sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Minha história com a leitura

                                                  imagem extraída do facebook

Estava com muita vontade de fazer um post sobre a leitura já faz um tempo, minha amiga Joice do blog Umas e  Outras já fez um post igual no seu blog o ano passado, quem quiser conferir http://umaseoutrasjoicy.blogspot.com.br/2011/12/minha-historia-de-leitura-qual-sua.html,  mas acho que ela não vai se importar de eu copiá-la,  não estou plageando, só usando o tema, que acho muito legal, é que vieram outros temas e fui adiando, depois de ver a bela matéria do meu amigo Paulo Cheng, vocês podem conferir aqui http://www.paulocheng.com/2012/06/verba-volant-scripta-manent.html#more, minha vontade aumentou, mas eu ainda adiei, veio a Bienal do Livro, e no último dia de agosto não poderia de postar sobre um tema tão importante quanto a leitura.
Eu já contei um pouco da minha história aqui, aliás eu contei muito da minha história, então vocês já sabem que eu sou a mais nova de uma família bem grande de oito irmãos, meu pai, que já faleceu, era motorista, e minha mãe, do lar, ele estudou até a quarta série, o que era o máximo para sua época, ela não pôde estudar por causa da cultura machista que imperava, então mal aprendeu a ler, e depois de adulta fez o Mobral, um plano de alfabetização para adultos.

Meus irmãos nasceram e passaram sua infância no sítio, eu fui a única que já nasci na cidade, então não fui incentivada a ler desde criança, minha mãe até comprou um livro de Monteiro Lobato quando eu era pequena, mas foi só.
Na escola eu fui obrigada a ler os clássicos, Senhora, Dom Casmurro, e alguma professora iluminada me mandou ler alguns da coleção Vagalume, li O rapto do garoto dourado, O escaravelho do diabo, A Ilha perdida e outros. Me desculpem meus amigos professores, mas o que aconteceu comigo, está acontecendo com meu filho Daniel, os professores só dão clássicos para as crianças lerem, é uma leitura linda, mas pesada para uma criança, daí se a criança não tem muita disposição é difícil para que ela desenvolva o gosto pela leitura, no meu caso, eu tive que ler aos treze anos o livro Eram os deuses astronautas, há quem goste, mas eu odiei, aquele livro assassinou meu gosto pela leitura, como eu não tinha incentivo em casa, ficou por isso mesmo.
O tempo passou, eu passei num concurso público, me acomodei, não fiz faculdade, me casei, então lia a Bíblia por ser cristã, e alguns livros cristãos, mas não havia desenvolvido o gosto pela leitura. Sou grata por ter irmãos mais velhos que são muito cultos, todos desenvolveram sozinhos o gosto pela leitura, quando se encontram, o que é raro porque estão espalhados pelo país, só alguns moram em Itanhaém, dá gosto de vê-los conversando, são muito inteligentes também, tenho muito orgulho da minha família, porque todos leêm muito.
Há uns cinco anos atrás, eu pensei que faltava algo em minha vida, eu tinha que ser igual a eles, eu tinha que gostar de ler, mas como? Eu pedi para meu irmão Idílio, ele tem uma verdadeira biblioteca na casa dele, para que ele me ajudasse nessa missão, ele me emprestou um livro que contava pequenas histórias de pessoas que escaparam da morte, eu adorei o livro, e não parei mais de ler.
Eu não sou culta como meus irmãos, nem como a maioria de vocês, o livro mais conceituado que eu li foi o do mesmo autor de o Caçador de Pipas, além desse, eu li só livro povão kkkkkkk ou de adolescente, O Monge e o Executivo, Comer, rezar, amar, A Cabana, e todos do Nicholas Sparks, eu tenho que admitir eu sou fã dele, eu li a trilogia Jogos Vorazes, além de ter lido todos os livros que eu achei sobre bipolaridade, mas o fato é que estou sempre lendo, mesmo trabalhando fora, com dois filhos pequenos, tentando postar uma vez por semana, e comentar nos blogs amigos uma vez por semana também, eu arrumo tempo para ler, acabei de ler Quando ela se foi de Harlan Corben, ainda leio livros cristãos também, agora graças minha amiga Luciana Santa Rita do blog Navegando Cotidiano, de tanto ela falar na Clarice Lispector, eu comprei e vou começar a ler no final de semana A hora da Estrela, vou entrar no Universo dos autores conceituados, já procurei, mas não achei aqui em Itanhaém Precisamos falar sobre Kevin, é um livro conceituado que quero ler também.
Acredito muito na leitura, pena que comecei tarde, mas antes tarde do que nunca! Eu incentivo meus filhos a lerem, o Fernandinho começou a ler com quatro anos e meio, e adora ler, ele pega os livros de contos infantis e fica lendo, à noite ele pede para eu contar uma história para ele dormir. O Daniel tem preguiça, mas graças a dica da Joicy, eu comprei O Diário de um banana, e ele adorou, já está lendo o segundo, que eu comprei na Bienal do Livro em São Paulo.
E você, qual é sua história com a leitura?
                                                    Eu e o Daniel na Bienal
                                                              Daniel com seu livro

