domingo, 18 de novembro de 2012

Blogagem coletiva - A inveja mata!


Voltando de viagem e já fazendo o meu post como eu havia prometido, durante a semana eu coloco as visitas aos amigos em dia, pelo menos vou tentar kkkkkkkk.
Bom, já deu para perceber que eu realmente gosto de blogagem coletiva kkkkkkkk. Estou participando de mais uma, desta vez organizada pela querida Alê Lemos do blog http://www.diariosdebordo-2.blogspot.com.br, sobre um tema muito atual que com certeza já afetou todos nós de uma maneira direta ou indireta em nossa vida, mas que na verdade é antigo!
A inveja é algo tão antigo quanto a existência da humanidade. Vou contar a história de dois irmãos, um se chamava Abel, e o outro Caim. Abel era pastor de ovelhas, ele cuidava de ovelhas, enquanto seu irmão Caim era agricultor, cuidava da terra. Eles era filhos dos primeiro casal Adão e Eva. Um dia eles foram fazer suas oferendas a Deus, naquela época Deus falava com os humanos, Abel matou uma ovelhinha e ofereceu a Deus, e Deus se agradou do seu sacrifício, enquanto Caim ofereceu sua oferta de qualquer jeito e Deus rejeitou sua oferta, ele ficou muito bravo! Deus o reprendeu na hora, dizendo mais ou menos assim: _ Porque  você não fez do jeito certo? Agora você fica com essa cara amarrada! Fique esperto que o mal está para te pegar!
Pronto. Caim estava com inveja de Abel porque na cabeça dele Deus gostava mais de seu irmão do que dele.
Um dia Caim chamou Abel para ir para o campo, Abel foi na inocência, e lá Caim o matou, foi o primeiro homicídio que se tem notícia. E na maior cara de pau Caim diz para Deus que não sabe de nada de seu irmão, quando Deus lhe pergunta sobre Abel, mas Deus sabia o que tinha acontecido, e Caim foi amaldiçoado por isso.
Isso tudo que eu contei está na Bíblia, no primeiro livro, o livro de Gênesis, capítulo 4, versículos 1 ao 16.
Nesse caso a inveja realmente matou. 
Já pensou se Deus fizesse justiça nos nossos dias com todas as pessoas invejosas que existem por aí? Hoje em dia Deus é muito mais misericordioso, a Bíblia diz que a sua misericórdia não tem fim, porque o que a gente mais vê são pessoas invejosas, tem gente que tem inveja até da nossa desgraça, quem dirá do nosso sucesso!
Essa foi minha participação na BC "A inveja mata". Espero que tenham gostado. Obrigada  Alê por me deixar participar.
Um grande beijo a todos. Fiquem com Deus!

24 comentários:

  1. Lu minha amiga... acabei de postar minha participação na BC da Alê.. e quando vim olhar a sua.. olha que incrível, usamos o mesmo exemplo rssr "Caim e Abel" srsr
    Isso mostra o quanto estamos em sintonia em amiga? sr
    Na minha opinião essa história é a que mais pode demonstrar o quanto a inveja é um mal que destrói..

    Adorei sua participação..
    Menina também sou louca por BC sr

    Beijo e uma semana mais que linda viu?

    ResponderExcluir
  2. Ela existe desde os primórdios dos tempos, trazendo sofrimento. Até creio que ambos sofrem, a vítima e o invejoso. Um, por sentir raiva do que o outro consegue. E este, por receber tamanha carga negativa. Um tema sempre presente na vida dos seres humanos. Grande beijo!

    ResponderExcluir
  3. Olá Luciana!
    Que bom que foi conhecer meu cantinho, amei sua visita!
    você citou um exemplo biblíco no seu texto achei super bacana.
    Então fiquei mais a vontade em falar também que a inveja se originou ao pecado Adâmico, não foi? Sabe que Deus criou Adão e Eva perfeitos, então não tinha essas imperfeições que hoje em dia existem entre ela a inveja e Por Adão ter desobedecido e pecado contra Deus por isso causou tantas outras coisas ruins com toda a humanidade.
    A inveja é umas das imperfeições dos humanos.
    Mais Deus promete que logo viveremos em um paraíso aqui na terra e tudo voltará a ser perfeito. Porque o propósito de Deus aqui na terra era que fosse habitadas por pessoas felizes e sadias. Será que o propósito de Deus vai se cumprir? Deus diz na Bíblia em Isaías 55:11 ASSIM MOSTRARÁ SER A MINHA PALAVRA QUE SAI DA MINHA BOCA. NÃO VOLTARÁ A MIM SEM RESULTADO, MAS CERTAMENTE FARÁ AQUILO EM QUE ME AGRADEI E TERÁ ÊXITO CERTO NAQUILO PARA QUE ENVIEI.

