segunda-feira, 4 de junho de 2012

O bem que a terapia faz para a pessoa

Deixa eu contar minha história com a terapia, como tudo na minha vida não foi fácil. Eu não acordei num dia ensolarado e disse:  Vou fazer terapia, não, foi bem complicado aceitar que tinha que fazê-lo.
Eu estava comemorando 30 anos de vida e passeando em Foz do Iguaçu/PR, o Daniel na época tinha 3 anos e o Fernando nem existia ainda, eu era muito nervosa e impulsiva, mas não sabia porquê, além de ter sérias dificuldades para dormir, por causa de uma manha normal de criança eu "perdi a cabeça" com o Daniel, daí o Marcos que é um "santo", perdeu a paciência, ele me falou que quando voltássemos de viagem eu iria procurar ajuda, que ele não aguentava mais o meu jeito, senão........., ele não falou, mas eu entendi, a paciência dele tinha um limite, eu tinha esgotado o limite da paciência dele.
Quando voltamos, eu procurei, é claro, como todas as pessoas que são como eu era na época, uma crente super fechada para o mundo, "dona da verdade", com  super auto-estima, não procurei de pronto uma terapeuta, muito menos um psiquiatra, procurei um neurologista, soa bem melhor, ele também é especialista em problemas do sono.
Eu já tinha iniciado o tratamento com ele no ano de 2001, nós estávamos em 2003, ele me falou que eu precisava fazer terapia, como já havia falado antes, por isso eu abandonei o tratamento, eu relutei novamente, mas ele insistiu e me disse que a terapeuta estava na clínica naquele momento, me disse para conversar, só conversar com ela, eu aceitei. Nossa conversa não foi nada amistosa no início, eu estava "armada", mas ela muito experiente foi me desarmando, falando que eu realmente precisava fazer terapia para melhorar meu comportamento. Me lembro bem que disse prá ela que existem dois tipos de mulheres que fazem terapia: mulheres traídas e "dondocas", e eu não me encaixo em nenhuma delas,  daí ela me disse, tudo bem, mas do jeito que você agiu com o seu filho de três anos no impulso, se você não se tratar, você pode matá-lo, e chorar de arrependimento depois, aquilo me tocou fundo, quando fala nos meus filhos, aí me pega mesmo, eu aceitei, relutante, ainda, mas aceitei fazer terapia.
Na primeira vez ela já foi me conhecendo e me descortinando, ela me fez descobrir algo que todos sabiam, menos eu, algo que eu trazia desde a infância e que atrapalhava minha vida toda, não vou falar porque é uma coisa minha, me perdoem. Ela foi me ajudando a me conhecer, depois que ela ganhou minha confiança, ela me apresentou ao psiquiatra, infelizmente, como a maioria dos bipolares fui erroneamente diagnosticada como depressiva, daí teve uns percalços, eu fiquei mal, depois, ninguém explica porque eu fiquei bem sem remédio e sem terapia, mas sentia falta da terapia, sentia falta de compartilhar com alguém o dia a dia.
Como a Bernadete minha primeira terapeuta era de Santos, procurei outra em Itanhaém, em 2009 voltei a fazer terapia, para me ajudar, porque tinha dificuldades de relacionamento no trabalho, mas ainda não sabia que era bipolar, ela me incentivou a procurar novamente o psiquiatra que daí sim me diagnosticou certo e continuo o tratamento até hoje, por motivos particulares eu não continuei o tratamento com a Débora, mas mantenho um bom relacionamento com ela até hoje.
Não dá prá mensurar como a terapia me ajudou a me conhecer melhor e a melhorar como pessoa, com certeza vocês não iriam gostar de conhecer a outra Luciana (kkkkk), os remédios atuam no cérebro, mas a terapia atua no campo emocional, sarando todas as feridas, até aquelas que você pensa que não tem, todos os traumas.
Hoje a minha terapeuta se chama Silvia, é de Mongaguá, vou ao consultório uma vez por semana, e gosto muito, é uma hora só minha,  um dinheiro que não tenho pena de gastar. 
Vou dizer o que o terapeuta não é: ele não é seu parente, não é seu amigo, ele não te dá conselhos. Na verdade a resposta está dentro de nós, ele apenas mostra o caminho para que a gente mesmo o escolha, ele ou ela é uma pessoa imparcial, que estudou muito para estar ali ouvindo com atenção tudo o que a gente diz, e depois faz as considerações, sempre baseadas no que nós falamos, baseado naquilo que ele estudou , no meu caso a respeito da bipolaridade.
Sinceramente, independente de se ter um problema mental ou não, do jeito que o mundo está, eu aconselharia que todos fizessem terapia.
Dedico este post as três terapeutas que me ajudaram e ajudam muito Bernadete, Débora e Silvia.
Beijos a todos e uma ótima semana.

