segunda-feira, 8 de abril de 2013

Mamãe tá de olho no consumismo!


 
 
A mulher que não é nem um pouco consumista que atire a primeira pedra! Quando se é bipolar, passamos pelo período de "mania", e não é a simples mania de roer unhas ou passar a mão no cabelo, a mania no bipolar é um período de euforia, ele fica totalmente alterado, em toda sua complexidade interior e exterior. Fica como um leão indomável!

No período de mania, ele pensa que é super em tudo, realmente tudo mesmo! Os pensamentos ficam alterados, rápidos demais.
O que isso tem a ver com o post? Nesse período, o que graças a Deus não é comum em minha vida, eu fico muito consumista, alguém deveria esconder o cartão de crédito de mim, pois sair com ele é uma irresponsabilidade, eu saio comprando tudo que vejo pela frente, relógio, tablet, perfume, até reserva num hotel luxuoso eu fiz! Depois bate o arrependimento e vem a conta do cartão de crédito.
Eu, e os demais portadores não estamos fora de si, mas o transtorno nos leva a isso, é mais forte do que nós, é como se tivéssemos ingerido uma droga, para quem não é portador da doença é inexplicável.
Como eu disse, fora esse período de mania, não me considero uma pessoa consumista, me considero uma pessoa de gostos simples. Gosto de andar de tênis e jeans. Não sou de comprar pares de sapatos ou bolsas.
Os filhos sempre estão de olho em nós, não adianta falarmos para eles não serem mentirosos, e mentirmos, eles serão mentirosos, agora, se não mentirmos para eles, com muita sorte eles não serão mentirosos.
Assim também é com esse delicado assunto, o consumismo, pois a mídia fica o tempo todo pulverizando a mente dos nossos filhos com as propagandas dos brinquedos mais lindos e maravilhosos!
Como eu tive uma infância muito pobre, procuro dar o melhor que posso para meus filhos, mas também procuro passar valores morais para os mesmos, pois os valores morais são, na minha opinião, muito mais importantes do que os valores em dinheiro, foram esses valores que meus pais passaram para mim, e agradeço a Deus por isso!
A TV por assinatura é pior do que a TV aberta quando se trata de bombardear os pequenos com apelações, parece que tudo se resume a consumismo. Às vezes estou assistindo um desenho com o Fernando de seis anos e vejo a propagando de um determinado carrinho que faz mil coisas na TV, só fico esperando a propaganda terminar, olho para ele, e seus olhos estão brilhando:
_ Mãe compra prá mim!
Às vezes eu respondo sério que não, que é muito caro, ou dependendo eu respondo que vou pensar para o aniversário dele que é em novembro, ou às vezes eu brinco que vou na minha árvore de dinheiro que fica do quintal, pegar um pouco de dinheiro para comprá-lo kkkkkkkkk, mas ele logo esquece e não insiste.
Assim é quando vamos ao Shopping, é óbvio que ele quer várias coisas, mas eu digo que não e pronto, ele não faz manha, eu acho muito feio crianças fazendo manha por causa de alguma coisa em lugares públicos!
Com o Daniel é diferente, ele tem doze anos, já pensa como adolescente, gosta de se arrumar bem, mas como foi educado a não ser consumista, ele se contenta com o que tem. Quando ele entrou na Escola de Música de São Paulo, passando em primeiro lugar no ano passado, com apenas onze anos, eu achei que ele era digno de ganhar o X Box daqueles sem controle.
Nesse ano eles foram estudar na melhor escola da cidade, e eu sabia que lá, principalmente o Daniel seria confrontado com outra realidade, de garotos com poder aquisitivo melhor que o nosso. Eu já tinha-o avisado que os garotos eram os garotos, ele era ele. O Daniel mais uma vez me provou que a educação que estou dando está no caminho certo. Ele comentou que o celular dele é o mais pobrezinho deles kkkkkkkk. Eu perguntei como ele se sentia a respeito, ele falou que não sentia nada. Tem garoto que tem Ifone! Eu não tenho Ifone, mesmo que tivesse condições financeiras, não daria uma para meu filho de doze anos, por mais que ele seja um excelente filho!
Isso é puro consumismo e não faz bem para as crianças, essa é minha opinião!
 
