segunda-feira, 22 de abril de 2013

Aniversário de Itanhaém/SP

Praia do Centro- foto tirada por mim



   Hoje minha cidade Itanhaém, que fica no litoral sul de São Paulo, há 100 km da capital paulista e 60 km da cidade famosa de Santos faz aniversário, completa 481 anos. É a segunda cidade mais antiga do Brasil.
   Outro dia estava indo a pé da Escola dos meninos para o Centro da cidade, isso é algo muito agradável porque é uma caminhada em terreno plano, com paisagens muito bonitas tendo o Morro da Caixa D'Água ao fundo, e tendo que passar pela Praia do Sonho obrigatoriamente. Eu poderia ter pego o ônibus, ou o trenzinho, mas  preferi fazer o trajeto a pé, como eu disse, é uma caminhada agradável, pelo menos para eu, que gosto de caminhar, e estava um lindo dia.
   Comecei a meditar e falar com Deus, gosto de fazer isso enquanto caminho, acho que as pessoas que passam por mim devem achar que eu pirei de vez.
    Quando me dei conta estava de frente para a praia, e as lágrimas corriam em meus olhos, acho que ando meio sentimental ultimamente. Agradeci a Deus por ter nascido nessa cidade, eu poderia ter nascido em qualquer lugar do Planeta Terra, mas aprouve a Deus que eu tivesse nascido em Itanhaém, uma cidade simples, que não tem nem cem mil habitantes, não tem nem semáforo! Mas eu amo essa cidade, não me vejo morando em outra!
    Pode até ser que eu venha mudar daqui, só Deus sabe da minha vida, que está nas mãos Dele, tenho orgulho de ser caiçara! Fico triste quando vejo uma pessoa, principalmente os paulistas (é assim que nós caiçaras chamamos os paulistanos) dizerem que caiçaras não gostam de trabalhar, pois eu sou caiçara, e comecei a trabalhar com onze anos de idade!
    É engraçado porque tenho ido a São Paulo levar meu filho, e vejo muitas pessoas lá pedindo dinheiro, então tanto lá como cá tem pessoas que trabalham e pessoas que não trabalham.
   Ficou como um mito essa coisa de quem mora na praia não trabalha, quando eu estou passeando e digo que moro na praia, sempre vem a pergunta:
_ Mas você é branca?
   É claro! Minha pele é branca, eu não tenho a pele bronzeada porque não sou morena, e vou a praia às vezes, eu trabalho, as pessoas que moram na praia trabalham.
   Amo Itanhaém, não só por suas belas praias que não são poluídas, sempre digo que a praia só precisa estar onde ela está, mesmo que eu não vá, só de eu saber que ela está ali, já é um alívio! Amo minha cidade pelo povo acolhedor, porque é um lugar para se criar filhos,  ter vínculos afetivos, foi aqui que eu conheci o amor da minha vida, passei momentos muito felizes aqui, momentos ruins também, mas é a vida!
   Itanhaém não é perfeita, tem defeitos, dificuldades, principalmente na área da saúde, mas mesmo assim, tem uma ótima qualidade de vida.
         Parabéns minha querida Itanhaém!

32 comentários:

  1. Linda, carinhosa e cheia do melhor sentimento, essa tua homenagem! Parabéns à tua cidade! beijos,linda semana!chica

    ResponderExcluir
  2. A terra natal sempre será o nosso chão e nosso lar.Em qualquer lugar do mundo será sempre a nossa melhor memória.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  3. Ah, eu adoraria ser uma caiçara, ver o mar todo dia, namorá-lo sem pressa.

    Aqui também chamamos os paulistanos de paulista. Pra que complicar, né? O negócio é simplificar a vida ao máximo.

    Beijo, Luciana.

    ResponderExcluir
  4. Oii amiga, parabéns a sua cidade, não conheço mas tenho certeza que é muito boa, como vc sempre diz, é engraçado mesmo pensar no por que nascemos onde nascemos, tbém penso isso as vezes, por que eu fui nascer lá em Minas kkk mas tbém gosto da minha cidade lá! Enfim parabéns a sua cidade! bjooooss

    ResponderExcluir
  5. Lindo post, parabéns à Itanhaém, amo essa cidade, sempre vou aí, não moro aí, mas tenho casa aí,mesmo que alugada é minha casa linda, é meu lugar preferido para descansar nos finais de semana!
    Tens de ter orgulho sim da sua cidade, eu sou paulista/ paulistana, por ter nascido no Estado e bem no centro, Capital, amo minha cidade, embora saiba dos imensos problemas que existem em um grande centro metropolitano como São Paulo, mas mesmo assim eu amo!
    Grande abraço amiga querida!
    Felicidade em sua linda cidade!!!