                                                         Marcos e Daniel

53 comentários:

  1. Lu,
    Em primeiro lugar, eu não acho que existam livros cultos e livros povão.Sabe porque? Gosto é algo muito particular e quanto a leitura ela é uma forma de diversão, prazer e claro, de conhecimento. Essa coisa de "livro da moda" é modismo e muitos que compram esses livros nem o leem. O importante é ler e se sentir bem com a leitura. Eu li todos os livros de Sidney Sheldon e meus colegas professores, retorciam o nariz para ele e quando eu dizia que era fã dele, ficavam escandalizados. Era não, eu sou! Gosto da descrição que ele faz do cenário, dos personagens e da trama.É livro povão?? Que seja, eu virava noites lendo. E de toda coleção eu so tenho um comigo que vou doar. Os outros doei para meus alunos.
    Li "A hora da estrela", é é muito bom mesmo, Clarice tem uma suavidade nas palavras que encanta. Li "O grande sertão veredas" do Guimarães Rosa por obrigação quando fiz minha monografia na faculdade. E depois li por prazer.O que quero dizer é que toda literatura tem uma hora certa para ser lida e apreciada. Li todos os clássicos [ou quase todos] da literatura brasileira e todos são bons mesmo. Li Saramago e odiei, pq não me identifiquei com o estilo dele, além da linguagem lusitana, ainda faltavam todas as pontuações[escrevia igual cantiga de grilo]. Alguns gritarão "heresiaaaaaaaa", mas eu não gostei e pronto. Ahhhh gostei de um livro infantil dele[unico que ele escreveu] para livro infantil ficou uma merda, mas para análise é ótimo!
    Ler é viajar pelo mundo da imaginação e conhecer outras culturas e outras formas de pensar e sentir. Não começou tarde, começou no seu tempo, quando pode se voltar para esse mundo maravilhoso.
    Eu sempre gostei de ler e lia tudo que me caia às mãos, hoje estou mais seleta e só leio se me interessar, caso contrário jogo no lixo e não indico pra ninguém.
    Beijokas doces e vamos que vamos Luzinhaaaaaaa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marly
      Adorei seu comentário queridona, obrigada pelas palavras carinhosas e incentivadoras, você sabe o quanto te admiro e te respeito, não só pela amizade que já temos, mas pelo grau de conhecimento que você tem, e ainda sim você é uma pessoa assim com seu jeito Marly de ser, alegre, simples, uma fofa kkkkkk. Gostei também de saber um pouco mais sobre você e sua história com a leitura.
      Bjão. Fique com Deus!

      Excluir
  2. Que bom que você adquiriu o gosto da leitura. Eu confesso que tenho muita preguiça de ler, mas quando começo custo a parar.
    Realmente, muitos pais não incentivam os filhos de modo correto. Há leituras que as crianças não estão maduras para ler, o que acaba criando um desgosto à leitura.
    Sem ler, ninguém pensa, ninguém argumenta. E a imaginação estagna.
    Faz bem em incentivar seus filhos a ler. XD
    Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mateus
      Quer dizer que você ainda tem preguiça para ler? kkkk. Ainda bem que você foi sincero, e ainda bem que mesmo tendo preguiça você lê, dá para ver pelo que você escreve, não precisava nem dizer. Concordo contigo, sem ler a imaginação estagna, por isso incentivo meus filhos a lerem desde pequenos.
      Bjão. Fique com Deus!

      Excluir
  3. Lucianinha queridona!
    Legal conhecer a tua história no mundo da leitura.
    Minha opinião, talvez mais de vanguarda em relação a algumas pessoas, é que para pegar o gosto pela leitura vale até ler bula de remédio haha (brincadeirinha), mas é importante ler o que a pessoa deseja num primeiro momento, depois, creio que a própria leitura vai criando exigências e assim, podermos nos aprimorar. E isso se estende a livros didáticos, não só literatura, eu, particularmente, sempre li mais livros didáticos do que de literatura, pode parecer estranho, mas é verdade. Adoro assuntos dentro da minha área, comunicação, publicidade, ou mesmo artes, e arquitetura, além de história. Se entro numa livraria, são estes livros que procuro, além dos infantis para minha filha, que ainda não lê, mas que ano que vem, vai e poder também escolher melhor seus próprios livrinhos.