 
Essa foi minha particiapação na BC A Mamãe tá de olho no consumismo, organizada pela Nádia do blog A sos mamãe Nádia. Obrigada Nádia por ter me convidado para essa BC.
Beijos a todos e uma ótima semana!
                                                            eu Fernando e Daniel
 
                                              Daniel tocando com um pianista
                            

30 comentários:

  1. Concordo plenamente com você querida Luciana e você está educando seus filhos sabiamente, fique tranquila eles serão grandes homens.
    Amo vocês...bjs

    ResponderExcluir
  2. Não sou nada consumista e criei meus filhos como eu penso. mas as meninas são TRI consumistas. Então, o que fazer?sr beijos,chica

    ResponderExcluir
  3. Olá,Lu!!
    Tenho um casal de filhos.Foram educados da mesma forma.
    Dando o que podia e explicando;
    Hoje, são jovens maravilhosos.Mas o rapaz, não é consumista e a menina,já é!!Mas,agora é com o money dela!rs!!
    Boa semana e beijos no core!!
    Soninha.

    ResponderExcluir
  4. Creio que é importante mostrar o que é necessário agora e o que pode ficar para depois. Educar para aguardar o momento certo.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Oii amiga, adorei sua participação, as nossas crianças são bombardeadas mesmo o tempo todo, que bom que o Daniel consegue se controlar, graças a sua educação né, a minha filha tbém estuda em uma escola muito boa aqui em Americana e as amigas tem de tudo, é difícil explicar p ela que não dá p acompanhar, ela até entende mas fica com aquela carinha que nos enche de dó rsrsr complicado viu! Bjooooooss

    ResponderExcluir
  6. Concordo com voce e amei seu texto. Hoje o mundo valoriza muito o que se tem em vez do que se e. Acredito que deva partir dos pais essa primeira educacao sobre o que e necessario e o que nao e para que eles possam crescer e se tornarem adultos equilibrados e responsaveis financeiramente.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Realmente, perder o controle do ter com nossas crianças é matar a prioridade máxima do ser na vida delas. Sempre faço uma análise do essencial para se adquirir. Fui educada assim e não me arrependo.
    Bj. Célia.

    ResponderExcluir
  8. Que ótimo texto! Vejo muita gente que dá valor apenas no que se pode comprar, e isso é grave, pois com o tempo a pessoa não enxerga nem as coisas mais simples da vida, como sentimentos e gentileza ao próximo.
    adorei :)

    Boa semana
    Bjo Bjo

    ResponderExcluir
  9. Liquidação sempre foi uma tentação regada de muita ilusão. Sempre acabamos comprando mais que o necessário, por isso sou a favor da lista pra levar ao mercado. Ajuda não esquecer de nada.Com relação ao seu texto parabéns enfatizou muito bem sobre a valorização do nosso dinheiro. Afinal não dá em árvores.
    Bju
    Toninha

    ResponderExcluir
  10. Ótimas colocações!

    Sabe, eu já trabalhei em uma loja de brinquedos e achava um horror aquelas crianças que começavam a se debater no chão quando os pais diziam não para alguma coisa.
    Realmente educação é a chave!!

    Bjos!

    http://borderline-girl.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Luciana, também eduquei assim os meus filhos, eles sempre sabiam esperar o momento certo para ganhar os seus presentes desejados, pois é mesmo tudo questão de boa educação!
    Meus netos estão indo para o mesmo bom caminho, que bom, parabéns amiga linda, beijos!!!