    Então podemos confiar em Deus que tudo vai ser prefeito num futuro próximo né.
    Isso não é animador? rs

    Espero que tenha gostado de minha visita.
    Um grande beeeeeijo e uma linda semana!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi denovo Luciana.
    Vim aqui só responder a perguntinha que deixou la no blog para mim. Eu moro no Japão mesmo, faz quase 2 anos. Mais de indas e vindas já faz bastante tempo...

    beeeeijos

    ResponderExcluir
  5. Linda participação mostrando que a tal INVEJA não é de hoje. É beeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeem antiga! Uma pena,não? beijos,linda semana,tudo de bom,chica e obrigado pelo carinho!!

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Luciana!

    A Inveja!

    Um ótimo exemplo vc usou para demonstrar um sentimento auto-destrutivo como é a inveja.
    A historia dos dois irmãos
    Caim Abel!
    Nem precisa dizer mais nada não é mesmo?
    Só lamentar,sinto pena!

    Parabéns pela sua participação!


    Bjos

    ResponderExcluir
  7. Luciana, escreva do jeito que vem fazendo e continuará nos encantando a ainda mais. Agora mesmo, na leitura de seu blog, li o tocante a inveja. Que sentimento mais pobre e desprezível. O sentimento de querer desejar que o próximo alcance mais sucesso ainda deveria ser o que verdadeiramente motivasse o ser humano, como em um todo. Minha querida, um grane beijo no seu coração.

    ResponderExcluir
  8. Sempre que quiser participar será bem vinda Lú! Minhas blogagens são abertas ao público, e nunca faço panelinhas não vice? Até tenho parceiros, mas só participa quem está afim. Eu sabia que Caim tinha matado Abel, mas não sabia o motivo. Foi bem apropriado ressuscitar essa história para a nossa BC. Obrigada viu? Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Olá, Luciana.
    A inveja é realmente algo doentio e prejudicial, já que nos impede de vermos o que temos de bom e acaba nos tornando tristes e infelizes sem razão alguma.
    Acho que um dos segredos da felicidade é sermos felizes com aquilo que temos, e não ficar invejando as demais pessoas e desejando cada vez mais bens materiais que nada nos somarão.
    Abraço, Luciana.

    ResponderExcluir
  10. Lu querida! Quero distância de inveja, olho gordo e afins...KKKK! Post excelente! Agradecendo sempre o carinho e comentário gentil! Também me desculpando por muitas vezes demorar para aparecer..... Está cada vez mais difícil visitar a “todos” como gostaria.... Tenho tentado alternar e demora.... Mas eu volto!....
    Aproveitando pra desejar um Natal iluminado pelo brilho da Estrela de Belém! Que o amor do Cristo se faça sentir em todos os corações, abençoando todos os dias do ano vindouro!
    Um início de semana de muita paz e alegria!
    Abraço fraterno e carinhoso!
    Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. A verdadeira amizade jamais é esquecida
    por mais distante que eu esteja meu pensamento estará sempre contigo.
    Linda é nossa amizade estou passando por uma chuva
    não chamaria de tempestade , pois tudo Jesus resolve.
    Sem sua amizade e dedicação não teria sido possivel continuar
    meu coração faz uma festa quando vejo seu carinho no meu blog.
    Nessa segunda feira estou passando para desejar uma semana abençoada por Deus.
    E aproveitar para deixar meu carinho e mil beijos meus.
    Carinhosamente ,Evanir.
    Devagar Voltando...
    A inveja é uma maldição nesse mundo.

    ResponderExcluir
  12. Adorei sua participação querida Luciana.
    Quando dava aula, sempre contava essa passagem na escola para falar desse mal que assola a humanidade, as crianças prestavam muita atenção.
    Um abraço minha querida amiga.