56 comentários:

  1. Que bom quando aparece o caminho certo na vida. E as palavras mágicas vieram de teu marido, que te impulsionou...

    Foi bom, fez bem e no me=omento que houve a confiança, tu permitiste a ajuda. Isso é legal!! Fica sempre bem, tudo de bom.Gostamos de ti e de te ler!

    Linda semana, curtinha essa, com feriadão à vista! beijos,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Chica
      O Marcos sempre me chama pro planeta Terra, como eu disse no post das TAG, ele é meu Porto Seguro, e eu sou uma pessoa sempre aberta para mudanças, mudei muito, pode crer. Que bom que você está gostando de mim e de me ler, sua opinião é muito importante, sinceramente.
      Bjão e uma ótima semana.

      Excluir
  2. Muito obrigada minha linda amiga por seu carinho aqui no nosso cantinho, ficamos felizes com sua vindas aqui e com seus recados.
    Que relato emocionante, como sou manteiga derretida, chorei, mas faz bem chorar...rsrsr.
    Fico feliz por você minha linda, que você esteja bem e caminhando para cada vez estar melhor e mais feliz... lindo dia para você e que ele seja surpreendente...beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria Teresa
      Vá se acostumando (kkkkkkk), quando escrevo sobre mim, sempre escrevo com o coração, por isso acho que passo a emoção que estou sentindo para os leitores. Graças a Deus estou bem, tenho meus momentos, mas com um marido igual ao Marcos tudo fica mais fácil. Quanto ao seu blog, como eu disse hoje lá, gostaria que mais pessoas o conhecessem pois ele é muito precioso, você passa uma mensagem muito boa, do quanto é importante o amor.
      Bjão e uma ótima semana.

      Excluir
  3. Olá!Boa tarde!
    Tudo bem?
    ...mais um relato emocionante...eu "durante" muito tempo de minha vida, não acreditava que ALGUÉM (que não fosse da família, ou amigos,como disse ) pudesse me ajudar, mas chegou um momento que PRECISEI...sem entrar em detalhes!A terapia faz-se necessária quando a pessoa percebe que algo não está bom, mas não sabe bem o porquê e mesmo quando conhece os motivos não consegue melhorar. Por vezes, é apenas para fechar uma etapa ainda em aberto. Prolongar o sofrimento sem ajuda psicológica pode provocar depressões,e aqueles agravantes que você citou...
    "A psicoterapia se faz necessária porque não conseguimos nos olhar de fora, estamos sempre dentro e, então neste momento somos cegos”(autor desconhecido)"
    E parabéns ao Marcos, que perdendo a paciência ou não, rsrs, te incentivou a fazer...
    Boa semana!
    beijos com carinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Felis
      Esse post saiu tão naturalmente, vocês é que estão dizendo que está emocionante (kkkkkk). Seu comentário está maravilhoso, como sempre, gostaria de escrever como você, um dia eu chego lá, mas se consegui passar a mensagem já estou feliz.
      Bjão fofinho e uma ótima semana.

      Excluir
  4. Se você faz terapia mostra que é uma pessoa comprometida com o autocrescimento, com sua evolução pessoal. Eu fiz oito anos (até receber alta). Foi uma das melhores coisas que fiz em minha vida.
    Lu, super beijo, até amanha~.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fatima
      Como eu disse acima, sou uma pessoa aberta para mudanças, para melhor, é claro! Legal saber que você também fez terapia, como eu disse, acho que todos deveriam fazer terapia.
      Bjão e até amanhã.

      Excluir
  5. Oi Lú!
    Puxa, legal seu maridão hein! Familia é tudo mesmo.
    Legal vc compartilhar essa história com a gente!
    Um beijão e fiquem com Deus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi André
      Quando eu falo que o Marcos é um "santo", eu não estou exagerando (kkkkkk). Que bom que você gostou, eu escrevi com o coração.
      Bjão padrinho e uma ótima semana.