    ResponderExcluir
  12. Parabéns pela educação que dá aos seus filhos, é assim que se formam homens e mulheres de caráter e com responsabilidade.
    Bjux

    ResponderExcluir
  13. acho que um dos meus primeiros erros
    o que não tive querer dar a minha filha
    ummmmm
    linda noite bjs

    http://sermamaepelasegundavez.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi querida Lú, passando para retribuir a visitinha no meu cantinho e para ver sua Bc. Simplesmente adorei o blog , e principalmente sua postagem, seus filhos tem muita sorte de ter uma mãe como vc. Parabéns! Penso como vc!
    Seguindo também, e obrigada pelas suas palavras no meu blog... amei!
    Bjos
    Tatty
    http://diariomaedeprimeiraviagemtatty.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

  15. Olá Luciana,

    Um amigo do meu marido tem um filho bipolar. A família está tendo dificuldades para lidar com a questão. Apesar do rapaz trabalhar ele ainda não tem condições de arcar com despesas altas e certo dia, em momento de crise, saiu e comprou uma moto. O pai dele teve que ir à loja tentar a devolução e, por sorte, conseguiu. Não sabia que esta era uma característica de crise bipolar.

    Saber educar e controlar o consumismo nas crianças é mesmo difícil diante de tantos apelos da mídia, mas os pais que ficam 'de olho', como você e seu marido, saberão mantê-los no equilíbrio. Afinal, os filhos deverão ser preparados para os 'nãos' da vida, que nem sempre traz ventos favoráveis.

    Seus filhos são muito bem criados e orientados, pelo que já tive oportunidade de observar. Parabéns!

    Gostei das fotos e de sua ótima participação.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  16. Olá Lu! Bela participação! E o que disse é uma grande verdade, parabéns pela ótima educação, com certeza seus filhos serão sempre uma benção, tanto em casa com a família e também para a sociedade, educação é o principio de tudo.
    Minha querida muitos beijos e abraços! E é sempre um prazer lhe visitar!

    Fernanda Oliveira

    ResponderExcluir
  17. Oi Lu,
    vc está convidada como professora na escola de Pais(rs), mas fora a brincadeira, cada linha que vc escreveu está recheada da mais pura verdade e razão diante dos apelos do consumismo atual, tanto pra nós adultos, quanto para as crianças, o que tem se revelado altamente danoso em sua formação pessoal.
    Comungo contigo em cada passo forjado na educação das crianças.Fui educada assim e assim eduquei meus filhos e, não tenho hoje em dia, um pingo de arrependimento por nada.
    Importantíssimo assunto este promovido pela BC.Excelente participação, a tua, que espero seja divulgada aos quatro cantos da net.Parabéns, amiga.
    Bjos e uma linda semana.
    Calu

    ResponderExcluir
  18. Lu, não são apenas as crianças, a sociedade em geral idolatra o consumismo. E muita gente acaba usando coisas materiais para buscar aceitação entre determinado grupo e é meio frustrante, porque o que é legal hoje, amanhã se torna totalmente "descartável" e então, pessoa nunca fica satisfeita.
    Este estágio de mania do bipolar mostra bem no filme Mr. Jones, que já mencionei aqui, onde ele compra pianos desenfreadamente. A pessoa fica fora de si! É incrível como perde a noção.
    Só um pedido: me envia por sedex um galho da sua árvore de dinheiro aí! Tô precisando! ahahah!
    Abraço parceira, #TamoJunto.

    ESCRITOS LISÉRGICOS...

    ResponderExcluir
  19. É Lu, não é fácil educar filhos. Mas por tudo q li aqui e pelo q vi qdo te conheci...tenho certeza q tu faz um bom trabalho hehehe Daniel é lindo e super talentoso.

    Vc tem toda razão....ser é muito mais importante do q ter !!!

    Beijinhos

    Ana

    ResponderExcluir
  20. Luciana, o que tenho observado é que as crianças pedem, insistem, e muitas vezes conseguem porque os pais querem ficar livres de deles (rss). Não falo com maldade. Fazem isso, estimulando o consumismo, inconscientemente. Por um momento de paz, atendem.
    Você educa muito bem seus filhos. Essa questão do Daniel conviver com colegas de poder aquisitivo alto há que ser entendida pela criança. Ele é igual aos outros e não precisa de tudo que possuem para ser, inclusive, melhor que eles em desenvolvimento, habilidades, conhecimentos...
    Sua participação na BC está ótima. Também fui educada como você, aprendendo que meus pais não tinham condições financeiras para nos dar nada supérfluo. Já batalhavam, e muito, para conseguir o necessário. Bjs.