    ResponderExcluir
  13. Olá!Boa noite!
    Lu...minha amiga!
    Parabéns por participar da BC,idealizada pela Ale, e por nos relembrar da "história" de Abel e Caim...
    De todas as pessoas negativas que conheço, as que projetam em outras pessoas as frustrações de tudo o que gostariam de ser ou ter, mergulhado na mais profunda escuridão, cujo único escape para sua alma atormentada é imaginar que pode destruir quem, na verdade,inveja... são as que mais nos devemos afastar... E a história nos mostrou que ela mata,sim, pode destruir um único indivíduo como toda a humanidade...
    Obrigado!
    Ótima semana!
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Oi Lu,

    Tudo bem? Foi legal o feriado? Você está se especializando em blogagem coletiva. Muito legal o trabalho em equipe. O texto é o melhor para descrever a inveja.Acertou, pois o caminho da inveja é o inicio do mundo.

    Boa semana e beijos.

    ResponderExcluir
  15. SURPRESA! Olá querida amiga.
    Quero deixar consignado a existência de uma de inveja "saudável e inspiradora", qual seja, aquela causada por uma linda e agradável festa de aniversário de duas crianças muito amadas e de inteligência diferenciada, oferecida, de forma carinhosa e atenciosa, por um casal afinado e comprometido com a transferência de importantes valores aos filhos. Portanto, "inveja saudável" no sentido de despertar uma doce vontade de também conseguir externar tanto amor, dedicação e cuidados com a família, qualidades estas que vocês conseguiram gravar em nossos corações, ao som, é claro, das belas músicas tocadas pelo nosso talentoso Daniel. Parabéns Lu e obrigada pela oportunidade de testemunhar uma ocasião tão feliz e inspiradora. A Sofia, com a sensibilidade e veracidade que só uma criança pode ter, adorou a festa, o que, para mim, significa que o sublime objetivo de vocês foi alcançado : PROPORCIONAR FELICIDADE A TODOS !. Mais uma vez parabéns, obrigada e um beijão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu
      Fiquei muito feliz com sua visita e seu comentário, minha querida amiga. Você não sabe o quanto seu comentário salvou o dia kkkkkk.
      Bjão. Fique com Deus. A gente se fala amanhã. Aproveite o feriado!

      Excluir
  16. Luciana,
    É sempre bom relembrar as histórias contadas na Bíblia. Essa foi muito bem escolhida para ilustrar o tema desta BC.
    A inveja é um sentimento humano, como tantos outros. Não somos perfeitos e achamos sempre que os outros são melhores, têm coisas melhores, e daí os sentimentos que nos invadem. Afinal, o que conta não é sentir ou não a inveja. É saber o que fazemos dela. Se aproveitamos esse sentimento para melhorar, ou se criticamos os outros por eles terem o que nós desejaríamos...
    Beijito!

    ResponderExcluir
  17. Vdd tem gente que tem inveja até das coisas desagradáveis que nos ocorrem, com certeza um dos piores sentimentos do ser humano, gostei Lu parabéns.

    ResponderExcluir
  18. Olá!!! Grata por sua visita tão gentil...

    Ja fiquei...rs

    bjsMeus
    Catita

    ResponderExcluir
  19. Olá amiga Luciana, boa noite, venho agradecer a sua visita.
    E dizer para você que não falou demais. Falou sim a verdade.
    Mas o lugar de criança não a roubar, seu lugar é na escola! Por isso não é permitido o trabalho infantil. E também não é preciso porquanto há muita gente sem emprego. Motivo pelo qualquer as criança têm fome porque seus pais não comida para lhes dar. Em Portugal temos quase um milhão de pessoas no desemprego. Cujas previsões não são nada optimistas. Pensa-se que nos próximos anos vai aumentar ainda mais.

    Boa noite para você,
    amiga Luciana
    beijinho
    Eduardo.

    ResponderExcluir
  20. OLá querida Luciana, que prazer ver você participando das Blogagens Coletivas. É um excelente exercício do pensamento, das trocas de opiniões sobre vários temas, que em sua maioria, aborda o comportamento humano.

