segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Veganismo - Alimentação e consciência


Oi, pessoal, quero escrever para vocês sobre o que é ser vegano.
Vegano ou vegan é o vegetariano estrito, isso é  não consome nada de origem animal, ou seja nada de leite, ovos ou carnes, além disso, não usa couro não sintético, evita comprar de empresas que testam em animais, ou seja não colabora,ao máximo, com o sofrimento desses seres. 
O que motiva isso é a compaixão pelos animais, a preocupação com a saúde do corpo e do meio ambiente. Sim, na realidade, nossas florestas estão virando carne. É necessário aumentar cada vez mais os pastos, e o alimento que é usado para alimentar o gado poderia acabar com a fome do planeta. 
Se, no passado, com Renée Descartes, os animais eram considerados máquinas, conceito que para a maioria das pessoas ainda perdura. Hoje,  neurocientistas, em Cambridge, assinam um documento comprovando a senciência (do latim sentiens - que sente, tem sensações, consciência de si) desses seres. Disse Philip Low, um dos cientistas ”não dá mais para nos enganarmos, eles são seres sencientes como nós, estou considerando virar vegetariano." (fonte:Revista Veja de 16 dejulho de 2012). Seres que como nós, querem viver e ser felizes, têm autoconsciência, são mortos todos os dias em nome de um negócio que rende 50 bilhões por ano. Mesmo, no abate humanitário, eles percebem que vão morrer e se desesperam com isso. Vacas ficam dias inteiros com ordenhador mecânico, em  pé. Seus úberes inflamam, seus filhotes são separados delas (os machos) para virarem vitela. Sem contar, os malefícios que o leite traz para a s aúde, sobre esse assunto, recomendo que assistam à excelente palestra do Dr. Lair Ribeiro, O Mito do Leite, que está a disposição no You Tube.  E também, a leitura do livro Galactolatria da Dra. Sônia Felipe. 
Pintinhos machos são triturados vivos. Galinhas ficam horas e horas com luzes artificiais, em espaços exíguos, por isso cortam seus bicos para não se canibalizarem. Porcos são castrados muito novinhos à sangue frio, disse o professor de Zootécnia Leandro Lima, "Devemos castrá-los bem jovens, porque se eles morrerem (sangrando) pelo menos não se gastou em ração, só se perde o leite que ele bebeu." (!!!)
 Há justificativa para tolerarmos isso? Não existe necessidade nenhuma nutricional desses alimentos. Mesmo em relação B12, que dizem só se obter de fontes animais, existem veganos que há anos nunca tomaram suplementos desta vitamina, e mesmo assim não têm carência dela. Sim, cinquenta por cento dos veganos têm  carência dessa vitamina, em contrapartida quarenta por cento dos onívoros também têm. A incidência é apenas maior nos veganos. ( fonte: |Dr. Eric Slywitch, revista Vegetairanos) Eu pessoalmente, suplemento a B12, por precaução,  e gasto pouco demais com isso.
 Há muita informação disponível, e cito algumas fontes, além das que têm no  texto para vocês pesquisarem:

 Vídeos    A Carne é Fraca,do Instituto Nina Rosa no You Tube
             Terráqueos, narração de Joaquin Fenix, no You Tube
site        www.vista-se.com.br
Um forte abraço. Evorah

(Só para esclarecimento essa pesquisa e o texto foi feito pela minha amiga Evorah, eu apenas publiquei no blog)
Parte inferior do formulário

21 comentários:

  1. Bem interessante o texto e tua pesquisa. Pra pensar! beijos,chica e tudo de bom!

    ResponderExcluir
  2. A leitura dessas informações choca, realmente. Eu não sou vegetariana mas essa forma de criar aves e animais é terrível. Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Gostei de sua pesquisa, Lu!
    Os animais sofrem... algo que seria apenas para alimentação, acaba virando um negócio lucrativo para quem faz, neste caso os empresários e sacrificante para os que dão lucro, neste caso os animais. É de chocar. beijos e bom carnaval.

    ResponderExcluir
  4. Muito legal esse texto, bem informativo!
    Amo passar aqui no seu blog!
    Boa terça-feira!
    Beijinhos...

    www.asosmamaenadia.com

    ResponderExcluir
  5. já tinha conhecimento deste assunto. como não se muda a mentalidade, os costumes de uma hora para outra, além dos interesses financeiros, pelo menos que não façam estes absurdos, que as criações sejam mais humanas e os abates também. fico revoltada com estes abusos. bjs

    http://eubipolarbuscandoapaz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Bem interessante o texto da Evorah, concordo em protestarmos contra todos os mau tratos contra os animais, mas não ingerir leite e ovos, por exemplo, acho um pouco radical, dependendo da forma como são extraídos. Não como carne, mas não por razões filosóficas ou algo do tipo, mas por que desde criança não gostava do gosto, e me acostumei, hoje como peixe, e no máximo figado ou file, de vez em quando.

    Parabéns pela postagem do texto Lu, abração pra ti.

    ResponderExcluir
  7. Oi Luciana! Sou vegetariano total, mas não vegano porque uso o leite para algumas receitas e ovos de granja (não galados). O homem é vegetariano por natureza e carnívoro pela cultura. As criancinhas não gostam de carnes, mas as mães vão doutrinando seus paladares até elas se tornarem culturalmente carnívoras. Todavia, respeito a opção de cada pessoa e até cozinho algumas carnes para quem me visita. Não ser proselitista é preciso! Um abraço!