    ResponderExcluir
  21. Olá, querida Lu!
    Nem sempre é fácil mesmo conter a animação deles e a nossa própria em frente aos anúncios tão sedutores de algumas propagandas. Mas como tudo na vida é preciso dosar e ponderar o que pode e o que não pode. E se realmente há necessidade da compra. Cuidar com os impulsos, esse é o segredo.
    Obrigada por sua visita sempre tão carinhosa em meu blog. Sempre bem vinda por lá.
    Beijos,
    Lis

    ResponderExcluir
  22. Oi Lu!

    Tem um presentinho pra ti lá no blog, tá?

    Bjo!!

    ResponderExcluir
  23. Lu, você passou pelo meu blog e claro que autorizo você colocar meu texto aqui com os créditos. Ficaria muito Feliz. :)

    Obrigada pelas palavras e elogios, seu blog está muito legal, irei segui-lá, para me seguir que vc me perguntou, de um atualizar na pagina, o blog ficara com template rosa, e na lateral abrirá uma aba preta, o primeiro borão são meus seguidores.

    Obrigada mais uma vez!

    http://meubipolar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Muito bem,Lu!
    As crianças de hoje em dia estão muito alienadas.Têm tudo e mais um pouco.Pra que tanto?Crescem e viram adultos mimados,sem limites,sem responsabilidades.É isso que o capitalismo quer,que nunca fiquemos satisfeitos,e que tenhamos a sensação de poder,e o alvo perfeito são as crianças,que crescem sendo modeladas por esse modelo econômico feroz.Ainda bem que existem pais e mães atentos a isso.

    Beijão,Lu!Dani.

    ResponderExcluir
  25. Não tenho filhos, mas concordo totalmente com sua postura. Parabéns, amiga!!
    Realmente não é fácil mesmo, o mundo está cada vez mais consumista, e se já é complicado pra nós, imagine para as crianças, né!
    Bjns
    :)

    ResponderExcluir
  26. Boa noite Luciana, que prazer receber sua visita em meu espaço, obrigada pelo carinho. Quanto nossa amiga Severa Cabral, ela é tudo de bom, admiro-a e a respeito, é uma amigona. Lu vi agora seu comentário, já estou a te seguir também, e achei muito interessante seu blog, prometo que amanhã voltarei para ler seus posts e comentar.
    Bjs , tenha uma linda noite!
    Clarice

    ResponderExcluir
  27. No meu ponto de vista você está certíssima, Luciana! Ainda não tenho filhos, mas já começo a pensar na educação que quero dar para eles. Vejo uma amiga minha que é MUITO consumista e fico triste por ela. Agora ela tem pai e mãe que podem dar tudo que ela quer, mas um dia não terá, não é? Parabéns!
    Bjs, Lavi.
    acidia28.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Tem toda razão amiga..
    O mundo mudou tanto né?
    Eu me lembro quando era pequena e sentíamos tão felizes em poder criar nossos próprios brinquedos.. telefone sem fio... ou andar nas latas de leite ninho amarradas com barbante..
    Era tudo tão simples.. mas tão bom..
    Hoje me dia é moda ter tudo quanto é "I" Iphone, Ipod e dá-lhe "I" rsrs

    Acho que está na hora de repensarmos um pouco né?

    Um beijo minha linda... e uma noite mais que especial viu?

    ResponderExcluir
  29. Estou passando matando saudades!!
    Uma vez mais tive que me ausentar
    retorno com alegria sempre .
    Deus faz sempre o melhor para mim
    tristeza e dor ele transforma em alegria.
    Desejo de todo coração
    um abençoado e feliz final de semana.
    Beijos meu carinho,Evanir..
    Senti saudades da simplicidade das coisa simples da vida.

    ResponderExcluir
  30. Olá, Luciana.
    Creio que você age corretamente ensinando seus filhos que eles devem dar valor ao "ser" ao invés do "ter", já que o consumismo sem controle só traz insatisfação, pois sempre existirá alguma novidade tecnológica nova esperando para ser comprada e substituída pela próxima.
    Abraço.

    ResponderExcluir

Os comentários estão moderados, é melhor assim! Sua opinião é importante para mim!
Obrigada! Volte sempre!