      Excluir
  6. Lu, que legal teu post, e algo legal de se compartilhar, geralmente o senso comum crê que uma ajuda profissional como esta é para pessoas desequilibradas, instável ou até louca mesmo, mas não tem nada disso, é algo que uma pessoa normal pode crescer e amadurecer com isso. Creio que pessoas normais podem sim acrescentar ferramentas como essas para melhorar psíquica e emocionalmente, e vemos que pelos seus textos, que diga-se de passagem são equilibrados e inteligentes, que tuas idas à terapeuta tem surtido efeito, tá valendo cada centavo Lu.

    Um abração pra ti.

    ResponderExcluir
  7. Oi Cheng
    Muito obrigada pelo elogio, vindo de você que é uma pessoa que admiro muito, já te disse isso, fico muito agradecida, e fico feliz, porque era isso que queria passar, a importância da terapia. Puxa, você me acha inteligente? Ganhei a semana.
    Bjão. e uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  8. Muito interessante saber todos os percalços que a evaram buscar a ajuda de terapia, eu fiz algumas sessões de terapia alguns anos atrás, mas não dei continuidade, infelizmente.
    Acho que evemos sim buscar ajuda quando sentimos que falta algo ou alguém que possa noa abrir caminhos desconhecidos dentro de nós mesmo.
    Parabéns pela sua luta, e pelas suas vitórias Luciana *.*

    Beijinhos
    Vivi
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  9. Lucianinha,queridona!
    Muito bom este post, pois a partir da tua vivência pessoal, você está compartilhando conosco. Todos temos problemas, coisas que não conseguimos resolver sozinhos, e a terapia é uma alternativa, creio, para se buscar essas soluções que, concordo, sempre estão dentro de nós.
    Nunca fiz terapia,pois penso muito e muito, e por vezes creio que esse pensar me direciona de alguma forma.

    Beijão para ti e tua família bonita *-*

    Obrigada pelo comentário por lá! Muito lindo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cissa
      Que bom que você gostou, você é minha incentivadora, nunca vou me esquecer disso, e sempre repito, sou até renitente. A terapia é muito bom, apesar de pensar que você é muito equilibrada, mas sempre é bom manter todas as portas abertas (kkkkk).
      Bjão queridona e uma ótima semana.

      Excluir
  10. Oi Vivi
    Com certeza, devemos buscar ajuda, no começo foi difícil até admitir que estava fazendo terapia, mas hoje não tenho vergonha, espero que este post ajude a quebrar paradigmas.
    Bjão doce Vivi e uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  11. Boa noite, Luciana.
    Dá pra ver que você passou por muitos percalços até conseguir ajuda profissional.
    Acredito que, no seu caso, a terapia seja algo indispensável, mas creio que ela é dispensável para muitas pessoas.
    Agradeço teus elogios ao meu texto e da Ana e te desejo uma excelente semana e um ótimo feriadão, Luciana, abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jacques
      Dá prá ver que eu precisei de ajuda é? kkkkkkkk. A terapia é indispensável mesmo para mim, mas eu particularmente aconselharia que todos experimentassem um dia Jacques, porque é muito bom!
      Quanto a sua parceria com a Cissa, sem comentários, tri legal tchê!
      Bjos. e uma ótima semana.

      Excluir
  12. Olá Lu,
    Infelizmente muitas pessoas ainda acreditam no estereótipo que terapia é coisa de maluco, nada disso...

    Apesar de nunca ter me consultado com um, mas sei bastante sobre como atuam em função da família, e temos um exemplo muito interessante: dizem que a vida é como o enrolar de um novelo. A cada etapa da vida vamos enrolado este novelo, contudo, muitas vezes vários problemas vão formando "nós" no carretel e continuamos a enrolar, deixando tais problemas para trás, mas de fato eles continuam lá, e atrapalham nossas vidas. Assim, o que o terapeuta faz é desenrolar esse novelo, e fazer com que o próprio paciente possa estar novamente a frente com esses "nós" (problemas), e resolvê-los em seu íntimo. Dai então devagarzinho vão enrolando novamente o novelo.

    Achei o exemplo bárbaro e acredito que possa ter ocorrido o mesmo com você! Nossa, nem quero imaginar como era a antiga Lú, rsrrsrrsrsrs.... Era tipo Chucky Norris? hahahahahhaha...

