terça-feira, 6 de setembro de 2016

E o câncer venceu novamente!

câncer venceu

Minha mãe não foi uma mulher notável, ela não inventou nenhuma vacina, não escreveu nenhum best seller, não se elegeu para nenhum cargo público. Ela sequer andou de avião na vida, mas era minha mãe, e eu a considerava uma mulher mais que notável, eu a achava muito sábia, correta e inteligente, apesar de não ter concluído nem o ensino fundamental.
Dona Maria criou muito bem os nove filhos, oito foram criados no sítio, em situação bem precária, e eu tive o privilégio de nascer na cidade, com alguns confortos de caçula. Ela sabia ser muito brava, seus olhos falavam mais que mil palavras. Porém sabia ser muito carinhosa, amável, com palavras de incentivo, para que eu me tornasse a pessoa que sou hoje, mesmo com a bipolaridade, uma vencedora!
A frase preferida dela era: "Não existe o não consigo, existe o não quero". Era o lema da vida dela, porque ela conseguiu sair do sítio, para fazer estudar os oito filhos, porque a mais velha morreu atropelada, e nem isso a abalou. Desses filhos 05 são funcionários públicos e 03 tem nível universitário. Nada mal para filhos de uma semi-analfabeta. O mais importante é que todos tem família constituída e são cidadãos honestos.
Era uma guerreira! Nada a abalava! Até que há um ano e meio eu fiquei sabendo que ela tinha mieloma múltiplo, ou um tipo de câncer no sangue. Nem me abalei porque sabia que ela iria tirar de letra, mas mesmo sem ela saber, a doença foi se infiltrando e tirando todas suas forças. Foi muito triste.
No dia 06 de junho deste ano ela foi internada na UTI da Beneficência Portuguesa de Santos com várias complicações, e nunca mais saiu. Foram dias intermináveis, fizemos de tudo para animá-la, para dizer o quanto ela era amada. Mas o câncer venceu novamente! No dia 26 de agosto de 2016, após 80 dias lutando para viver, minha mãe querida partiu para os braços do Pai Celestial.
Hoje é meu aniversário, mas não consegui escrever sobre essa data, porque só penso em o quanto minha mãe faz falta nesse dia.
Sei que essa foi a vontade de Deus, e que essa dor vai diminuir com o tempo, o que preciso agora é não deixar a depressão voltar, lutei muito para vencê-la, não posso recuar e não vou, aprendi com minha mãe.
Beijos a todos. Fiquem com Deus.



11 comentários:

  1. Puxa,que triste perda! Essa doença me arrepia, pois lidei com ela aqui e ainda lido há anos, com o maridão...Ela é uma doença traiçoeira... Mas não podes deixar de estar feliz e celebrar tua vida nesse dia! Tua mãe não iria gostar disso, com certeza. Ela foi o que foi, guerreira, forte e agora descansou. Celebra a TUA vida e a saudade ficará sempre em teu coração! bjs, felicidades pelo niver! chica

    ResponderExcluir
  2. Amiga Luciana, deixo aqui os meus sentimentos, sei que não deve estar sendo fácil para você e os seus!
    A minha mãe se foi faz vinte e seis anos e foi por um ataque cardíaco. Foi repentinamente,ela tinha 67 anos,(tenho essa idade e ainda me sinto bem)!
    A gente sofre sim, não tem como ser diferente, mas com o tempo só ficará as belas lembranças deixadas!
    Mas mesmo assim com sua dor, desejo que tenhas um feliz aniversário, pense em sua mãe te parabenizando de "lá" de onde ela está!Com certeza ela ficará feliz de te ver se esforçando para ser feliz!
    Abraços apertados!

    ResponderExcluir
  3. Assim é a vida e como sua mãe você é uma pessoa forte que sabe viver.Parabéns pelo seu aniversário . Sua mãe junto de Deus certamente a está abençoando.
    Um abraço, Élys.

    ResponderExcluir
  4. Minha querida, os meus sinceros sentimentos, lamento muito que tenha perdido a sua querida mãe, ainda mais para uma doença que infelizmente me diz tanto. Abraço apertadinho.
    Maria

    ResponderExcluir
  5. Meus sinceros sentimentos. Sei a dor de se perder um ente querido para essa doença. Perdi meu pai também. Sofre o doente e sofre junto a família por se ver de mãos atadas sem poder fazer absolutamente nada. O tempo tudo ameniza mas a saudade é eterna. Desejo de coração que você encontre forças para superar isso e seguir em frente. Força Luciana e independente desse vazio, Feliz aniversário!

    ResponderExcluir
  6. Puxa, Luciana querida, sinto muito pela sua mãe!
    Espero que a força e a coragem que ela passou em vida, sirvam para te confortar agora.. Abraços fortes.

    ResponderExcluir
  7. Oi, Luciana...pense que um vida bem vivida, bem trabalhada e na missão cumprida. Sua mãe o fez bravamente e nunca será esquecida
    e sempre amada. Uma vencedora diante da vida e dos propósitos de Deus. Você deverá continuar a sua obra vencendo todos as dificuldades com a mesma coragem. Um abraço

    ResponderExcluir
  8. Luciana, que Deus conforte seu coracao e te ajude a superar a tristeza a falta que sua mae faz na sua vida. Sinto muito pela sua perda, espero que voce e sua familia consigam superar esse momento. Beijos e um forte abraco em cada um de voces.

    ResponderExcluir
  9. Olá, Luciana, percebe-se a admiração que essa mulher guerreira despertou em você. Também perdi uma tia-mãe em 01 de agosto desse ano, também para o câncer, já perdi outras duas assim... é uma doença que nos faz questionar até a própria fé.
    Cuide-se aqui, que lá do céu a mãezinha estará cuidando de ti! Abraços!

    ResponderExcluir
  10. Oi Lu,
    faltam palavras nesses momentos.Fica aqui meu abraço e o desejo que tua fé lhe traga paz ao coração fazendo ressaltar em tuas lembranças a admirável pessoa que foi tua mãezinha.
    Deus te cobre de bençãos.

    Vc tem mais um anjo!
    Bjo,
    Calu

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Estou de visita ao seu blog pela primeira vez.
    Sinto muito a sua perda.
    A sua mãe foi uma guerreira.
    Muitos beijinhos,

    ResponderExcluir

Os comentários estão moderados, é melhor assim! Sua opinião é importante para mim!
Obrigada! Volte sempre!