    ResponderExcluir
  6. Oi Lú! Nóssa deve ser mesmo muito legal e desesstressante morrar aí. Eu te invejo por isso hahahahahaha. Eu inclusive tenho uma meta na vida de que quando me aposentar, ir morar numa cidade á beira mar! É meu sonho! Agora só um adendo: gente á toa tem em todo lugar...

    ResponderExcluir
  7. Parabéns à sua cidade e todos que aí habitam. Uma bela homenagem!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Olá Luciana
    Parabéns para sua cidade e toda sua população. Eu também tenho muito orgulho da cidade em que nasci BH.
    Bjux

    ResponderExcluir
  9. Quando morei em São Paulo conheci Itanhaém, Monguagá, Cambury e muitas na passagem.
    Parabéns a Itanhaém.

    ResponderExcluir
  10. Luciana, o que mais gosto de vir aqui é a maneira como escreve, sempre com tanta verdade e sentimento. Acho bonito quem conserva o apreço por sua cidade. Também moro no litoral e as pessoas da capital desdenham dos "caiçaras"...pior ainda é ver gente daqui mesmo falando mal da cidade.
    Parabéns para a cidade e para a emoção que transpareceu em suas linhas, um abraço!

    ResponderExcluir
  11. Oi,
    Só tive tempo de vir aqui hoje. Que bom que curtiu o blog. Também achei o seu bem bacana e vou seguir. Parabéns para Itanhaém.
    Beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Luciana, um beijo no seu coração e parabéns para a sua amada cidade. A nossa terra é a nossa referência de raiz. É algo para levarmos conosco para toda a vida.

    ResponderExcluir
  13. Poxa, super emocionante a tua homenagem a sua terra, e pelas fotos que você posta de vez em quando, é uma cidade muito bela, e que merece ser visitada por todos. Então, parabéns a Itanhaém, e aos seus ilustres moradores.

    Abração Lu.

    ResponderExcluir
  14. Aniversário, hoje tem
    Para festejar com alegria
    Na sua cidade Itanhaém
    Completa 481 anos neste dia.

    No Brasil tem cidade maravilhosa
    Paulista e muitas outras também
    No mato terá fera perigosa
    Passarinhos a cantar com certeza tem!

    Obrigado amiga, Luciana, pela visita
    boa noite e um beijo para você.
    Eduardo.

    ResponderExcluir
  15. AMO DE PAIXÃO ITANHAÉM , GOSTARIA DE SER NATURAL DESTA CIDADE , PARABÉNS A TODOS OS MORADORES DAÍ. BEIJO

    ResponderExcluir
  16. Esse amor-patriota seu pela sua Terra Natal é bênção divina mesmo! Parabéns à Itanhaém e à você pela gratidão a Deus!
    Bj. Célia.

    ResponderExcluir
  17. Parabéns pra sua cidade!!!
    Acho que ainda não conheço, infelizmente.
    Eu queria muito ser caiçara... kkkkkkk! Bem, meu marido e eu estamos trabalhando para que isto aconteça em breve (se Deus quiser!).
    Bjns, e uma linda semana!
    :)

    ResponderExcluir
  18. Nossa, amiga... eu sempre achei lindo seu amor por sua cidade!!! Eu vejo tanta gente que só sabe reclamar de tudo no local onde vive, e é bom ler as coisas boas do lugar, como vc faz. Parabéns à sua cidade e paabéns a vc, por viver nela.

    Bjussss

    http://palavrasdevalquiria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Luciana querida parabéns para vocês também por que moram numa cidade que é linda, conheço só por fotos, mas é como se já tivesse estado aí, ainda vamos se Deus quiser.
    Lindo seu texto, até chorei de emoção, com sua emoção ao falar com tanto carinho de sua cidade natal.
    Amei querida Lu, bjs no coração de Itanhaém e no seu minha amiga.

    ResponderExcluir
  20. Parabens pra Itanhaem, lugar bom de morar e onde escolhemos com nosso coracao e onde somos felizes. Sua cidade deve ser otima, clima de interior, praia limpa pertinho e quando precisa fazer coisas mais "elaboradas" da pra ir pra SP e voltar pra casa depois.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  21. Lu,
    Parabéns pela homenagem feita a sua cidade e por morar em um paraíso como é.
    Bjoks

    ResponderExcluir
  22. Parabéns para sua cidade!

    queria experimentar morar num lugar mais pacato como ela, por toda a minha vida só vivi em cidades grandes e com elas, todo o stress que trazem...