    Abraços, Flávio.
    --> Blog Telinha Crítica <--

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Flavinho
      Eu sabia que você era professor de História, não de Filosofia (kkkkkk), você fez um comentário muito bom, filosofou demais cara, foi quase um post, gostei muito! Quanto a antiga Luciana, era uma pitibull (kkkkkkkkk), daquelas que mordia o próprio dono.
      Bjão e uma ótima semana.

      Excluir
  13. Oi Lu,

    Tudo bem? O texto ficou perfeito! Penso que um dos melhore que você publicou. Penso que você já está começando a falar do que te moveu a criar o blog, de um forma menos dolorosa. A terapia é importante na vida, mas nem sempre estamos preparadas para ela ou encontramos a pessoa certa que nos permita o fluir dos sentimentos. Já fiz com uma que foi terrível, pois só se preocupava com o financeiro. Hoje, estou com uma que com o passar do tempo, virou minha amiga e só vou uma vez ao mês, para conversar, mas sei que chegará a hora da despedida em busca de uma nova profissional. Terapia é como água no inverno, pois nem sempre entendemos a sua falta. Enfim, há preconceito e falta de informações que nos impede de ver melhor a si e aos outros. Penso que parte do egoísmo, da mentira, da vaidade é fruto do baixo conhecimento.

    Deus contigo e beijos, minha amiga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lú
      Nossa, hoje eu estou me deslumbrando com os comentários, primeiro o Cheng, agora você que é minha amiga, minha irmã de fé, e uma pessoa de uma inteligência única dizer que esse é um dos melhores posts que eu já fiz, muito obrigada! Gostei da definição de terapia, é como água no inverno, só você e seu jeito Santa Rita de comentar.
      Bjão querida amiga e uma ótima semana.

      Excluir
  14. Lu, todos nós temos recalques que nem imaginamos, claro que uns mais aflorados que outros. Bipolaridade tem que ser controlada sim, mas chega uma hora em que você aprende a fazer sua própria cartase, joga pra fora suas agruras sem precisar descontar em ninguém.Explosões sentimentais, emocionais depende muito do momento em que si vive, das pressões internas e externas que enfrentamos.
    Essa resistência é normal, tanto nas pessoas com problemas comportamentais e vícios.
    Eu precisei de terapia para resolver um problema que parece facinho, facinho, mas que estava acabando comigo. Eu tinha mania de limpeza e organização - Transtorno Obsessivo Compulsivo e levantava no meio da noite para arrumar aquela peça de roupa na gaveta que pareceu estar amarrotada... Eu saia na ponta dos pés para meu marido nao notar e brigar comigo. Eu não dormia, virava na cama lembrando daquilo que nao estava perfeitamente organizado. Se eu no meio da noite lembrasse que tinha visto uma manchinha na parede, eu levantava, pegava os produtos e ia limpá-la. Olha não foi fácil, mas aos poucos aprendi a controlar essa compulsão, até que ela se aquietasse dentro de mim. Hoje sento no sofá e fico olhando a teia de aranha que a faxineira deixou, a mancha na parede que ela nao limpou, os vidros que ficaram meio manchado... E eu ligo a TV e vou ver um bom programa, deixo pra outra semana pra ela limpar, afinal foi paga pra isso... Não tenho mais TOC, mas sempre procuro nao exceder em nada pra não cair em tentação.
    Parabéns por conseguir superar seu problema psicológico, com ajuda, pois nao são todas pessoas que conseguem enfrentar isso, preferindo perder relacionamentos, paz de espírito e saúde.
    Beijoka doces querida e uma semana abençoada pra vc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marly
      Veja só como são as coisas, eu nunca imaginaria você com TOC, que bom que você superou isso, eu também estou superando a bipolaridade, tenho meus momentos, mas estou caminhando. Adorei seu comentário, sentirei sua falta, mas espero que passe rápido, logo você estará de volta, mais uma vez obrigada pelo poema.
      Bjão no coração queridona e uma ótima semana.