    Mas admito que para quem quer escrever, existem escritores que eu diria, básicos, e em se tratando de língua portuguesa o maior deles é Machado de Assis. (isso dito também e principalmente por especialistas da área).

    Beijos e ótimo fim de semana para ti e tua família!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cissa queridona
      Que bom que gostou do post, concordo contigo, o importante é ler o que gosta, é o que está acontecendo com o Dani, eu tentei de tudo com ele, até chantagem kkkk, não deu certo, quando acertei com o livro, ele está lendo, ainda não está do jeito que eu quero, mas as vezes acho que exijo muito dele, ele só tem onze anos. Quer dizer que você gosta de livros didáticos? Legal saber mais sobre sua história com os livros também queridona.
      Bjão. Fique com Deus!

      Excluir
  4. Olá Luciana... saudades daqui, eu andei com probleminhas, mais estou de volta.
    Menina nunca é tarde para começar, eu sempre amei ler, mais era muito pobre para comprar livros, lia o que eu achava nos lixos, (eu era catadeira com minha mãe quando criança), então eu lia Julia, Bianca, Vinicius de Moraes, Monteiro Lobato, livros de desconhecidos, uma vasta lista de livros, quando fui para um colegio grande, vivia na biblioteca, lia varios e varios, daí virei mãe e meu apetite literario diminuiu, hoje leio um livro aqui e outro ali, mais a maioria popular como vc disse, mais essa semana achei um tesouro, comecei a caminhar e essa minha caminhada, encontrei um sebo de livros, entrei e fiquei enlouquecida com tanto e tanto e baratinhoooo... delicia, com certeza vou querer passar lá toda semana e comprar ao menos um e colocar minha leitura em dia... e comprar para os filhos tbm... rsrsrsrs... Beijos e bom fim de semana!

    http://www.artesdosanjos.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jane
      Legal ter você por aqui, estou em falta contigo amiga. Que linda história a tua, me emocionou, por isso é que é legal o blog, para que possamos interagir, seu comentário acrescentou muito ao meu post. Adorei!
      Bjão. Fique com Deus!

      Excluir
  5. Adorei saber de tua história e relacionamento com os livros e lindas as fotos ! Que bom introduzir as crianças desde cedo,né? beijos,lindo SETEMBRO e ótimo fdsd!chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Chica
      Que bom que gostou do post e das fotos. Como eu não tive incentivo desde criança, eu quero incentivar meus filhos.
      Bjão. Fique com Deus!

      Excluir
  6. Oii Luciana, que legal, tbém estive na Bienal, não sei se viu, fiz até uma postagem do meu dia lá, podiamos ter combinado de nos ver, eu conheci uma blogueira do dia que estive na Bienal, foi muito bo,! Não acho que começou a ler tarde não, sempre é hora de começar qualquer coisa nas nossas vidas se tivermos disposição! Concordo com o que disse sobre os clássicos que os professores dão, a Manoella me reclamou isso na Bienal, dizendo que queria ler livros diferentes, então deixei ela escolher os que queria! Eu sou muito devagar p ler, levo meses em um unico livro rsrs, minhas filhas devoram tudo! Adorei o post amiga, qdo der tempo percorre a primeira pagina do blog que vc vai ver o dia que fomos a Bienal! Bjoooooss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kellen
      Você esteve na Bienal? Poxa podíamos termos combinado mesmo de nos conhecermos. Que bom que alguém concorda comigo, achei que fosse apanhar desabafando quanto aos livros que são dados na escola kkkkkk. Obrigada pelo elogio e acho legal você ter sido sincera ao dizer que demora para ler um livro, se você ler um do Nicholas Sparcks você vai ler rapidinho, quando você começa, não quer parar, eu vou tentar achar sim o dia em que você foi na Bienal no seu blog.
      Bjão amiga. Fique com Deus!

      Excluir
  7. Lu abençoada, como estais? Um baita texto, acho que já fiz alguns semelhantes abordando o prazer e o deleite da leitura. Primeiro quero te agradecer pela menção do meu texto, te agradeço muito, e como estou na marcha lenta no que tange ao meu blog, fico feliz por ainda ter poucos leitores fieis como você. Bem, acho que trilhei a mesma senda que você para aprender a gostar de leitura, primeiramente lia por obrigação, comecei a estudar para concursos, passei em alguns, sou concursado hoje, mas ainda estou estudando para passar em coisa melhor (ou seja, continuando a ler muito, mas por obrigação), já a Bíblia, e livros devocionais sempre li por prazer, mas ultimamente tenho lido pouquíssimo, só a Bíblia é que procuro ler com frequência, já aquela leitura gostosa, mista, essa está me fazendo falta, aprendi a ler autores clássicos já tarde, mas requer tempo e dedicação, mesmo sendo um prazer, então hoje, como estou absorvido em estudo para concurso, essa leitura de clássicos está interrompida, mas não vejo a hora de voltar a ler tudo aquilo que gosto e me dar prazer. Isso sem contar as inúmeras benesses que a leitura nos traz, como expansão dos horizontes intelectuais, maturidade, uma escrita melhor, um vocabulário mais refinado, enfim, só tem benefícios. E gosto muito de textos como esse seu que enfoca essa prática, gostei muito e estás de parabéns.

    Um abração pra ti e família.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cheng, meu irmão de fé
      Eu já tinha em mente fazer este post antes de ler o seu post, até mencionei no meu comentário, só que ficou guardado no armário do blog kkkkkk, quando eu finalmente resolvi postar não podia deixar seu ótimo texto de fora. Gostei de saber mais um pouco de ti e tua história com a leitura. Obrigada pelo elogio, você sempre me incentiva a continuar escrevendo, com esses elogios.
      Bjão. Fique com Deus!

      Excluir
  8. Oiee Luciana, boa tarde nesse lindo sábado que se inicia Setembro, mês da Primavera!

    Adorei ler o teu texto sobre a história do teu gosto pela leitura, e saber que tem auxiliado ao teu lindo filho Daniel, a exercitar-se nesse universo maravilhoso dos livros. Tenho feito o mesmo com a minha neta Rafaella. rss

    Há livros para todos os gostos intelectuais, culturais, filosóficos, poéticos, romances, científicos, religiosos, enfim, felizmente é um universo rico de possibilidades que nos eleva, que nos faz enxergar mais longe, que areja o nosso mundo íntimo, e nos enseja novas idéias, nos transforma e renova conceitos sobre tudo na vida, e além de nos educar a escrita, nos aprimorando a cada vez mais a capacidade para interpretar o meio em que vivemos. Em suma, um livro lido, se faz Sol em nossa Alma.

    Depois que aprendi a ler, lá na minha humilde escola, do meu bairro, nunca mais me separei um dia que fosse de alguma leitura. Jornais, revistas, livros de bolso, dos livros de romance, fui sentindo necessidade de leituras mais complexas, minha fome de saber, sempre foi insaciável heheh....Hoje em dia, leio menos nos livros, eu confesso, porque a internet me absorve demais da conta...E a leitura por aqui, é mais superficial pela rapidez, que não proporciona maiores reflexões, que somente o folhear de um livro é capaz de fazer...

    Adorei o teu texto, minha doce Luciana.

    Teu nome de Luz, está lá no quadro de "Blogando Entre Amigos", da blogagem coletiva em que estou participando.
    Também a você , fiz pequenina homenagem, em um verso que fiz, praticamente em dois trechos...Não vou te dizer. Quero que pela leitura, você se descubra neles...kkkkkkk..Certinho?

    Abração bem grandão, com carinho, pra ti, maridão e Daniel!!

    BJosss da LU...

    ResponderExcluir
  9. Oi Lu
    Acho que dizer que adorei seu comentário, é chover no molhado, porque você é de uma sensibilidade única, me deixou sem palavras, seu comentário acrescentou e muito ao meu post minha querida. Eu já ia no seu blog, como sempre vou, agora vou com uma curiosidade a mais kkkkkkk, você é mesmo muito especial!
    Bjão. querida. Fique com Deus!

    ResponderExcluir
  10. A forma como somos apresentados aos livros é responsável por esse amor à leitura. Acredito que erram ao nos forçar a ler obras cujo entendimento exige experiência e conhecimentos. Percebo que alguns livros que fui "obrigada" a digerir, para trabalhos escolares, só fui aprender a amar muito mais tarde. Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marilene
      Que bom que você concorda comigo, na maioria das vezes é na Escola que somos apresentados aos livros, e os livros que eles nos "obrigam" a ler são muito chatos. Fiquei feliz em saber mais sobre sua história com a leitura.
      Bjão. Fique com Deus!

      Excluir
  11. Oi, Lu,tudo bem? Acho que já disse a você, que sou viciada em leitura, isso desde criança. Quando tinha uns nove anos li o apocalipse, desde então, livros sobre religião, filosofia, li muitos. Antes, a cada dois dias eu lia um livro. Em São Paulo, meu passeio favorito sempre foi a biblioteca do Centro Cultural Vergueiro. No momento, estou lendo O Tigre Branco, do Aravind Adiga, um escritor indiano, que ganhou um prêmio de literatura mundial. Estou gostando bastante. Um super beijo, bom final de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fatima
      Eu sei que você é uma leitora nata, isso é muito bom, mas gostei de saber um pouco mais sobre sua história com a leitura.
      Bjão. Fique com Deus!

      Excluir
  12. Lu, que delícia de postagem. Obrigada pela citação ao meu post. Não vou me delongar, falando sobre minha história de leitura, pois ela já está no link que vc acrescentou no post. Na época em que escrevi esse texto, nem pensei que seria um sucesso. O José Bruno tbem escreveu sua história de leitura, no blog dele, na época em que publiquei meu texto. Foi um sucesso que me deixou imensamente feliz. Adorei seu relato... e lhe digo que não tem essa de "ser mais ou menos culta" pq lê esse ou aquele livro. Olha, eu sempre li os clássicos. Aqueles que todos os cults defendem. Eu gosto muito... mas, tbem adooooooooro(como falei em minha história de leitura) os livros que são vistos por muitos como "cultura fútil e inútil"... pra mim a leitura tem que, antes de qualquer coisa, ser por prazer.

    Em relação ao Dani, fico muito contente em saber que ele gostou da dica. O Gustavo agora está devorando todos os gibis da saga Dragon Ball(já está na saga Z e logo irá para a Dragon Ball GT)... está nessa fase de curtir Mangás. Sem contar que todos os meses chegam inúmeros gibis da turma da Mônica... ah, tbem descobri uma revista muito bacana, chamada Mundo Estranho. Fiz a assinatura para ele há 6 meses e tem curtido muito. Tem muitas coisas interessantes e curiosas nela.

    bjks :) JoicySorciere => CLIQUE => Blog Umas e outras...

    ResponderExcluir
  13. Oi Joicy querida
    Eu me lembro que você me disse a mesma coisa quando eu comentei no seu blog, que disse agora, e isso me deixou muito feliz, na época você teve que procurar no google quem era Nicholas Sparks kkkkkkkk, por isso eu te adoro! Suas dicas são sempre ótimas, já está anotado para o Dani.
    Bjão minha madrinha de blog. Fique com Deus!

    ResponderExcluir
  14. Olá Lú,
    Muito legal conhecer a sua história com a leitura, mas penso que devemos fugir do rótulo que colocam em certos livros de "literatura culta". De fato, vale mesmo o que você gosta de ler e não aquele que sai na mídia considerado como "best-seller". Você tem talento e é isso que importa... Muitos livros não são bem considerados e adoro ler, faz parte... As fotos ficaram ótimas e o seu garoto vai longe! ;)

    Abraços Flávio
    --> Blog Telinha Critica <--

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Flavinho
      Você já é a segunda ou terceira pessoa que eu considero culta que me fala isso, então vou "desencanar", vou continuar lendo Nicholas Sparcks que eu tanto gosto sem peso na conciência kkkkkkk. Obrigada pelo elogio meu amigo.
      Bjão. Fique com Deus!

      Excluir
  15. Oi Luciana,
    Pra que a criança tome gosto pela leitura desde cedo, tem que ser um livro adequado para ela. Ainda bem que começaram a exigir leitura de clássicos na escola quando eu já estava no 2º grau.
    Comecei a gostar ler com 12 anos, quando ganhei meu primeiro livro com mais de 300 páginas. Era "O Homem que Calculava", do Malba Tahan, muito bom. Demorei a beça pra terminar, mas consegui. Foi presente de uma senhora muito sábia que daí em diante passou a me presentear com livros. Acabei desenvolvendo meu próprio gosto e hoje não consigo viver sem ler. Faz muito bem e é uma verdadeira viagem.

    Tenha um bom domingo. Fica com Deus. Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Angelus
      Legal saber mais sua história com a leitura, meu irmão, o mesmo que me imprestou o livro sempre fala desse livro O homem que calculava, parece ser bem legal mesmo, e ler é a maior viagem meu amigo, adoro ler!
      Bjão. Fique com Deus!

      Excluir
  16. Olá!Boa noite!
    Lu!
    Amiga...ixii todo mundo falou tudo!Eu penso que desde muito pequenas as crianças tomam contacto com a leitura. Aprendem a ler. Lêem porque precisam de estudar.E os livros são aqueles de sempre, os clássicos! Praticando a leitura em contexto escolar, adquirirem algum hábito.Porém, quando ler se torna uma prática indispensável e se transforma num alimento para a alma, desperta em nós emoções e transporta-nos para mundos diferentes que não conhecemos, se tornam parte integrante do nosso imaginário, acontece o verdadeiro prazer e hábito de ler!Então, a minha prática de ler são esses dois conceitos que coexistiram...ler para adquirir conhecimentos e agora, como um prazer!
    Bom domingo!
    Beijos
    ..fuiiii

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Felis
      Você é sempe feliz em seus comentários kkkk. Adorei! Sempre tão poético, dizendo a mais pura verdade, nem precisa dizer que você deve ser um leitor voraz!
      Bjão. Fique com Deus!

      Excluir
  17. Oi, Luciana!
    Adorei o texto! Bacana lembrar de como foi minha história com leitura, mas primeiro eu quero comentar a parte em que vc diz "eu li só livro povão kkkkkkk ou de adolescente", para dizer: Eu tb! Eu tb! haha

    Tem colegas aqui que comentaram não concordar que exista livro culto e livro povão... opinião é opinião, mas eu concordo com vc. Quem lê Machado de Assis é visto com melhores olhos do que quem lê livro de detetive, por exemplo. Eu respeito Machado de Assis, mas detesto kkkkkk
    E pq? Pq ele é um novelista... se fosse vivo hoje ele seria um Benedito Ruy Barbosa, um Manoel Carlos. Grandes escritores e roteiristas, mas eu não gosto de novela. Gosto de livros policiais como Sherlock Holmes ou os da Agatha Christie que se encontra por aí em sebos até por R$1,00. E tb os de história leve com fundo para se pensar, como o do Pequeno Príncipe.

    Minha história com livros bem resumida: Tive incentivo do meu pai. Sempre comprava gibi da Disney para eu ler aos domingos qdo ia comprar jornal. Gostei qdo li no colégio, ainda bem criança, de um livro infantil ilustrado chamado "A libélua azul" (adoraria encontrar, mas nem o google me ajudou nessa); e meu pai me deu um do pinóquio que tinha rodinha de carrinho na capa kkkkkk

    Depois desse eu fui procurar na estante e tinha o primeiro livro "adulto" que li inteiro: Fernão Capelo Gaivota. Que me influenciou tanto que os textinhos que escrevo no blog tem bem o clima daquela história.
    Quando adolescente eu pegava livros da Agatha Christie na biblioteca. Hoje eu tô com mania de comprar livrinhos de bolso, os "pocket book" que tem em banca de revistas. Mas não sou do tipo que devora livro não... demoro quase um ano pra terminar um rs... Aconselho a ler o "Enquanto agonizo"... foi em um capítulo dele que me inspirei pra escrever o texto "o pequeno arco-íris".
    De vez em qdo vou olhar um desses livrinhos e acabo comprando uma coletanea do Garfield (ainda adoro gibi tb, desde Snoopy, super-herois e uns menos famosos).


    Comentário enorme, né? Foi mal hehe
    Abraço e parabéns pela luta em prol da leitura e da escrita!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruno
      Você demora para aparecer, mas quando aparece, deixa um baita comentário kkkkkkk. Adorei seu comentário, foi muito legal saber sua história com a leitura, para isto que eu fiz o post meu amigo, então não tem problema se o comentário é grande não. Apareça mais vezes, por favor.
      Bjão. Fique com Deus!

      Excluir
  18. Olá, Luciana.
    Minha história com a leitura começou com os gibis Disney e da Turma da Mônica, e daí parti para os clássicos juvenis (da Coleção Vagalume, o único que li foi O Rapto do Garoto de Ouro, de Marcos Rey) e as hqs de super-heróis que leio até hoje (por autor, já que é muita coisa e não vale a pena ler tudo).
    Já li O Homem que Calculava e recomendo, é ótimo.
    Alguns livros que eu acho excelentes são 1984, de George Orwel, Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley, Viagens de Gulliver de Jonathan Swift, O Mundo Assombrado por demônios, de Carl Sagan e Cuca Fundida e Sem Plumas, de Woody Allen (absurdescamente engraçados).
    E essa coisa de "pessoa culta" não tem lá muita importância, já que de nada adianta uma pessoa ter estudo e não ter coração.
    Bom domingo pra ti e até a próxima, Luciana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jacques
      Sabe, você e a Joicy já me falaram sobre quadrinhos, acho que vou comprar uns para o Daniel, apesar que eu já comprei alguns, mas existem vários tipos e modelos, só falta eu acertar. Adorei saber mais sobre a sua história com a leitura, e o que você disse no final, achei muito fofo, como diz a Marly.
      Bjão. Fique com Deus!

      Excluir
  19. Oi, Luciana. Eu também li os clássicos na escola, ainda que não via muito sentido naquilo. Penso que por sua história de vida e origem, é uma vitória ter desenvolvido o hábito pela leitura, ainda que tardiamente. Também fui incentivada por meu irmão (porém negativamente, por tirar sarro do meu precário português) e tento conservar as leituras na medida do possível. Preciso ler alguma coisa do Nicholas, já ouvi algumas pessoas elogiarem sua obra. Um abraço, boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bia
      Obrigada pelo seu elogio, e por ter compartilhado sua história com a leitura, achei legal. Se você gosta de romance, você vai gostar do Nicholas, com certeza, ele tem um jeito especial para escrevê-los.
      Bjão. Fique com Deus!

      Excluir
  20. Oi Lu,

    Tudo bem? Chegando tarde, mas diria que ando naqueles dias de tarefas.

    Quanto ao seu texto, fico muito feliz porque para se despertar pela leitura, sempre é tempo. Tive muita sorte na vida porque meu pai sempre foi um leitor voraz, médico, professor de universidade, escritor e membro da academia de médicos escritores. Como não lembro do meu pai sem música, não lembro de qualquer deslocamento seu, sem levar um livro ou uma revista. Então para mim foi fácil a leitura, pois existia biblioteca em casa. Todavia, além da referência, DNA, é preciso transpiração também. Já tive época de livros técnicos, livros cults e hoje leio tudo o que me faz bem.

    Já Mateus não é de livro, mas ler pela internet e aprendi a segurar essa ansiedade, pois não quero pressão, pois meu pai não fez, apenas esteve perto.

    Boa semana e beijos em todos por aí.

    Lu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu minha irmã de fé
      Adorei saber sobre sua história com a leitura, e já te disse isso, com um pai assim, só poderia ser assim como você é, uma pessoa que escreve maravilhosamente. Acho que preciso pegar leve com o Dani né? É que a ansiedade no meu caso fala mais alto, mas vou manerar, vou seguir seu exemplo com o Mateus.
      Bjão amiga querida. Fique com Deus!

      Excluir
  21. Lu, tudo na Paz?
    Ler é cansativo quando não faz nosso estilo literário.
    Sou professora de literatura e confesso sem medo que não curto certos livros de ficção. Sou fã de contos, Harlan Corben é muito bom, também gosto de George Martin, mas gosto dos clássicos. Digo a você que devido ao estilo contemporâneo que lê,talvez, não vá gostar de Hora da Estrela. O enredo dele é insensível e sem fantasia, bem realista. espero que compreenda cada detalhe do espaço físico do cenário construído nele.
    Quanto a passar esse tipo de leitura clássica para um iniciante de 13 anos, eu concordo com você. Quando criança li os mesmos que vc leu da coleção Vagalume, os clássicos só entraram em minha vida na faculdade (ainda bem). As professoras daqui do estado do Rio não mandam ler os clássicos, estão indo de acordo com a faixa etária.
    Bjoks e boa semana, minha flor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jaque
      É por isso que você escreve tão bem no seu blog, além de ser professora, você é professora de literatura! E você tem toda razão, eu comecei a ler A hora da estrela e não estou entendendo nada kkkkkkk, mas eu sou brasileira, não desisto nunca, vou até o fim, se precisar leio novamente. Será que preciso me mudar para o Rio? Agora mesmo o Dani fez a maior manha porque tem que ler As aventuras de Tom Sower, de Mark Twen, dizem que é muito chato, ele está odiando, eu tenho dó dele. Pelo menos depois deste post, estou convencida que não há esse papo de livro culto e povão, pois você curte Harlan Corben que é povão também kkkkkkkk.
      Bjão querida. Fique com Deus!

      Excluir
  22. Oi Lu

    Tardo mas sempre chego. Agora sei que você é minha parenta.
    Moramos em uma das cidades próximas da outra no passado.E talvez tenhamos outra coisa em comum. Acho que tanto a sua escola como a minha que era precária, não tenham nos dado subsídios suficientes para incentivo á leitura, tampouco nossos pais que tiveram uma vida simples e dura para nos criar.
    Mas graças á mudança com a minha família para esta capital quando ainda era adolescente, pude começar a trabalhar, ingressar numa universidade e conquistar um bom emprego.
    Amei o seu texto.
    Não sei porquê você não recebeu meu email. Coisas da internet.
    Mas vou te enviar outro em breve para trocarmos figurinhas rsrsr. Afinal havia um trem que passava na minha cidade depois na sua em Pedro de Toledo, Peruibe, Itanhaém até chegar em Santos transportando um povo simples e hospitaleiro.

