segunda-feira, 31 de março de 2014

Minha opinião sobre a Campanha #eu não mereço ser estuprada

Muito se falou nas redes sociais, principalmente no facebook sobre essa campanha, eu fiquei analisando as opiniões principalmente a favor dela, mas me chamou a atenção a opinião de um blogueiro amigo Victor Von Serran, sobre a  idoneidade da pesquisa, daí eu pensei bem a respeito e concordando com o meu amigo, e acrescentando algo mais, explanarei minha opinião a seguir, já que vivemos num país livre. Não quis fazer isso no face por achar que iria gerar alguma polêmica à toa, mas aqui penso que as pessoas que lêem meu blog estão acostumadas a respeitar opiniões adversas, e se tiverem outra opinião podem colocá-las, também, pois estamos num país livre, vale lembrar.
Quero em primeiro lugar dizer que estão fazendo tanto barulho em cima de uma pesquisa. Todos acreditam realmente nessas pesquisas? Será que 65% da população achar que as mulheres que usam roupas "provocantes" merecem ser estupradas? Não é um número muito expressivo não?! Pare e pense! Essa matéria que eu copiei do face do meu amigo vale a pena ser lida! http://veja.abril.com.br/blog/felipe-moura-brasil/2014/03/28/a-culpa-do-estupro-nao-e-da-mulher-mas-a-da-confusao-e-da-pesquisa-do-ipea-essa-sim-merece-ser-atacada/
Em segundo lugar, na minha opinião profissional, já que trabalhei no Fórum Criminal por mais de vinte anos, um estuprador é um ser doente, ele não precisa de estímulos, ele faz o que faz, porque a mente doente dele diz para ele fazer. Eu já peguei processo em que um pai estuprou o próprio filho de dois anos! Que sensualidade isso tem?! Isso vem de uma mente doentia! Já vi estuprarem uma senhora de 70 anos! Não há um padrão, eles são doentes!
Por último e não menos importante, é claro que ninguém merece ser estuprada! Isso é um fato! Assim como não merecemos ser assaltados, assassinados, etc... Só que coisas ruins acontecem com pessoas boas e o contrário também.
Teria mais coias para escrever, mas o post ficaria muito longo, então vou terminar por aqui, desejando que não precisemos pedir para que as pessoas não façam coisas como estupro, senão como disse minha amiga Andréa Prado, onde iremos parar?!
Beijos a todos. Fiquem com Deus!

24 comentários:

  1. É... a idoneidade da campanha pode ser questionada...

    Abração
    Jan

    ResponderExcluir
  2. Vocẽ tocou num ponto legal Lu. Realmente não temos certeza sobre a veracidade da pesquisa, porque não sabemos bem como ela foi feita. Eu não respondi a enquete e muitas pessoas que conheço tb não, mas o brasil realmente é um país muito machista. Em toda minha vida eu me senti uma inútil por ser mulher, achava que era mais fraca e menos inteligente por isso, por causa das coisas que as pessoas diziam. Só melhorei qdo entrei pra faculdade e entrei em contato com pessoas de mente aberta, mas mesmo lá dentro percebi que ainda há mts homens que tratam as mulheres como objeto, e muitas mulheres que acreditam que merecem ser estupradas caso usem roupas provocantes. Quanto ao estuprador, bem, acho que existem casos e casos. Há os sádicos, que estupram para provocar o sofrimento da vítima, há os que foram estuprados na infância e acabam atacando outras pessoas, mas há também aqueles que se acham no direito de usar o corpo das mulheres, como a maioria desses encoxadores do metrô e do onibus. Na nossa sociedade em se tratando de sexo, tudo é perdoável para o homem. Como minha vizinha falava e resumia bem a ideia : "prendam suas cabritas que meus bodes estão soltos". a sexualidade feminina é muito reprimida ainda.