      Excluir
  15. Valorizo muito o trabalho dos terapeutas. Há muitas pessoas que ainda acreditam que terapia é para "louco". Mas não somos todos um pouquinho desequilibrados?? (rss)
    Presenciamos, facilmente, a mudança operada em quem procura ajuda. Já tive uma secretária que dizia ser eu um prato cheio para um desses profissionais. Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marilene
      Você disse uma coisa engraçada, eu sempre digo isso: De perto ninguém é normal (kkkkkk). Eu também valorizo o trabalho dos terapeutas, por isso fiz um post contando um pouco da minha história, mas dedicado a eles, porque me ajudaram, podem ajudar outras pessoas também.
      Bjão e uma ótima semana.

      Excluir
  16. Olá Luciana,

    Achei muito bom você fazer este compartilhamento. Muitas pessoas se omitiriam a respeito. Acho a terapia uma instrumento valioso de ajuda. Todos estamos sujeitos a precisar de um profissional que nos ajude a desvendar alguns pontos obscuros de nossa mente.
    Deve ter sido bem difícil no início, devido ao preconceito
    que rondava terapeutas e psiquiatras.
    Que bom que você encontrou o caminho certo para o seu equilíbrio e o bem estar seu e de sua família.


    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vera
      Que bom que você gostou, as vezes eu me abro mesmo, vá se acostumando, eu falo de tudo eu um pouco aqui, é conforme vem a inspiração. Acho que os terapeutas mereciam esse espaço porque no caso elas me ajudaram muito mesmo, como você disse, eu encontrei o caminho certo para o equilíbrio e isso gerou um bem estar da minha querida família.
      Bjão e uma ótima semana.

      Excluir
  17. Bom dia, querida!
    Seu texto sempre de palavras vivas. Adoro isso.
    Eu tenho vontade de fazer terapia. Acho que todos deveriam fazer em alguma fase da vida, pois ajuda no auto conhecimento.
    Essa coisa de preconceito tá por fora.
    Vc está de parabéns por ter feito e em dobro por ter compartilhado a experiência.
    Beijos,
    Theka.
    http://comigomesmasim.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Theka
      Obrigada pelas palavras sempre carinhosas! Se você puder, faça terapia, eu sou suspeita, porque como disse, fez e faz muito bem para mim, então recomendo!
      Bjão querida e um ótimo feriado.

      Excluir
  18. Olá Luciana, bacana estar aki, obrigado pela visita, e pelo comentário, gostei muito, que privilégio seu ter onde ficar em Campos rsr muito bom! O bichinho da estrada qdo nos pega é dificíl largar, qdo não viajo brinco que entro em crise de abstinência kkk!

    Qto a sua postagem, o melhor de tudo é vc hoje conseguir falar do assunto com essa maturidade que demonstrou, enxergando suas resistências no passado, uma daquelas amigas que vc viu nas fotos de CAmpos, é terapeuta, e sempre que conversamos percebo qdo estou falando com a amiga e qdo estou falando com a terapeuta rsrs, e de fato a terapia com certeza ajuda muito, fico feliz por sua clareza e por sua determinação! Parabéns, já estou te seguindo aki tbém! Bjoooosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kellen
      Obrigada pelo seu carinho de ter retribuído a visita, Campos do Jordão é tudo de bom, aliás viajar é tudo de bom, então vá se preparando porque sempre vou estar "viajando" contigo (kkkkk). Quer dizer que você tem uma amiga terpeuta? Que privilégio o seu. Obrigada pelas palavras carinhosas.
      Bjos. e um ótimo feriado.

      Excluir
  19. Muito obrigada amiga querida, você
    por certo é um anjo que Deus fez
    aproximar de nós...beijinhos minha
    linda amiga

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria Teresa
      Eu só retribuo o carinho que recebo dos amigos, e você é uma amiga que consegui conquistar, fico feliz por isso, mas já me chamaram de anjo, será? kkkkkk
      Bjão queridona e um ótimo feriado.

      Excluir
  20. Olá Luciana, olha quando eu estava estudando ainda paguei 2 matérias uma de psicologia e outra de psiquiatria, e percebi que se todas as pessoas procurasse fazer terapia ou algum tipo de tratamento iria melhor bastante a qualidade de vida. E parabéns por você ter forças de lutar e ir adiante, são raras as pessoas que continua com a terapia.
    Um super beijos!!
    Aqui Fofura...Nem tão fofo assim

    ResponderExcluir
  21. Oi Shirley
    Obrigada pelo comentário, como eu já disse, sou suspeita para falar da terapia, o que é tabu para alguns, já foi para mim, agora não fico sem (kkkkkk), aconselho a todos meus amigos fazerem se puderem, porque tem feito muito bem para mim e minha família agradece.
    Bjão querida e um ótimo feriado.

