quarta-feira, 15 de maio de 2013

BC - Famílias e Impactos Tecnológicos


   Hoje visitando os blogs que eu gosto, vi no blog da minha amiga Calu essa BC, e todos vocês já sabem que eu gosto muito de uma BC, muito mais se tratando de um assunto muito importante que é a família, para mim a família é um projeto de Deus! E hoje é comemorado o dia da família!
   Essa BC está sendo promovida pela Norma do blog Pensando em família, e hoje é o último dia para participar dela, e mesmo que eu não tenha sido convidada diretamente pela Norma, eu sei que isso não é norma kkkkk na blogosfera, quando uma BC é lançada, qualquer blogueiro pode participar.
   Sou do tempo em que a TV preto em branco ainda existia, meu pai colocava um papel celofane para que ela ficasse colorida, então ou as pessoas ficavam todas amarelas, ou todas azuis kkkkkkk, mas o mais importante é que eu brincava muito! Eu era um garoto no corpo de uma menina, brinquei de empinar pipa, bolinha de gudi, escambida (uma brincadeira caiçara tipo esconde-esconde). Enfim, tive uma infância onde a criatividade imperava, até porque não tínhamos recursos financeiros para brinquedos.
   Cresci, estudei, consegui um bom emprego, e como a maioria dos pais, sempre quero o melhor para os filhos. Já disse aqui que não compro tudo o que eles querem, porque não quero formar cidadãos sem noção do que é a vida, porque a vida é muito difícil, mas é também difícil escapar da tecnologia, ela está presente em nossa vida.
   É internet, TV por assinatura, blu-ray disc, e penso que podemos usufruir disso tudo com moderação, estar atento, como pais para não dar mais valor a isso do que a uma boa conversa com nossos filhos, escutá-los, brincar com eles de jogos de tabuleiros.
   Sinceramente me sinto em dívida com meus filhos, principalmente por causa do blog, mas logo eles me cobram, eu os incentivo a isso, porque não quero perder esse momento, nunca mais eles vão ter doze e seis anos.
   Se um deles pede minha atenção eu  paro o que estou fazendo, a não ser que seja uma coisa muito importante mesmo, e vou escutar a música nova que o Daniel tirou na flauta, ou brincar de médico com o Fernando, brincar de baralho com eles também é divertido.
    Algo que não abro mão é diariamente, é fazer a lição de casa com o Fernando, além de ler a Bíblia e orar com eles, não para fazer uma lavagem cerebral, mas para mostrar o amor de Deus para com a vida deles, depois quando eles forem adultos, eles escolherão o caminho a seguir.
   Com certeza estou longe de ser uma mãe perfeita, mas como eu disse, tenho muito zelo pela minha família, e penso que a tecnologia é algo muito bom, mas pode ser algo ruim, se não for usada sabiamente, espero estar no primeiro grupo.

45 comentários:

  1. Você é a mãe perfeita que pensa ao pormenor no que é bom hoje para que se reflita no futuro dos seus filhos.

    ag

    ResponderExcluir
  2. Oi, Luciana. Como participante da blogagem, vim ler a sua.
    É verdade, embora a tecnologia tenha seu lugar na nossa vida, todo cuidado é pouco para não deixar que ela nos domine.
    Ser mãe é um privilégio tão grande que temos mesmo que ter o tempo disponível para nossos filhos.
    Bom ler você.

    ResponderExcluir
  3. Seu post de hoje está fantasticamente coberto da conscienciosidade de ser família - olho no olho, ouvir, falar, olha querida Luciana, isso não tem valores que substituam. Parabéns por toda sua dedicação.
    Bjs. Célia.

