vocês estão, tudo bem?
    Saudades do churrasco? hahah

    Lindo texto do teu amigo! Acredito naquela máxima: "a vida é o bem maior" - e ponto. Sem ter muito mais o que falar.

    Beijos e ótimo fim de semana para vocês!
    Fiquem com Deus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cissa, queridona
      Com certeza, saudades não só do churrasco, mas da companhia de vocês kkkkk. E pelo que nos conhecemos virtualmente e pessoalmente, você é uma das poucas pessoas que eu conheço que sabe viver a vida em sua plenitude.
      Bjão queridona. Fique com Deus!

      Excluir
  14. Adorei suas reflexões. Existem livros muito bons sobre o propósito da vida, mas eles não deixam de ser experiencias pessoais dos autores e creio que cada ser humano tem que descobrir sozinho o porquê a vida é importante e preiosa.
    Eu ando tentando, mas ainda não tenho uma resposta definitiva, ás vezes fico a pensar que somente Deus sabe porque nos colocou nesse mundo e qual nosso objetivo em existir...

    enfim, não vou me prolongar no assunto porque ao final de todas as dicussões e filosofias sempre o que resta de FATO é a máxima de Sócrates: "Somente sei que nada sei".
    abraços!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Princess
      Realmente, você tem razão, o Sérgio, meu amigo, escreveu esse belo texto, depois de ter vivenciado um episódio da vida dele, é uma reflexão do ponto de vista dele, por isso coloquei o nome dele, porque eu não poderia levar os créditos por um texto que não escrevi, e porque a ideia é dele. Eu concordo com muito do que está aí, senão não teria colocado, é claro, mas tenho minha opinião também, e como já foi falado, a vida é um constante aprendizado, mas que ela é preciosa, é mesmo!
      Bjos. Fique com Deus!

      Excluir
  15. puxa Lú! Beleza de texto esse aqui! Parabens por dar esse seu espaço para seu amigo, e publicá-lo!

    muito bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi André
      Obrigada pelo elogio! Vindo de você que é um grande cronista, fico feliz. E estarei publicando mais textos dele, ele escreve muito bem.
      Bjs. Fique com Deus!

      Excluir
  16. Nossa que lindo!
    A vida é a maior riqueza que possuímos e como é delicioso viver na sua plenitude.
    Adoro viver, beijos amiga querida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Teresa
      Você também é uma pessoa que sabe viver a vida em sua plenitude mesmo! Parabéns minha amiga. Continue assim.
      Bjos. Fique com Deus!

      Excluir
  17. Creio que a vida seja, sim, preciosa, independente do que aconteça quando a perdemos. Temos tantos amigos e famílias, o presente é precioso, e vivê-lo também. Uma outra forma de pensar é como somos importante para as outras pessoas, principalmente irmãos e filhos. Isso torna a nossa vida uma jóia rara, não acha?
    E mesmo se não há mais nada para você aprender, a vida não perde o sentido, pois você pode ensinar o que aprende e transmitir esses conhecimentos para alguém. A vida, em nenhum momento, perde sua beleza.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mateus
      Grande reflexão meu amigo. Eu sempre digo que você é muito precoce para sua idade, com seus comentários muito maduros!
      Bjos. Fique com Deus!

      Excluir
  18. Oi, Luciana. Parabéns ao autor do texto, muito bom. Sabe, ler tudo isso me fez pensar que a vida pode ser mesmo uma dádiva preciosa, mas para enxergar isso é preciso estar em constante vigília e movimento.
    Quando nos acomodamos à vida ela perde muito do seu sentido, então passa a ser, como diz o texto, um tédio sem fim...o que parece diminuir um pouco sua beleza.
    Muitas vezes a vida parece não valer a pena, mas se somos movidos por questionamentos e perguntas e não nos rendemos aos maus momentos, certamente reencontraremos seu sentido rapidinho.
    Um abraço, ótima semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bia
      Obrigada pelo elogio, em nome do Sérgio. E que ótima reflexão você fez em cima do texto! Você é realmente muito especial!
      Bjos. Fique com Deus!

      Excluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Olá, Luciana.
    Infelizmente muitas pessoas esquecem, devido á correria do dia a dia, do quanto cada vida é importante.
    Cada um de nós é único, insubstituível e perfeito em sua imperfeição, e nem sempre é fácil percebermos o quanto as pessoas que conhecemos são especiais.
    E as pessoas que amamos tornam-se ainda mais especiais, razão pela qual devemos amar tantas quanto pudermos.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jacques
      Você tem razão, a correria do dia a dia nos deixa muitas vezes no automático e sem perceber o quanto a vida é preciosa.
      Bjos. Fique com Deus!

      Excluir
  21. Olá amiga, tudo bem?
    Pois é na vida temos nossos dias bom e ruins, porem se fizermos bem a matemática existem coisas mais boas do que ruins. Ainda vale a pena viver e lutar por dias melhores sempre, merecemos isso.
    Te desejo uma maravilhosa semaninha.
    Beijinhos de luz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Verinha
      Com certeza vale a pena lutar pela vida, acho que você captou bem a essência do texto minha amiga.
      Bjos. Fique com Deus!

      Excluir
  22. Oi Amiga, quanto tempo!
    Sim: a vida é preciosa, com certeza!
    Independente das lutas, das provações...
    Ainda assim é um presente precioso que Deus nos dá todos os dias!
    Bjs, com carinho.
    Que Deus a abençoe.
    Adelisa.

    http://adelisa-oquerealmenteimporta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adelisa
      Concordo contigo em gênero, número e grau!
      Bjos. Fique com Deus!

      Excluir
  23. Olá Lú,
    Quanto tempo, mas enfim estou chegando para comentar nos blogs que adoro!
    Sabe, lendo o seu texto refleti o quanto as pessoas desdenham da vida por conta dos seus próprios problemas e correrias sem fim. Quão interessante é parar e no raio de um instante refletir e pensar majestosamente: "A vida é preciosa". E neste momento só podemos agradecer a Deus pela vida que nos concedeu e por poder apreciar esses momentos tão especiais.

    Adorei voltar aqui!
    Abraços fraternos,
    Flávio.

    ResponderExcluir
  24. Oi Flavinho
    Que bom tê-lo de volta, você sabe que gosto muito de você, estamos juntos desde o começo de blogosfera. Fiquei muito feliz mesmo com sua volta, e seu comentário, como sempre inteligente e sensível!
    Bjos. Fique com Deus!

    ResponderExcluir
  25. Oi Luciana

    Concordo em tudo, a vida é realmente preciosa, só precisamos aprender a enxergar isso, muita das vezes é preciso ficarmos cegos para poder enxergar.

    Excelente texto, abraços

    ResponderExcluir
  26. Oi Marcos
    Eu também concordo contigo, você foi profundo em sua percepção da vida!
    Bjos. Fique com Deus!

    ResponderExcluir
  27. Ahhhhhhhhhhh Lu, a vida é o dom precioso de Deus a nós! Viver é maravilhoso, deixar que a Graça de Cristo flua em nós a sua imagem e semelhança é sabedoria. Eu amo viver e amo o Autor e consumador da vida e fé, pois creio que tudo existe pelo amor incondicional do Nosso Deus.
    As vezes estamos olhando bem longe esperando respostas que estão bem na nossa frente. Esperamos grandes manifestações do amor de Deus e esquecemos que só sobrevivemos cada dia porque ele nos concede isso.
    Ah querida, se não crêssemos num porvir inefável, que restaria para nós de esperança?
    bjkas doces e uma semana na paz e graça de Cristo!

    ResponderExcluir
  28. A vida é mesmo preciosa, Luciana. Que belo texto esse. Aliás, venho comentá-lo justamente após a tragédia ocorrida no RS. Acaba sendo inevitável não lembrar das vítimas ao lê-lo. Bjs

    ResponderExcluir
  29. Oi, querida Luciana!

    Lindo texto.
    Que bom saber dar valor à vida, à nossa e à dos outros.
    É um dom de Deus, sem dúvida, nenhuma.

    Fico feliz, por você estar tão feliz, e ter postado esse texto de Sérgio Mendonça.

    É espantoso, porque viver e ajudar os outros a viver é uma dádiva, um benção, um pérola rara.