    ResponderExcluir
  22. NUunca fiz terapia. Sou um pouco preconceituosa com isso. Seu texto me fez refletir!
    bjo

    http://opinandoemtudo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oi Moça
    Obrigada pelo seu comentário sincero, eu sei que a maioria pensa como você, só não tem coragem de dizer. Já estou feliz de ter feito alguém refletir sobre o assunto, era essa minha intenção.
    Bjão e um ótimo feriado.

    ResponderExcluir
  24. Olá!Boa noite!
    Tudo bem?
    ...obrigado pelo carinho da visita...fiquei feliz!
    ...sim...vamos sim!É só "atravessar a rua", né não?rsrs
    Boa quarta feira!Bom feriado!
    Beijos com carinho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Felis
      Eu é que agradeço sua visita sempre me faz feliz (kkkk), então tá combinado einh?!
      Ótimo feriado e um super beijo fofinho!

      Excluir
  25. '' Na primeira vez ela já foi me conhecendo e me descortinando, ela me fez descobrir algo que todos sabiam, menos eu, algo que eu trazia desde a infância e que atrapalhava minha vida toda, não vou falar porque é uma coisa minha, me perdoem.''

    Isso que eu acho legal nas terapias, tem gente que não gosta, mais é no encontro com o outro que nós descobrimos a nós mesmos. E quando se trata de um profissional, é melhor ainda. Adorei ler seu relato Tia linda s2 Beijão.

    spiderwebs.tk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sá
      Você é que é uma super linda gata! Tenho muito orgulho de você, de ter te "adotado" como sobrinha. Você é muito madura para sua idade, tanto no seu blog, como nos comentários, e esse não foi diferente, adorei.
      Bjão da tia Lú, e um ótimo feriado.

      Excluir
  26. Olá Luciana querida!

    Esse post , definitivamente, me faz comentar, que você é a blogueira mais intimista da Blogosfera! rsss...
    Você compartilha com a gente, numa doação de amizade e confiança a sua vida famíliar, e agora nos conta as particularidades do processo de terapia pelo qual passou,com maturidade e alegria,o que ao meu ver denota a grandeza de tua alma!
    Nunca fiz terapia, mas te confesso que gostaria de fazer. Sou totalmente favorável a que todo mundo , se pudesse, buscar a terapia, pois tenho certeza que os bons profisionais da área, tem muito a oferecer de ajuda no sentido de nos fazer reorganizar o mundo íntimo, as vezes tão desgastado devido atribulações que muitas vezes não se dá conta de harmonizar em nós mesmos.

    Muito agradecida ,Luciana, pelo comentário tão amigo e carinhoso lá no "Sementes...". Não estou amando alguém em especial, minha querida,( risinhos) mas me encontro em plena revisão de conceitos,e penso que se eu elaborar o amor a todos em mim mesma como atitude de vida, tudo o mais, se encaixará no lugar certo!

    Tenha uma quarta feira cheinha de alegrias!!

    Beijos da Lu...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lú
      Muito obrigada, eu é quem agradeço seus comentários são muito carinhosos e poéticos, fico muito feliz com eles, de coração minha querida amiga. Quanto ao meu comentário no seu blog, foi só especulação (kkkkkk), você sempre escreve bem de qualquer forma!
      Bjão queridona e um ótimo feriado.

      Excluir
  27. Oi Luciana bom dia.
    Preconceito jamais tive, e confesso a você que morro de vontade de ter um profissional desses só pra mim, rs, até mesmo por necessidade pura.
    a tempos adio a procura, mas desta vez vou encaixar nos meus planos direitinho.
    Beijos bom feriado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mary
      Que bom que você não tem preconceitos, e como você viu, minha primeira psicóloga era exatamente de sua cidade, aí tem ótimos profissionais, que bom que meu post te influenciou positivamente.
      Bjão e um ótimo feriado.

      Excluir
  28. Oi, Luciana!

    Eu confesso que tinha um preconceito muito grande com psicólogos e terapia. Em 2009 passei pelo momento mais difícil de minha vida até então e, ainda com muita relutância, aceitei uma terapia. E acabou sendo de uma ajuda fantástica. Eu estava errado, mas sempre há tempo para mudar. ( e que bom eu tive tempo para isso!)