    Bjos,

    http://borderline-girl.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Luzinha,
    Mil Perdões! Acabei de cometer um pequeno deslize quando estava lendo e marcando os comentários para publicá-los, o laptop escorregou do meu colo e no desespero de tentar agarrá-lo, cliquei sem querer no botão"Remover Conteúdo" e puft, lá se foram vários comentários feitos, inclusive o teu.Tô passada, amiga.
    Me desculpe, viu?
    Bjos e boa semana.
    Calu

    ResponderExcluir
  24. Olá amiga querida.
    Tenha orgulho sim e defenda sua cidade e povo, afinal é dai que vem o seu sustento, imagina que delicia estar bem pertinho do mar. Não fica triste não amiga,o povo fala porque gostaria de estar pertinho do mar. Já estive nas cidades de Lins e Guaiçara, cidades lindas e maravilhosas é o que conheço de São Paulo. Quanto a andar a pé adoro por demais,imagina que privilegio ter uma natureza como companhia é para poucos.
    Parabéns a cidade e que ela continue como esta, o prograsso por demais estraga a beleza.
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  25. OLÁ LUCIANA,

    Seguindo você aqui.

    lindíssima postagem, fique com DEUS!!!

    Um abração carioca.

    ResponderExcluir
  26. E como trabalham amo sua cidade sempre que posso passo ferias ai, alias ate hoje as ferias que tivemos ou foi pra Itanhaém ou Ubatuba, conheço bem todas as praias a do sonho é uma graça mesmo.E claro que o povo ai trabalha kkkk pior que tem gente que pensa ao contrario mesmo né afff....

    ResponderExcluir
  27. Oi Luciana, é a Vi, ai deve ser muito tranquilo, não tem semáforo..aqui, até nos bairros mais afastados se não tiver um sema foro vira o caus..kkkkk
    As pessoas sofrem de "boca nervosa" tem que rotular as coisas ou as pessoas, tipo, toda loira é burra, todo gordo é mole, e todo caiçara vive no surf..é chato quando isso deixa de ser uma brincadeira carinhosa para ser uma atitude preconceituosa..
    Mas nem todos paulistanos tem esse ponto de vista, e desempregados, alcoólatras e etc, são problemas sociais que já atingem todas cidades do país.
    Parabéns a sua cidade.
    Beijos,Vi

    ResponderExcluir
  28. Olá
    Querida Lu
    Li atentamente...
    é essa necessidade imperiosa que certas pessoas da sociedade tem de rotular/estereotipar. Essas adjetivações jogados ao vento não representam por inteiro, nem parte dela. Não se trata apenas de rótulo, mas uma forma, preconceituosa, de querer atribuir um comportamento ou uma tendência a um grupo.
    O que me irrita mesmo, é que alguém queira determinar o perfil e o comportamento de uma pessoa a partir de uma característica.
    Agora, vejamos.Tudo bem, cada um, cada um. É um direito de todos.
    Tem, e isso é natural, o que faz parte do bom humor. Não quero ficar bancando o velho moralista. Estereotipar por humor até faz bem a saúde.
    Vamos ao ponto interessante: Parabéns por morar numa cidade muito aprazível e linda.Feliz aniversário Itanhaém ( atrasado)
    Boa noite de quarta feira
    Beijos

    ResponderExcluir

  29. Olá Luciana,

    Não sabia que Itanhém é tão antiga (481 anos é tempo demais!rs). Há tanto tempo que fui conhecê-la e na época fiquei aí por uns 15 dias na casa de praia de uma amigo meu, que morava em Santo André. Não sei se ele ainda mora lá, pois já perdi contato faz tempo. Tenho até fotos (antigas!!! - rsrs).
    Até parece que pessoas que moram em cidades praianas não trabalham, né? E como a cidade e elas sobreviveriam?
    Vejo que você ama mesmo este lugar e que é feliz aí. A proximidade do mar sempre traz boas energias.

    Parabéns à Itanhaém! Numa próxima oportunidade passo por aí e aproveito para conhecê-la.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  30. Querida amiga! A semana que passou estive envolvida em muitos problemas de ordem pessoal e não consegui visitar e/ou responder comentários! Peço perdão! Estou tentando normalizar.... Post lindo! Parabéns a Itanhaem!
    Obrigada pela amizade e pelo carinho!
    Grande e carinhoso abraço!
    Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com.br/


    ResponderExcluir
  31. Tenha orgulho e defenda sua cidade! Tenho horror quando falam mal da minha cidade, principalmente se forem pessoas de fora.
    Bjoks

    ResponderExcluir
  32. Linda essa cidade do litoral Paulista.
    Nada melhor que nosso lar,no terra. se for linda assim,melhor ainda!
    Prosperidade para Itanhaém!!

    Beijão,Lu!Dani.

    ResponderExcluir

Os comentários estão moderados, é melhor assim! Sua opinião é importante para mim!
Obrigada! Volte sempre!