    ResponderExcluir
  4. Oii Luciana, eu tenho me sentido em falta tbém pelo excesso de tempo passando na net, mas não é com os filhos, é comigo mesma, tenho deixado de investir tempo em mim na minha saúde por conta das horas passadas na net, principalmente no blog, isso as vezes me faz entrar em conflito, falar em administrar o tempo nem falo, pois já tentei e sem muito sucesso srsr muito bacana esta BC! Bjoooss

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde amiga Luciana, que bom ler isso por aqui, é bem assim que se faz pessoas conscientes na vida, tive uma boa educação, dei educação aos meus filhos e eles estão passando os bons valores aos meus netos.
    A internet é muito boa desde que bem usada, as altas tecnologias noa atrai a todos, mas moderação é bom, pois do contrario vira vício e nenhum vício é bom, nenhum!
    Gosto dos meus blogues, mas dedico muito mais o meu tempo em muitas outras coisas que gosto, mesmo porque com disciplina se pode distribuir muito bem o nosso tempo!
    Abraços minha amiga parabéns pela boa consciência da vida que tens!

    ResponderExcluir
  6. Oi Luciana
    Fiquei feliz com sua adesão. O convite foi extenso à blogosfera e se inscreveu quem desejou, mas vc veio e está na roda. Convido a ler todos os demais, pois está sendo uma troca enriqueçedora.
    Gostei particularmente porque trouxe o seu cotidiano na reflexão.
    Volte sempre. Você é muito bem vinda.
    Já coloquei no blog o seu link e divulguei no Face.
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Luzinha,
    vc fez muito bem em participar.A opinião duma mãe dedicada como vc, vivendo na pele a questão, só contribui para que a reflexão cresça e apareça,e isto fica claro com tuas declarações pautadas no equilíbrio ante o mundo real e o virtual, procurando contrabalançar as situações para que somente os benefícios sejam vividos por toda família.
    Muito obrigada pelo link que vc fez ao fractais.
    Bjos mil,
    Calu

    ResponderExcluir
  8. Não precisas te cobrar.Tenho certeza que estás sempre presente! Eles também tem as horinhas deles , das suas coisas. Então, podes ter um pouco tu também! Equilíbrio e conversa fazem tudo dar certo! beijos,chica

    ResponderExcluir
  9. É verdade, Lu, a tecnologia está cada vez mais nos consumindo e deveria ser ao contrário. Uma pena! :/ beijos

    ResponderExcluir
  10. Lú, teve um tempo que nem vivia, só vegetava nesse mundo louco, minha família era que se preocupava comigo, me ligavam pra saber se eu ainda estava viva ou tinha morrido, já que eu nem saia de casa rs.
    Além de nos afastar das pequenas coisas e das pessoa que de verdade nos ama, como filhos/as principalmente, acaba nós, nos afundando no mundo imaginário, que pelo menos a mim me fazia muito mal.

    Um tema interessante, e no meu vê, muito serio

    "Famílias e Impactos Tecnológicos"

    Bjo minha linda

    ResponderExcluir
  11. Olá Luciana,
    Fiquei aqui rindo da tv com o papel colorido, kkkk.
    Tudo com moderação faz bem, né?
    Linda participação.
    Beijos mil

    ResponderExcluir
  12. Oi Lu,

    Sabe que eu estava falando disso agora mesmo com minha mãe? Agora vim morar oficialmente com ela e temos duas tvs, uma ela colocou no quarto dela e a outra me sugeriu colocar no meu quarto. Eu disse que não, pois ia acabar cada uma no seu quarto sem interagir.
    Os celulares tb tem um grande papel "separador" nisso. Pode ver numa sala de espera, num bar, muita gente fuçando no facebook, twitter, sem interagir com os outros da própria mesa!

    Enfim, tento me controlar hoje em dia.

    Bjos e #tamojunta

    http://borderline-girl.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Na vida necessitamos de equilíbrio. Tudo que é excessivo causa danos irreversíveis. E pelo seu post percebo uma mulher equilibrada que sabe discernir o meio termo. Uma perfeita explanação. Estou agradecendo e oferecendo um selo pela comemoração de 01 mês de blogosfera. Obrigado por sua interação.
    A sua encantadora presença dá vida ao meu blog. Obrigado pelo carinho.
    Um abraço
    Bruno

    ResponderExcluir
  14. Oi Luciana,
    Tudo na vida tem que ser dosada, para o que e bom não se tornar ruim.
    O tempo passa rápido mesmo, os momentos precisam ser aproveitados ao máximo!
    bjs

    ResponderExcluir
  15. Oi Luciana, gostei do tema da BC e gostei muito da sua participação.