    Bjs e parabéns pela coragem em expor.

    ResponderExcluir
  29. Oi Jaime
    Primeiramente é um prazer tê-lo novamente em meu blog, você estava meio sumido (kkkkk). Nossa temos algo em comum, porque 2009 foi o ano em que fui diagnosticada como bipolar, e não foi um ano muito difícil para mim também. É muito comum o preconceito, por isso quis fazer este post, para tentar pelo menos tentar diminuir um pouco esse preconceito.
    Obrigada pelas palavras sempre carinhosas.
    Bjão e um ótimo feriado.

    ResponderExcluir
  30. Muito Bacana minha grande amiga de blogosfera, seu depoimento me pegou do começo ao fim e sei que pode ajudar muitas pessoas. A Aninha também tem um disturbio de serotonina, e as vezes acho que vou terminar por conta das brigas interminaveis, mais ai lembro que isso é um problema do organismo dela e não da personalidade. Temos de ter paciência e encontrar sempre a melhor solução. Você foi corajosa e com certeza hoje colhe os frutos de uma relação melhor.

    Beijão querida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Victor
      Que bom que gostou do post. Dizem que conselho se fosse bom não era dado era vendido, mas se você acha que ela é realmente a mulher da sua vida, então faça como o Marcos, e tenha paciência, se ela tiver o tratamento certo, ela ficará boa, como eu estou, e estamos bem, tenho meus momentos, mas no geral estamos bem.
      Bjão chefinho, e um ótimo resto de feriado.

      Excluir
  31. Oi Luciana,
    Bom que existem os terapeutas; bom que existem pessoas como vc para nos mostrar e fazer compreender realidades que nem sempre as pessoas sabem que existe!
    Obrigado por (finalmente rsrs) seguir meu humilde blog e apreciar minhas fotos!
    Bj e bom fim de semana!

    Ah,.. eu já sigo o seu!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rui
      Que bom que gostou deste post, a minha intenção é realmente mostrar para as pessoas o bem que a terapia pode fazer se elas deixarem, é claro, como foi para mim.
      Quanto a te seguir, foi um vacilo meu kkkkkkk, eu sei que vc já me segue, as vezes eu gosto muito de um blog, mas não tinha o costume de clicar em seguir, isso aconteceu com a Cissa Ana Cecilia Romeu, ela que teve que me dizer, senão eu não estaria seguindo-a até hoje kkkkk, e olha que eu sigo o blog dela, literalmente, mas ainda bem que eu consertei o meu erro com vc a tempo.
      Bjão e um ótimo final de semana.

      Excluir
  32. Olaaa! Vim te conhecer tb! Adorei seu blog e achei essa postagem bacana por que ja passei por isso tb! Temos muito preconceito com terapia e no final é uma delicia fazer! Beijos!

    ResponderExcluir
  33. Oi Camila
    Obrigada pela visita, e pelo carinho no comentário, eu sou suspeita para dizer, porque como disse no post, eu adoro fazer terapia, e recomendo a todos.
    Bjos. e um ótimo fim de semana.

    ResponderExcluir
  34. Oi Luciana
    Estou pouco a pouco conhecendo o seu blog e estou adorando.A terapia além de ajudar nos problemas internos, também ajuda como administrar as atitudes do nosso cotidiano, seja no trabalho, nos estudos, no modo de ser. Convivi com sérios problemas de TPM na família . A terapeuta foi a melhor solução.
    Agradeço o comentário no meu blog, e lá você questionou que morou em Pedro de Toledo (eu conheço) e o lugar que menciono é semelhate.É verdade. E fica perto de Juquiá. Omiti dizer o nome da cidade por questões particulares.Mas gostaria de saber o seu email para responder.
    Um lindo domingo.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  35. Oi Elisa
    Eu sou mesmo suspeita para dizer a respeito da terapia porque faço há muito tempo, além de gostar e recomendá-la. Quer dizer que eu estava certa quanto à paisagem do seu post?! kkkkkkkk. Isso quer dizer que você mora perto da minha casa, talvez você seja até minha parente (kkkkk).
    Bjos. e um ótimo domingo.

    ResponderExcluir

Os comentários estão moderados, é melhor assim! