segunda-feira, 6 de abril de 2015

30 de Março - Dia Mundial do Transtorno Bipolar

imagem retirada do blog casulo de lola
Essa data foi escolhida por ser o aniversário do pintor Vincent Vang Gogh que acreditava-se ser portador do transtorno bipolar. 
Estou um pouco atrasada, eu sei, é que já cansei de falar aqui no meu blog, que sou um pouco atarefada, com marido, dois filhos e mãe doente, mas como me propus a falar da bipolaridade, com a qual convivo, não poderia deixar passar em branco essa data importante.
Eu aprendi a conviver com a bipolaridade, já sei quando vou deprimir, quando vou entrar em hipomania, o que é muito raro hoje em dia, graças a Deus, e posso ajudar outras pessoas com a minha experiência.
O que eu realmente não suporto é a ignorância de muitas pessoas em pleno 2015! Piadinhas sobre bipolares! Se uma pessoa é sem educação, lá vem a piada sobre bipolar!
Se alguém esquece de algo importante, ou faz algo até mesmo engraçado no meu trabalho, já falam porque que eu não levo a pessoa no meu psiquiatra!
Eu tento levar na esportiva para não arrumar confusão, mas não vejo ninguém fazer esse tipo de brincadeira com um aidético, com alguém que tem câncer, ou mesmo com uma pessoa diabética, ou com deficiência física.
Não quero bancar a coitadinha, pois nem é do meu feitio, mas às vezes minha paciência fica no limite com as brincadeiras de mal gosto das pessoas.
O transtorno bipolar é uma doença séria! E deveria ser levado a sério pelas pessoas. Um pouco de conscientização e instrução não faria mal a ninguém!
Enquanto isso vamos nos cuidando, agradecendo a Deus pela evolução na medicina, pelas drogas que nos deixam mais equilibrados e pela minha família! Sem minha família eu não estaria aqui hoje para escrever isso!
Beijos a todos. Fiquem com Deus!
meu marido e meus filhos

6 comentários:

  1. Amiga Luciana, bom que mostres o quanto há de progresso com os bons tratamentos, hoje em dia se pode viver bem e levar uma vida normal e saudável, pois controlando a doença passa até despercebido! Aos que fazem piadas, nem ligue, não vale a pena se aborrecer né mesmo?
    Que bom que tens uma linda família, isso é o que importa!
    Abraços apertados!

    ResponderExcluir
  2. Existem pessoas que fazem brincadeiras de mal gosto sem pensar que pode estar sendo uma maldade.. Infelizmente estas pessoas existemUm abraço.

    ResponderExcluir
  3. Convivo diretamente com alguém diagnosticado com ansiedade, e que tem algumas crises de desânimo e pânico. O pior é, como você mesma disse de forma certeira, é ver e ouvir brincadeiras e piadas de mal gosto, pois como não é algo físico, há quem simplesmente não se dá conta de que é uma doença e deve ser encarada com seriedade. Ótimo post o seu, e que bom que consegues, com tanto auxílio e carinho, conviver com a bipolaridade. Que seu blog continue presente na blogosfera, como sinal de alerta e de superação. Abraços, querida!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Luciana!
    Piadinhas são para os fracos! :)
    Fato é que a bipolaridade não é uma doença incomum, ao contrário. E, também, que um bipolar pode ter uma vida brilhante caso consiga conviver com a doença. Existem, ainda, diversas intensidades da doença. De tudo que li e pelos estudos da minha prima que está se formando em Enfermagem, parece-nos mais adequado dizer que minha tia tem Ciclotimia, que seria uma apresentação mais moderada da doença. Como doenças mentais não aparecem em ressonâncias magnéticas e exames de sangue, todo diagnóstico é apenas uma suposição ou, antes, uma aproximação do que de fato acontece.
    O paciente tem que estar ciente de que será preciso contribuir ou facilitar para o médico o seu diagnóstico, falando mais do que sente e como se relaciona com as pessoas. Por isso acho importante não somente o psiquiatra, mas também o acompanhamento de um psicólogo.
    Lu, super importante que você fale do transtorno bipolar aqui no blogue. Eu mesma não sabia da hipomania.
    A lista é imensa de pessoas que contribuiram para a história, arte e ciência que eram portadores de bipolaridade.
    Beijus,

    ResponderExcluir
  5. Vim para conhecer, e gostei muito de tudo! Vou seguir para não perder de vista!
    Beijo.
    Nita

    ResponderExcluir
  6. Concordo com você cara amiga Luciana, detesto piadinhas, detesto que ridicularizem seja lá quem for, não acho justo nada disso.
    Tenho sempre maior respeito com o outro, sei me colocar no outro.
    Um abraço querida e que o respeito sempre prevaleça.

    ResponderExcluir

Os comentários estão moderados, é melhor assim! Sua opinião é importante para mim!
Obrigada! Volte sempre!