    Abração
    Jan

    ResponderExcluir
  16. Lu concordo com voce, tecnologia e algo muito bom quando usado com moderacao e nao apenas entre criancas e adolescentes mas entre todos nos. Passar tempo com as criancas e conversar com elas ainda e o melhor jeito de formar pessoas de bem e supervisionar o que eles estao fazendo online e essencial hoje em dia. Voce e uma mae exemplar, pois dedicar tempo aos filhos e ao mesmo tempo ensinar bons valores e faze-los entender que a vida e dificil e eles vao ouvir muito "nao" por ai e uma das melhores provas de amor e sabedoria que voce pode ensinar.

    ResponderExcluir
  17. Parabens pela participação voluntaria agregando ainda mais reflexoes para esta grande reunião de amigos.Boas lembranças deste tempo da tv nao colorida e com as artimanhas usadas.A familia precisa desta atenção que voce coloca sob pena de criar a individualidade dos membros.
    Um abração de paz e luz.

    ResponderExcluir
  18. É minha amiga... A tecnologia as vezes está tomando o lugar do diálogo... Temos que tomar cuidado.

    ResponderExcluir
  19. Olá :)
    Obrigada pela visita ao meu blog e pelo comentário.
    Este seu blog é muito simpático e este tema é muito interessante.
    Muitos beijinhos

    ResponderExcluir
  20. Olá Luciana
    Cada vez mais a tecnologia afasta as pessoas, e consequentemente também as famílias.
    Bjux

    ResponderExcluir
  21. Bah! Muito bom teu texto guriazinha!
    Lucianinha, adorei!
    E penso que a tecnologia pode vir a nossa favor se não nos deixarmos dominar por ela, e assim ela for um auxílio, uma mão "amiga", apenas. Minha infância fui menos "garoto" haha..., mas imagino tudo o que você aproveitou e esses tempos não voltam mais, assim como temos que honrar todo o tempinho que estamos juntos com nossos filhotes, por isso tenho postado muito pouco e conseguido visitar os amigos apenas quando posto, é um risco, mas é necessário.

    Beijãooo para ti e um abração para a família linda!

    ResponderExcluir
  22. Olá Lu
    amei sua participação e ainda dizes que não é uma mãe perfeita, claro que és e estas certa amiga, filhos em primeiro lugar e eles crescem tão rápido que a gente nem percebe, aproveita sim. Claro que a tecnologia é maravilhosa se sabermos usa-la com moderação.Deu saudades do tempinho de criança, também colocávamos na frente uma tela de alguma cor na frente da televisão e era um luxo,kkkkkk, lembranças boas.
    Parabéns pela participação. Obrigada pela visita carinhosa. Beijos.

    ResponderExcluir
  23. Oi, Luciana!
    Adorei sua participação...eu também me policio para atender minha filha quando ela quer falar comigo. E quando criança, mesmo em uma época em que eu trabalhava 12 horas por dia, fazia questão de fazer com ela a tarefa de casa, fazer janta e dar banho...tenho certeza que essa atenção fez toda a diferença em seus estudos e em seu emocional. Como bem lembrou tecnologia é ótima, mas como tudo, somente se for usada com equilíbrio.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  24. Então fomos dois moleques... hahaha! Sabe que eu mesma montava as minhas pipas? Tinha uma coleção de carrinhos tb.
    Não tínhamos esta tecnologia toda de hj, mas fomos muito felizes, né! Good times ever.
    Bjns
    :)

    ResponderExcluir
  25. q lugarzinho abençoado ... ameiiiiiiiiii
    fiquei tão feliz com sua visita, seu comentário, e por sermos irmãs em Cristo
    Estarei aqui sempre q puder, ganhaste uma amiga :)
    Amei seu texto, hj mesmo estava pensando no quanto a gente perde tempo com o mundo virtual, ta faltando tanto o olho no olho, o abraço sincero, o aperto de mão.
    Mas tem um lado bom, q nos faz conhecer pessoas legais tambem.
    Creio q conheci uma hj ... e q Deus abençoe pra q esse inicio de amizade cresça
    Bjs!!