    Boa semana, com harmonia e alegria.

    A VIDA É SEMPRE, EM FRENTE.

    Beijos da Luz, com carinho.


    PS: novo post, no "Afetos e Cumplicidades". Passe lá, se lhe for possível. Obrigada.

    ResponderExcluir
  30. Ola amiga, grata pela sua visita!
    A vida é preciosa e embora por vezes todos tenhamos momentos menos bons, o importante é reconhecer este dom maravilhoso que Deus nos ofertou e vivê-lo nos mais pequeninos detalhes que são tantos e tão belos! Beijinhos Ailime

    ResponderExcluir
  31. Pois é Luciana, como a vida é preciosa,
    imenso é o valor que devemos dar pelo fato de estarmos bem diante de tantas coisas terríveis que andaM a acontecer por aí.
    Exemplo triste essa tragédia recente que acabou com a vida de tantos jovens no RS.

    Triste demais!

    Bjo Luciana

    ResponderExcluir
  32. olá..
    vim agradecer a visita e conhecer teu canto..
    belo escrito de viver..
    beijos..

    ResponderExcluir
  33. Olá!
    Boa noite!
    Querida Lu
    pois é...a vida é preciosa para ser esbanjada nesse desencanto que por vezes nós nos deixarmos levar.Tenhamos fé, acreditemos no poder renovador da vida. Deus está conosco. Não limite o poder da vida!
    Com carinho!
    Bela quarta feira!
    Beijos

    ResponderExcluir
  34. A vida é preciosa porque é única.

    Cada pessoa é especial e insubstituível.

    Beijinho

    ResponderExcluir
  35. olá amiga linda... como vai querida?? A vida é única e muito preciosa pq aqui é que fizemos nossas escolhas tds os dias.. do que realmente queremos pra nós mesmos.. pq amanhã colheremos o que plantarmos hj.. isso é o fato.. Mas a vida não se baseia neste mundo apenas .. pois este é limitado..

    ResponderExcluir
  36. Olá querida amiga Luciana!
    Tudo bem?
    Amei o texto do seu amigo Sérgio Mendonça, muito reflexivo por sinal.
    Eu não tenho a menos dúvida que a vida é preciosa no sentido amplo da palavra.
    Se fosse dizer o que penso e sinto dessa preciosidade, daria um tratado, kkk.
    Só vou lhe dizer uma coisa, é preciosa também por ter conhecido você e sua família, claro ainda falta o lindo do Fernandinho.
    Aquele dia foi precioso demais para nós e continua sendo por que nossa amizade se solidifica a cada dia por Deus.
    Vida preciosa co amigos preciosos também.
    Beijinhos em seu coração preciosa amiga.

    ResponderExcluir
  37. A vida é precisosa sim!! É a oportunidade de buscar nos desenvolver em todos os sentidos!! Belo texo texto e parabéns!!
    Grande abraço!!
    jorge-menteaberta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  38. A vida é linda em toda a sua plenitude divina,nós que complicamos tudo,tudinho.
    A vida é uma benção,o bem maior do ser humano.A vida é Deus!
    Que possamos suavizar nossa passagem terrena,vivê-la com mais altivez.Sorrirmos para ela de forma convincente.Enfim,vivê-la!

    Beijão,Lu!Dani

    ResponderExcluir
  39. "No entanto, o simples fato de me flagrar, ainda que movido pela indignação, julgando uma única vida merecedora de ser interrompida me diz que ainda me resta muito a aprender."

    Este trecho tem muito a ver com o que debati no último post. Julgamentos há em toda parte e temos muito o que aprender.
    Apenas não é tão fácil lidar com a ignorância, principalmente quando a mesma nos afeta diretamente.

    => CLIQUE => ESCRITOS LISÉRGICOS...


    ResponderExcluir
  40. Olá. Obrigado pela visita.
    O texto do Sérgio é muito bom.
    Seguindo de volta.

    Histórias, estórias e outras polêmicas
    www.cchamun.blogpot.com.br

    ResponderExcluir

Os comentários estão moderados, é melhor assim! Sua opinião é importante para mim!
Obrigada! Volte sempre!