segunda-feira, 28 de julho de 2014

Quatro anos convivendo com a bipolaridade

Há quatro anos, em julho de 2010 eu fui diagnosticada com o transtorno bipolar do humor! O que mudou em minha vida desde então?
No começo eu fiquei literalmente arrasada, depois veio a fase de aceitação da doença, depois a fase de adaptação com os remédios, o que é o mais difícil na minha opinião.
Só em setembro de 2011, depois que eu já tinha tido uma crise de mania, estava quase um ano em depressão e hipomania, eu consegui com a ajuda de Deus sempre em primeiro lugar, procurando na internet algo sobre a bipolaridade, achei um blog de um português chamado Sérgio, ele me ajudou muito a me entender, e a saber que a bipolaridade não era maior do que eu, e que se eu me empenhasse e me apegasse em algo que valesse a pena lutar eu conseguiria vencê-la. Para pessoas "normais" coisas simples como levantar, tomar banho e ir trabalhar é apenas uma rotina, mas quando se está sob efeito de remédios fortes e totalmente entregue a doença, a vida se torna um fardo pesadíssimo!
Foi o que eu fiz, me apeguei a minha família, sabia que valia a pena lutar por eles, pelos meus filhos pois eles dependiam de mim, eu tinha que estar sã, pois senão quem iria educá-los, dar carinho, fazer o que uma boa mãe deve fazer? Eu não me sentia em condições de fazer isso naquele momento. Em setembro de 2011 eu consegui começar a sair do fundo do poço em que me encontrava, não foi fácil, acreditem, mas Deus e minha família sempre estiveram ao meu lado!
No ano de 2012 eu voltei a trabalhar e em abril eu comecei o blog para ajudar pessoas e parentes com transtorno bipolar, porém no final de 2012 eu tive outra crise, depois emendei com uma fratura no ombro no começo de 2013, mas me recuperei bem de ambas.
Desde então estou bem equilibrada, tomo os remédios regularmente, me sinto muito bem. Neste ano já tive duas provas de que estou realmente muito bem, a primeira foi em abril, quando meu marido ficou desempregado, isso nunca tinha acontecido em 19 anos de casados. Ele ficou muito preocupado com minha reação, pois é claro que o nosso padrão de vida caiu muito, mas eu consegui manter o foco. Agora, neste final de semana, minha mãe teve um princípio de AVC, foi levada para o Pronto Socorro desacordada, minha irmã ligou de lá enquanto eu estava me preparando para ir encontrá-la, dizendo que ela estava em coma, eu não me alterei em nenhum momento, acalmei minha irmã, minha sobrinha e meus filhos. Graças a Deus minha mãe só tinha tido um apagão já teve alta, mas todos estavam preocupados com minha reação, pois além de tudo eu sou muito apegada a minha mãe.
Diante dos fatos, vejo que após quatro anos convivendo com a bipolaridade, estou fazendo o que todo bom brasileiro sabe fazer, estou "tirando de letra", por isso escolhi essa foto fofa para ilustrar o post, não quis nada muito pesado.
Que Deus abençoe a todos. Boa semana!

19 comentários:

  1. Que bom,Luciana que estás sabendo conviver e driblar a bipolaridade junto com acontecimentos da vida! Ainda bem que tua mãe está bem, foi um susto! Que continues assim, sempre pra melhor! bjs praianos, tuuuudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. Ai Luciana, que bom que sua mae so deu um susto em voces e melhor ainda e muito bom ler aqui que voce ta vencendo, que ta conseguindo ir bem e como voce falou Deus em primeiro lugar, sua familia linda pra te apoiar e voce buscar forcas pra lutar e tudo vai dar certo. Aqui nao falta e gente torcendo por voce.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Olá, querida
    É um aluta tremenda!!! Só quem tem deve saber como é...
    Gostei muito de saber que vc ajuda a outros que passam pelo que já passou... parabéns!!!
    Bjm fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir
  4. Minha querida admiro imenso a sua força e sei que o seu caminho será de sucesso no futuro também...seus filhos e sua família precisam de si como muito bem disse e dá-nos imensa força que eu sua...as melhoras de sua mãe, a minha também teve um avc o ano passado muito forte seguido de derrame mas está praticamente recuperada agora...Beijinhos, parabéns por ser quem é e força!!!
    Maria

    ResponderExcluir
  5. Fico tão feliz por você querida amiga.
    Você é uma grande vitoriosoa, tem uma família que a ama e Deus no coração.
    Que bom que sua mãezinha já está em casa, que alegria!
    Grande beijo querida Lu, conte sempre com nossas orações.