    ResponderExcluir
  26. q lugarzinho abençoado ... ameiiiiiiiii
    voltarei mais vezes
    bjsssssssss

    ResponderExcluir
  27. Oi, Luciana!!
    Tenho certeza que faz o melhor para a sua família, como também acho que temos que ter um tempo só para nós mesmas e o blogue é um desses momentos e sei que como mãe solícita, está sempre à disposição deles. Ter essa consciência nos ajuda a saber dosar esse tempo. Beijus,

    ResponderExcluir
  28. sempre que entro aqui me delicio com seus escritos...

    bjs.Sol

    saudade daqui..

    ResponderExcluir
  29. Tudo o que é demais acaba se tornando negativo, até mesmo a tão idolatrada tecnologia!
    È ótimo que você reserve sempre um tempinho para interagir com os pimpolhos (eita palavra antiga!!!), e também tenha uma horinha reservada para você mesma.
    Gostei das lembranças de infância, eu me lembro que um simples pedaço de tábua velha toda comida pelos cupins virava um transatlântico na minha imaginação de criança...
    Abraços, Lu!

    ResponderExcluir
  30. Oi Luciana,
    Vim agradecer a visita ao Simples Assim e conhecer seu blog.Gostei muito. Concordo com tudo o que você falou sobre a família, ela realmente é a base de tudo.
    Como a Luma disse, é importante termos uma atividade, como o blog, só devemos estar atentos a saber dosar o tempo.
    Bj e bom fim de semana,
    Lylia

    ResponderExcluir
  31. Olá Luciana,
    A tecnologia nem sempre é positivo. A familia, pel contrário, é-o sempre.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  32. Sem duvida nos faz pensar e não nos deixarmos nos perder com tanta tecnologia, achei o máximo dizer que faz a tarefa com seu filho e que leem a bíblia e oram juntos, ótimo exemplo.

    ResponderExcluir
  33. Luciana, parabéns pela maneira sensata com que conduz a educação de seus filhos e o rumo de sua família. Que maravilha seria se todos pensassem e agissem assim. Um grande beijo no seu coração.

    ResponderExcluir
  34. É verdade Luciana,
    Deve ser usado com moderação.
    Beijos

    ResponderExcluir
  35. Que lindo Luciana!
    Com certeza seus filhos escolherão o caminho do bem, por que eles já trilham este caminho e não serão tolos de trocar.
    Você é uma grande mãe e muito querida por mim, amo você, amiga e esse seu jeito de educar é perfeito.
    Um abraço e fiquem com Deus.

    ResponderExcluir
  36. Olá!Boa tarde
    Amiga Lú
    Bela participação na BC...
    Creio que temos o mesmo ponto de vista...
    O avanço tecnológico, provocou mudanças profundas em tudo... presencial e a distância. Apesar da resistência inicial, as pressões pelas mudanças são cada vez mais fortes.E com a atual dispersão da atenção da vida urbana,com tanta parafernália,que vc citou.. fica muito difícil a autonomia, organização e educação familiar.Contudo, na família, é preciso escolher e estabelecer limites. E vejo, que vc assim o faz.Devemos ter o cuidado , sempre, de manter o encontro e o diálogo. Sem deixar passar o tempo adequado, pois entramos numa era de informações instantâneas, o que criará tensão ou indiferença. Para que isso não atrapalhe a aprendizagem/educação, e aquilo que veio para impactar de forma positiva, não se torne negativa.
    Obrigado pelo carinho da visita
    Bom final de semana
    Beijos

    ResponderExcluir

  37. Ola Luciana
    Também participei desta BC e estou lendo as opiniões dos colegas.
    Seu texto está perfeito. Você é uma mãe super dedicada e muito cuidadosa.
    Mas, infelizmente não podemos fugir da tecnologia porque ela está infiltrada
    entre nós.Precisamos ter cuidado e ensinar as crianças usar com moderação.
    Parabéns pela mãe que você é.
    Beijos
    Maria Luiza (Lulú)

    ResponderExcluir

  38. Olá Luciana
    Pelo seu texto e pelos os elogios que nossos colegas fazem a você, vou começar parabenizando-a pela mãe dedicada que você é.
    Infelizmente não podemos fugir da tecnologia porque ela está infiltrada entre nós.
    É usar e ensinar as crianças a usar com moderação.
    Beijos
    Maria Luiza (Lulú)

    ResponderExcluir
  39. Muito bonito seu texto, e usar com modereção
    é maravilhoso, orar juntos é divino
    Deixo um abraço de bom final de semana
    Bjuss
    Rita!!!

    ResponderExcluir
  40. .



    Tudo o que eu faço é por
    ela pois sem ela nem o
    universo seria tão grande.

    Saiba mais, no meu blog,
    hoje.

    Tô te seguindo.

    Beijos,

    silvioafonso









    .

    ResponderExcluir
  41. Olá, tudo bem?
    Vim retribuir o carinho obrigada você é uma guerreira!


    Força sempre e sempre em frente

    ResponderExcluir
  42. oi Lu, belo post, teria muitos itens a comentar mas achei interessante tua rotina de orar com a família. como dizes, esta sementinha de espiritualidade vai ficar e isto está cada vez mais difícil em nossos dias.
    bjs
    http://eubipolarbuscandoapaz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  43. Belo dia de domingo menina inteligente !
    Seus textos tem muito de imperativo do qual é sempre uma obra prima...
    Deixo aqui o link de uma história fenomenal do qual vale muito a pena conferir para termos consciência do valor da vida diante da morte.É uma história não conhecida por vc ,mas vale muito a pena seu depoimento como comentário...
    bjs de dia de domingo !
    http://lucinhasdreamgarden.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  44. Bom dia amada Luciana!!

    Estou impressionada com a forma maravilhosa como você cresceu, evoluiu como escritora, com a sua desenvoltura como blogueira. Parabéns por isso, minha querida, mas , também, mil parabéns por conseguir, aliar esse seu progresso, à consciência da necessidade de cultivar a vida em família. Isso é fantástico, mesmo porque sabemos o quanto a internet é absorvente de tempo. E tempo precioso, que se esvai sem que percebamos imediatamente.
    Da minha parte, devo confessar que com a minha mudança de residência, e também muito tempo sem internet em casa, usando o not da filha ou da neta, por causa do vicio...( hahahahha) fui aos poucos me desapegando, como de tantas coisas que fui obrigada a me desapegar, devido às mudanças em minha vida.
    A Rafaella, minha amada neta, crescia e se desenvolvia ao meu lado sem que eu realmente, inteiramente prestasse atenção, apesar de viver dizendo que ela é a luz a alegria da minha vida, mas tendo o olhar na tela do computador, em vez de tê-los nos dela, os dedos no teclado, em vez de nos cabelos dela... A pausa da blogosfera me "acordou", me despertou pra ver o que eu estava realmente perdendo: o desenvolvimento da pessoinha mais linda que Deus me deu: a neta Rafaella.
    Por isso, o teu texto tão bem escrito, me tocou o coração.

    Estou retornando à blogodfera. Mas, não é mais a minha prioridade na vida. Sei que entenderá minhas ausências.

    Muitas, muitas felicidades, e Deus te abençoe cada vez mais juntamente com sua maravilhosa família, querida Luciana!

    Bjos da Lu...

    ResponderExcluir
  45. A família é algo insubstituível.Sempre deve-se reservar tempo para estarmos juntos,rirmos juntos..
    Os valores hoje em dia estão jogados ao vento.Por muitas vezes nos pegamos dando importância a algo tão ínfimo,que não faz diferença em nossas vidas.Ainda fico a maior tecnologia inventada por Deus,a família.

    Beijão,Lu!Dani.

    ResponderExcluir

Os comentários estão moderados, é melhor assim! Sua opinião é importante para mim!
Obrigada! Volte sempre!