    ResponderExcluir
  8. Olá!Boa noite!
    Querida Lu
    sim...tinha conhecimento desse assunto...penso que foi tema de uma BC.O veganismo é isso mesmo ...uma ação direta, uma modificação no cenário de exploração e não apenas um meio de reduzir o sofrimento dos animais.
    Parabéns à Evorah pela pesquisa e a vc pela postagem.
    Meu carinho!
    Bom início de semana!
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Nossa, essas informações realmente chocam e esclarecem bastante sobre um assunto que, ao meu ver, ainda é muito cercado por preconceito. O pior de tudo é ver como os efeitos do capitalismo selvagem são cada vez mais destrutivos não só na vida das pessoas como também na sua ação na natureza. É como dizem, tudo tem um preço e o que se paga em alguns casos é alto demais.
    Parabéns pelo post importante
    bj

    ResponderExcluir
  10. Luciana, bem-vinda ao Vida & Plenitude... Obrigada pelo carinho!

    Interessante o assunto que apresentou... Gostei de ler e conhecer esta pesquisa...

    Um Bom Dia! Abraços

    ResponderExcluir
  11. Oi Luciana!
    Certa vez um monge disse que devemos usar a carne apenas como um temperinho. O correto seria comermos apenas o necessário de tudo, sem gula.

    A verdade é que não temos escapatória: A vida de um pezinho de alface é tão valorosa quanto a de um boi. Matamos a alface ainda bebê, pois quando ela chega à puberdade, solta um belo pendão e já não nos serve mais!
    Grata pela reflexão.
    Abraços do leste paulista.

    ResponderExcluir
  12. Respeito todos os estilos de vida escolhido pelas pessoas, mas para mim, radicalismo é inconsebível.
    Bjux

    ResponderExcluir
  13. Lu, obrigada por publicar o texto. Que bom, as pessoas gostaram, pelo que eu pude ver nos comentários acima. Vejo que seu blog é frequentado por pessoas conscientes, comprometidas com o crescimento interior, que pensam e refletem sobre as informações que recebem. Um super beijo.

    ResponderExcluir
  14. Belo texto querida Luciana, sempre com belas escolhas,
    Lu querida, agradecemos seu carinho no desejando felicidades, desejamos sempre mesmo a vocês.
    Um grande beijo em seu coração.

    ResponderExcluir
  15. OI LUCIANA!
    CHOCANTE, TE CONFESSO QUE FIQUEI A PENSAR SOBRE O ASSUNTO, MAS VALE Á PENA QUE SEJA DIVULGADO.
    ABRÇS
    http://zilanicelia.blogspot.com.br/ClickAQUI

    ResponderExcluir
  16. Muito bom o texto nem todos concorda mais
    enfim cada um tem sua maneira de ser .
    Amiga ando sentindo sua falta esta tudo bem?
    Linda noite beijos,Evanir.

    ResponderExcluir
  17. Oi Lu.. belo post
    Menina.. é muito triste pensar que existe tanta crueldade com os animais né?
    Eu admiro por demais quem adota esse estilo de vida..
    Assim como também respeito a escolha de cada um.. não é fácil, eu mesma já tentei me tornar vegetariana, mas não passamos de uns 2 meses..

    Obrigada por compartilhar conosco essas informações..

    Um super beijo no seu coração e uma noite mais que linda viu?

    ResponderExcluir
  18. Olá amiga.
    Há um bom tempo estamos em um estilo de vida mais natureba, porem carnívoros.Respeito muito quem é veganos ou vegetariano, na verdade tenho grande admiração, eles dizem não a qualquer tipo de morte contra vidas sejam elas qual forem. Belo texto amiga. Participei de uma blogagem coletiva sobre o assunto do Christian.
    http://eternamentevv.blogspot.com.br/2012/08/segunda-blogagem-coletiva-vegetarismo-e.html
    Beijinhos amiga.
    Tenha uma maravilhosa noite.

    ResponderExcluir
  19. Eu fiz uma BC a respeito ano passado. As opiniões divergiram bastante, já fui vegano por um tempo e pretendo retornar na alimentação (pois continuo usando apenas couro sintético, mesmo que dure menos e procuro fazer uso de produtos de empresas que não testam em animais), no entanto, eu não concordo com alguns radicalismos usados por alguns veganos para impor suas opiniões e fazer com que pessoas sintam-se culpadas.
    São como fanáticos religiosos e impor seu modo de pensar e filosofia de vida através da culpa não é uma atitude digna em minha opinião. Conscientização se adquire aos poucos e não chocando, pode acontecer (geralmente acontece) o efeito contrário, revoltam as pessoas. Aliás, tive informações de fontes confiáveis que muitos dos vídeos "veganos" que estão no Youtube são de abates clandestinos. Veja bem, não estou defendendo o abate, apenas enfatizando que devemos tomar cuidado com todo tipo de fonte radical.

    => CLIQUE => ESCRITOS LISÉRGICOS...

    ResponderExcluir
  20. Olá, Luciana.
    Ótimo texto da sua amiga.
    Creio que hoje em dia ser ou não vegano é uma simples questão de escolha, já que somos perfeitamente capazes de vivermos com saúde sem consumirmos nada de origem animal.
    Abraço.

    ResponderExcluir

Os comentários estão moderados, é melhor assim! Sua opinião é importante para mim!
Obrigada! Volte sempre!