    ResponderExcluir
  6. Que maravilha, Luciana!
    Sei como é complicado conviver com este tipo de problema ( há casos na minha família e amig@s) e só posso te dar os parabéns e minha admiração por você estar conseguindo "tirar de letra" uma luta como esta, tão depreciada por pessoas que não compreendem que isto é doença real e não "frescura".
    Seu blog presta um ótimo serviço a todos que sofrem de bipolaridade, mostrando que é possível sim conviver com ela e até mesmo superá-la, em alguns casos.
    Abraços, Luciana!
    Mari

    ResponderExcluir
  7. Fala Lu querida, cara, sempre te admirei, desde o primeiro contato contigo por aqui, ou foi em outro lugar? Rs, não lembro, mas não importa, e o que é mais legal, é que, mesmo com todos estes transtornos em sua vida, vc não se deixou abater, resolveu lutar, e tem logrado êxito em suas batalhas, e vc tem uma família linda, e que vale muito a pena batalhar, e deixo aqui um grande abraço pra todos eles, pra sua mãe que se recuperou, pro seu esposo, que é um batalhador, pros garotos, que têm um futuro promissor na música, e pra vc, que é uma guerreira.

    Abração pra ti e que Deus te abençoe Lu.

    ResponderExcluir
  8. É bom saber que estás conseguindo vencer e você sabe bem que Deus está sempre ao seu lado lhe dando força, lhe abençoando. Um grande abraço,
    Élys.

    ResponderExcluir
  9. Concerteza querida amiga tudo ira dar certo na sua vida apesar dos pesares Deus sempre iluminara o seus passos e de todos quanto ama ,muitos beijinhos felicidades

    ResponderExcluir
  10. Nossa, Luciana!
    Ainda bem que vc está melhorando cada vez mais..
    Nada é fácil nessa vida, mas Deus sabe o que cada um de nós pode aguentar.
    Que bom que está bem

    Pensamentos Viajantes
    Fan Page

    ResponderExcluir
  11. Oi, Luciana!
    Os momentos de dificuldade nos colocam à prova e são com eles que tiramos as maiores experiências e aprendizado. Passou por momentos de grande desafio e prova. Estou feliz por você! Parabéns!!
    Estimo melhoras para a sua mãe!
    Beijus,

    ResponderExcluir
  12. Lucianinha queridona!
    Bah... que post maravilhoso no sentido de ser praticamente um serviço à sociedade, assim como o teu blog.
    Lembro-me da tua história e que no início do blog você contou algumas coisas sobre a bipolaridade, e penso que esclareceu bastante numa linguagem acessível e em forma de depoimento.
    E me deu um pouco de nostalgia me lembrando da blogosfera no seu auge, e quando você começou este blog ainda estava assim. Mas continue prestando esse serviço, essa missão.

    Grande beijo para ti e tua família!

    ResponderExcluir
  13. Olá, querida Luciana
    Como vc está? E a sua mãe?
    Tomara que tudo esteja melhor e que vc continue solidária aos que têm bipolaridade...
    Bjm fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir
  14. OI Lu, puxa não sabia de nada disso.
    Saudades de você flor.
    Quanto progresso e superação, é isso aí, vc vai conseguir se manter equilibrada, pois tem um Deus que está contigo o tempo todo e te ama incondicionalmente e uma família abençoada, que é o nosso porto seguro.
    Força sempre amiga.
    Beijos e saudades

    ResponderExcluir
  15. Amiga que bom que vc está tirando de letra, tudo podemos quando queremos, parabéns! Saudades de vc, fiquei ausente do meu blog mas voltei, vamos ver se agora fico kkkk espero que esteja bem! Bjosss

    ResponderExcluir
  16. Olá Luciana
    Que texto lindo e transparente, gostei muito, você superou algumas barreiras então te vejo como uma heroína, as vezes a gente não consegue ser cem por cento mas sempre nos esforçando pelo melhor. A família é nossa base. Fico na torcida e te aplaudindo por cada vitoria.
    Agradeço seu carinho e até mais. Beijinhos.

    ResponderExcluir
  17. Olá, Luciana, como vai? História de superação, não é? Sempre quando precisamos nos enfrentar como ser humano o comeo é muito difícil, mas com conhecimento e constância percebemos como é boa a sensação de que conseguimos! A admiro, sabe disso. Saúde para sua mãe, paz à família. Um abraço!

    ResponderExcluir
  18. A vida é feita de batalhas diárias.Conviver com a bipolaridade é isso:uma batalha diária.Às vezes,sorrisos;às vezes,lágrimas...O importante é termos consciência em fazer a nossa parte.Dar o nosso melhor.Viver cada dia de uma vez.Prestar atenção nas cores que o amanhã nos traz.
    Parabéns,Lu!

    ResponderExcluir
  19. Olá tudo bem? Poderíamos conversar via e mail? Sua estabilidade é um grande incentivo e ajuda dar esperança a quem não acredita ser possível! Bertocini@iCloud.com. Obrigada

    ResponderExcluir

Os comentários estão moderados, é melhor assim! Sua opinião é importante para mim!
Obrigada! Volte sempre!