    ResponderExcluir
  3. Eu as vezes acho que quem violenta não o faz por ser doente e sim por achar que pode... Mas penso também que a campanha não é bem um movimento em relação ao estuprador e sim em relação as pessoas que não são capazes de fazer isso, mas quando vem ocorrer culpam a vítima. Violência Sexual deve ser o único crime cuja culpa nunca recai sobre quem pratica e sim sobre a vítima... Sempre tem alguém para dizer: "Ah, mas porque você usou essa mini-saia?", "Ah, mas por que você usou esse decote?", "Ah mais por que você saiu a noite?" Ah, mas por que você bebeu?"... Peraí, é crime usar mini-saia, decote, sair a noite, beber? Não, crime é violentar. Então porque chamar atenção para essas coisas???? A vitima NUNCA é culpada, ninguém merece ser violentada, independente da situação psíquica de quem violenta... Acho que nós nos metemos nessa campanha por isso, eu ao menos... para que fique claro que o meu decote é um exercício de liberdade, violentar é crime.

    Cheros... e sim, sempre vale puxar um bom debate... mas no face... putz ali é um saco puxar qualquer coisa... até debate! #TeEntendo

    ResponderExcluir
  4. Amiga, boa noite, pois é, nenhuma mulher merece ser estuprada e ninguém merece, nem crianças ou idosos, mas como dizes, doentes precisam de serem recolhidos em hospitais para tratamento, como não há hospitais para tantos, nem se sabe como tudo isso vai ficar.
    Claro que as mulheres têm direito de usarem roupas como quiserem, é preciso conscientizar todos sobre os desequilibrados isso sim!
    Abraços amiga, tenhas uma linda semana!

    ResponderExcluir
  5. Lu para mim se uma pessoa já disse que sim é o suficiente, concordo que 65% pode ser muito, mas vivemos em um pais machista, esses dias conversando com algumas irmãs da igreja sobre este tema pasmem, das 6 que estavam comigo 4 disse que certas mulheres provocam mesmo. Sai de perto para não brigar, como disse um estuprador faz isso pq é um ser repulsivo, mas que tem um monte de homens e mulheres preconceituosos isso sim affff é o fim.

    ResponderExcluir
  6. Lucianinha queridona!
    Tudo bem? Gostei de te ver por lá no blog.

    Eu já penso um pouco diferente a respeito da questão quanto a sua polêmica. Penso que o facebook é um bom palco de discussões, até porque tem a contrapartida em comentários dos outros; e eu vir aqui, que é a tua casa virtual e expor minha opinião, considerando que já fiz isso no facebook é que acho meio estranho e não gostaria. Lá no tópico do próprio Victor, coloquei-a.

    Espero que esteja tudo bem com vocês!

    Grande beijo para ti e tua família!

    ResponderExcluir
  7. Gostei do seu ponto de lembrar que a gente deve sim questionar essa pesquisa que nem e tao clara assim. Eu nao acredito que no Brasil 65% das pessoas acha que estupro e culpa da vitima, isso e muito retrógrado e nao acho que reflete a opiniao de um pais onde se tem um numero expressivo de mulheres. Apesar que por outro lado como ja lembraram em outros comentarios, o Brasil e um pais machista onde as vezes a opiniao das pessoas choca pelo preconceito arraigado.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Luciana!
    Tenho visto no Face essa polêmica, e concordo com vc:
    um estuprador é um ser doente que não precisa de estímulos para praticar essa violência.
    É óbvio que algumas mulheres vestem roupas 'provocantes' mas de maneira alguma merecem sofrer abuso sexual.
    Muito boa sua postagem...
    Bjs \o/

    ResponderExcluir
  9. Lú, essa pesquisa é um insensitivo a mais para os dentes mentais poderem praticarem o estupro sem nem mesmo se sentirem culpados, já que essa falsa pesquisa os isenta da culpa. A culpa é nossa amiga, infelizmente!
    Já não basta a impunidade em todas os tipos de crimes. Lú o estupro agora tem culpados, ou melhor, culpadas! Isso só nos deixa mais desacreditados/as nesse país de políticos corruptos que não mudam as nossas leis justamente pq afetaria logo de cada eles mesmos
    (políticos corruptos).

    Lú muita saudades de vc que tbm havia sumido rs

    Bjos mulher!

    ResponderExcluir
  10. Concordo plenamaente com você. Neste caso, ninguém tem o direito de fazer nada que seja a contrafgosto de outra pessoa, seja qual for o argumento usado.
    Um grande abraço, Élys.