    Sabe, amiga, você foi muito feliz em buscar na Bíblia, a história de Abel e Caim para ilustrar o teu texto!!
    Na minha opinião é um tema pra profunda reflexão sobre os reais sentimentos e emoçoes que as vezes se ocultam nos labirintos da alma humana. Penso que a tal "impostora" inveja, acompanha os desenvolvimento humano desde Abel e Caim,de forma intensa, no comportamento da humanidade.
    Reflita comigo: De todas as imperfeições humanas, ela é a mais vergonhosa. Ninguém, absolutamente ninguém, que a possuindo na intimidade do ser, admite tê-la consigo. Muitos de nós, nos afirmamos orgulhosos, e o dizemos com Orgulho: "Poxa, foi o orgulho que me impediu de aproximar-me de fulano..."; Ahh, fiquei muito "irada", com o que aconteceu...";"Nossa, preciso manerar na comida, ando muito "gulosa"... "Ai, meu Deus, preciso deixar de ser Preguiçosa"...e por aí vai...Assim, assume-se de forma leve,os "defeitinhos". Quem tem a coragem bastante pra se confessar invejoso? Se a Inveja ainda permeia a personalidade humana, mas todos afirmam que não a possui, então , onde ela está instalada? Será que a Inveja, já se extinguiu da alma humana? De duas uma: ou essa impostora já foi expulsa da alma humana, ou ela oculta-se nos subterrâneos escuros do Ser humano. Seja quem for, que admitir ser invejoso, tenhamos certeza, será execrado, excluído sem misericordia dos convívios em sociedade. Quem desejará conviver com uma "víbora" dessas? Rsssss...

    Reflexões que não acabam mais, amada amiga!!

    Amei a sua visita, meu anjo, e seu comentário lá no Sementes!

    Bjos no coração. Da amiga de sempre!

    ResponderExcluir
  21. Lu abençoada, que baita texto, essa história de Caim e Abel é o exemplo mais antigo de como esse sentimento é cruel e mesquinho. Creio que, em níveis e intensidade diferentes, todos temos esse sentimento, e o grande desafio é domá-lo, de forma a não atrapalhar os outros sentimentos mais nobres que temos. A escolha dos personagens bíblicos não poderiam ser melhores, parabéns pelo belo post.

    Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  22. Somos dois especialistas em Blogagens Coletivas. Só não participei da Anti-pornô, porque achei brochante e não sou anti-pornô! ahahaaha
    Esta história da Bíblia de Caim e Abel me fez relembrar agora (algo que não tem a ver com o foco do post, estou apenas divagando) de uma aula bíblica que tive quando frequentava a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. O cara nos ensinou a interpretar sobre a misericórdia de Deus e do quanto Ele sempre perdoou, apenas as pessoas, por vezes, não lêem com atenção (algo que eu realmente não fiz) e que Caim foi perdoado, apenas não aceitou o perdão. Deus disse que ele tinha que arcar com as consequências de seu erro e ele acabou fugindo de Deus, se tornou errante, no entanto, Deus prometeu que amaldiçoaria sete vezes quem o matasse.
    E isto acontece demais com muitos que crêem em Deus, mas pensam que Ele não perdoa, em verdade, duvidam do perdão dEle. Como Caim duvidou e, ao invés de voltar-se para Ele, acabou fugindo e se amaldiçoando.
    Devemos nos perguntar o quanto nós é que não nos perdoamos e nos amaldiçoamos tal como Caim, e não Deus.
    E isto pode ocorrer com a inveja. Todos somos propensos a ela, gostei muito de ler a reflexão da Lu... minosa. É verdade, a inveja apenas se esconde, tá por aí sim e nós bem sabemos. Só não podemos deixar que se torne patológica ao percebermos que ela esteja crescendo em nosso interior.


    => CLIQUE => ESCRITOS LISÉRGICOS...

    ResponderExcluir
  23. Assim como a Alê, não sabia os motivos que levaram Caim matar Abel! Além de ilustrar a injeja, é exemplo de traição e indelidade à Deus, seguida pela mentira. Quantos vícios Caim possuia! Às vezes assistimos novelas e imaginamos que todo o enredo é apenas histórias de novelas, mas elas existem na vida real. Pode não estar perto de nós ou então veladas. Quando noto algum tipo de inveja, costumo me afastar, pois é algo que não está ao nosso alcance resolver. Só depende do invejoso se conscientizar da sua insanidade!! Beijus,

    ResponderExcluir

Os comentários estão moderados, é melhor assim! Sua opinião é importante para mim!
Obrigada! Volte sempre!