    Um lindo domingo cheio de luz para você e sua família.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elisa
      Estou falando que desde que vi as fotos no seu blog eu reconheci na hora, eu achei que cohenhecia o lugar, acho que somos parentes mesmo kkkkkkk. Que bom tê-la por aqui novamente. Obrigada pelo elogio, estou esperando seu email novamente.
      Bjão. Fique com Deus.

      Excluir
  23. Lu,que emocionante sua história com a leitura!Apesar das dificuldades,se transformou numa leitora voraz pelo que vi!Eu adorei ver as fotos da Bienal com o Daniel e o livro que ele escolheu minha filha tb adorou!Bjs e boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anne
      Obrigada pelo carinho do comentário. É pelo que eu vi, esse livro é uma unanimidade entre os adolescente e pré adolescentes, que bom, porque assim eles pegam o gosto pela leitura.
      Bjão. Fique com Deus.

      Excluir
  24. Hey Luciana
    Tudo bem??
    O incentivo a leitura começou na minha casa desde cedo, da famosa coleção vagalume li muitos livros, inclusive todos que você citou mas abandonei a leitura entre os 11 aos 14 anos pra tentar me adequar a turma da minha idade, por que ninguém lia, depois dei valor ao fato de ser diferente de todos e voltei a ler, percebi que isso faz parte de mim e em 2010 bati meu recorde de 16 livros lidos em um ano.
    Curti seu post.
    Abç

    ResponderExcluir
  25. Oi Léo
    Legal saber mais sobre sua história com a leitura, era essa a minha intenção com o post. Que bom que você gostou dele.
    Bjão. Fique com Deus.

    ResponderExcluir
  26. Que delícia de texto Luciana.
    Parecia que estava ouvindo você falar.
    Esse é o maior barato do bom texto.parece que a pessoa está do nosso lado falando.
    Amei.
    Escrevi também sobrei meu contato com os livros, está aqui: http://dialogodoamore.blogspot.com.br/2012/04/meu-primeiro-contato-com-os-livros-se.html
    Amei as fotos também.
    Um abraço querida Lu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Teresa
      É sempre bom ler seu comentário porque você é um encanto de pessoa, sempre me elogiando, muito obrigada querida.
      Bjão. Fique com Deus!

      Excluir
  27. Eu sempre gostei muito de ler. Nunca adormeço sem ler. É um vício... Felicidades

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elisabete
      Que bom que é um vício kkkkk, é um vício bom. Obrigada pela visita.
      Bjão. Fique com Deus!

      Excluir
  28. Eu penso que a escola tem uma função crucial no desenvolvimento do gosto pela leitura, papel que, lógico, também é da família, no entanto há que se conceder ao estudante a liberdade de escolher dentre diversos tipos de leitura e nada deve ser feito de forma forçada. Eu li alguns dos clássicos da literatura nacional, como "Memórias Póstumas de Brás Cubas" e "Triste Fim de Policarpo Quaresma" e realmente adorei, talvez a minha reação fosse bem diferente se eu os tivesse lido obrigado por alguém...

    Meu post mais recente: http://sublimeirrealidade.blogspot.com.br/2012/09/habemus-papam.html

    Meu post sobre minha história de leitura:
    http://sublimeirrealidade.blogspot.com.br/2011/12/minha-historia-de-leitura-qual-sua.html

    ResponderExcluir
  29. Oi Luciana!
    Achei seu blog no "café entre amigos", muito legal!
    E por coincidência ontem eu havia postado um texto falando sobre como a leitura entrou na minha vida.
    Eu assisti o filme: Precisamos falar sobre Kevin, mas não sabia que havia o livro, fiquei contente com a informação, pois gostei muito do filme.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Brunna
      Obrigada pela visita, espero que volte mais vezes. Que bom que meu post te ajudou.
      Bjão. Fique com Deus!

      Excluir
  30. Luciana
    acredita que eu também ficava constrangida com este lance de livro povão e livro de gente importante.
    Não consigo ler os clássicos.
    Amo ler livros de psicologia, sobre terapias etc...
    Acho que ler deve ser por prazer.
    Adianta eu estufar o peito e dizer: leio o tal livro e não derivar nenhum prazer disto?
    Que chatice...rs
    E você está no caminho certo com seus filhotes...
    Leitura é pra ser prazerosa, para ser divertido.
    Estou impressionada com a excelência daqui...
    bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Liliane
      Obrigada pela visita e pelo comentário carinhoso, eu já desencanei desse lance de livro povão, depois dos comentários que meus amigos tinham deixado, você só reforçou isso.
      Bjão. Fique com Deus!

      Excluir

Os comentários estão moderados, é melhor assim! Sua opinião é importante para mim!
Obrigada! Volte sempre!