    ResponderExcluir
  11. Luciana, gostei do seu ponto de vista e, principalmente, porque enfatizou que tais seres são doentes, não escolhem se a mulher é boazuda, bonita, feia, velha ou jovem, são doentes mesmo.
    Agora, achei um absurdo a forma como a frase da campanha foi estabelecida, pois este "merece" não cabe bem aí, talvez se dissessem: 'eu não devo ser estuprada' ficaria mais lógico, né mesmo?
    um abraço carioca

    ResponderExcluir
  12. Olá amiga é sempre uma alegria te ler, então eu tbém acho meio suspeita esta pesquisa, pode ser maldosa e tendenciosa, de repente querendo impor nas pessoas um pensamento que não condiz a maioria, porém acho que o preconceito com mulheres que usam roupas mais ousadas existe de verdade, e parte das próprias mulheres, muitas vezes são elas que atiram pedras nas que usam pouca roupa, mas enfim seja como for verdadeira ou não a pesquisa o fato é que não há justificativas p o estupro! Bjinhosss

    ResponderExcluir
  13. Oi Lu, demorei mais estou aqui. Acabei de ver que especialistas do assunto condenaram a pesquisa, isso depois da nossa conversa. Agora temos mais que certeza que seus fins são no fundo, campanha para a Dilma. Beijão.

    ResponderExcluir
  14. Um assunto sempre delicado de se tratar, mas que sempre deve ser levado à tona, acabo de postar um novo texto no meu blog sobre a vida da blogosfera, sua importância e convivência com as demais redes sociais, e creio que, em cada espaço podemos sim debater os mais variados assuntos, mas nos blogs, podemos nos aprofundar em nossos pontos de vista. Não só as mulheres, mas ninguém, homem ou mulher merece ser estuprado, é um crime no qual avilta a nossa intimidade de forma a causar danos emocionais, ás vezes, indeléveis e sequelas para o resto da vida.

    Ótimo texto, parabéns Lu, abração pra toda a família.

    ResponderExcluir
  15. 'Eu não mereço ser estruprada!' 'Eu não mereço ser estrupada!' 'Eu não mereço ser estupadra!' Algumas pessoas deveriam primeiro aprender a escrever..
    Não tenho mais saco para essas campanhas ineficazes e pessoas querendo pegar carona e levar vantagens até em assunto sério como esse.
    Será difícil explicar para um doente,um psicopata que eu não mereço ser estuprada...Assim,como é difícil explicar para os políticos desse Brasil que eu não mereço ser roubada,que eu não mereço pagar tantos impostos...e por aí...

    Beijão,Lu!Dani.

    ResponderExcluir
  16. A campanha já foi desmascarada.Estava "errada".Que estranho isso,não? Teu texto muito bom! Ninguém tem o direito de estuprar, isso é a verdade! beijos,chica

    ResponderExcluir
  17. Eu não mereço ser vítima de qualquer ato criminoso. E o estuprador não age levando em conta as roupas das mulheres. Já foi noticiado que houve erro no resultado da pesquisa. E creio que há outros questionamentos a merecer uma pesquisa, objetivando mudanças, nesse país. As mulheres violentadas costumam se sentir culpadas, ainda que tenham comportamento e hábitos irreparáveis. Campanhas dessa natureza só contribuem para aumentar a culpa e fornecer "argumentos justificativos" a pessoas doentes.
    Gostei de vê-la retornar. Tenha uma linda semana. Bjs.

    ResponderExcluir
  18. Um texto e um assunto bom e esclarecedor
    ninguém merece sofrer por nada, concordo com
    o belo escrito seu, abraços minha querida saudades
    de vc , hj vim toma rum cafézinho convido vc para o memso

    ღღ¸╭•⊰✿¸.•*ღ ღ¸╭•⊰✿¸.•*
    Tenha um domingo feliz
    bjusss
    Rita!!!

    ResponderExcluir
  19. Concordo com você Luciana em tudo. Não é uma roupa que vai fazer um homem estuprar alguém.
    Penso também como a Marilene, esta campanha só vai ajudar doentes se justificarem.
    Um abraço querida amiga.

    ResponderExcluir
  20. Olá Lu
    Divino texto e muito bem escrito, concordo com você. Logico que não é a roupa, nada justifica uma barbaridade destas e nem acho que a pessoa é doente, para mim é pura maldade e safadeza mesmo.
    Estava com saudades amiga, estou voltando de mansinho, mas com intensão de ficar.
    Beijos e até mais.
    Vem conhecer meu novo cantinho.

    http://criandoumsonhoaqui.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Podemos e devemos questionar números e pesquisas, mas não devemos nem podemos invalidar a violência contra a mulher. É injusto com as vítimas de violência sexual que a gente olhe para o IPEA e invalide a campanha por conta dos números.

    Pior ainda: cada vez que se fala de direitos das mulheres, violência doméstica e sexual, opressão, sempre aparece uma tropa de choque machista para invalidar a luta, ofender e ameaçar de violência ou estupro quem está tentando mudar a situação.

    Não concordo com a ideia de "todo estuprador é doente". Isso é uma falácia, pois e o marido que quer transar e força a esposa que não quer? Qual vai ser a justificativa para este homem? Alegar doença mental? Não acredito nisso. Acredito que existam maníacos que sejam estupradores sim, mas nem todo estuprador é maníaco, pois a cultura sexista está aí, falando para os homens que o corpo da mulher lhes pertence, ensinando que eles podem fazer dele o que quiserem. Isso se chama Cultura do Estupro, e isso não vai mudar enquanto as mulheres não se levantarem e começarem a fazer campanhas como essa. Acho válido sim que a campanha tenha surgido, não importa se foi por causa da pesquisa ou se foi por conta do estupro de duas menores por uma banda de música.

    O que me incomoda profundamente é ver N textos por aí, invalidando a pesquisa e pouca gente tocando no que realmente importa: mulheres são vítimas de violência diária e ela é relativizada até mesmo pelas autoridades com dúvidas a respeito de roupa, horário, bebida, comportamento. A culpa do estupro é do estuprador, ponto final, não interessa quantos porcento apareçam numa pesquisa.

    O mais triste é ver estes comentários acima, invalidando pesquisa e movimento e esquecendo do que é mais importante. Lamentável.

    Bárbara Cabritta.

    ResponderExcluir
  22. Oi Bárbara
    Obrigada por ler o meu texto e por comentar, pois como eu disse, vivemos em um país livre, e sua opinião é importante, por isso eu desmoderei,mesmo vendo que era quase na sua totalidade contrariando o que eu tinha escrito. Acredite querida, estamos do mesmo lado! E uma sobrinha minha foi muito atacada no facebook por ter aderido a referida campanha, aliás, isso foi o que me impulsionou a escrever o texto, o fato de que ela só perdeu noite de sono, foi ridicularizada, enquanto provavelmente o estuprador, que na minha opinião é sim um doente sequer lerá o que ela escreveu. A culpa com certeza é do estuprador, nisso nós concordamos, e o Brasil é mesmo um país machista, mas a pesquisa só veio para uma finalidade, e ela conseguiu, que era distrair a população de algo maior que está por vir, disso eu não tenho dúvida. Se vc ler minha resposta e respondê-la, saiba que eu não vou responder mais, porque este não é o propósito deste blog, só quero que saiba que respeito muito sua opinião e o fato de vc ter colocado seu nome no comentário.
    Bjos. Fique com Deus!

    ResponderExcluir
  23. Oi, Luuuuuu!! Saudades, viu!
    Pois é... deu e ainda tá dando o que falar.
    Como vc disse aqui, a gente não merece tanta coisa, né!
    Bjns
    :)

    ResponderExcluir
  24. Oi, Luciana!
    Qualquer resultado de pesquisa não seria aceito, pois o resultado diria o quanto o nosso país é machista, não somente os homens, mas as mulheres também. Eu mesma já ouvi de outra mulher que fulana foi abordada na rua porque estava com roupa indecente. Queira ou não, o machismo é um fato que não se pode negar e por estarmos em país machista, tem muita mulher brincando com a sorte. Lógico que não vamos nos trancar em casa, mas até que a mulher seja respeitada, as autoridades precisam fazer campanhas e aumentar o número de policiais, principalmente nos coletivos onde as mulheres são molestadas a toda hora.
    Adorei te ver blogando de novo!! Obrigada pelas palavras carinhosas no "luz"!
    Beijus,

    ResponderExcluir

Os comentários estão moderados, é melhor assim! Sua opinião é importante para mim!
Obrigada! Volte sempre!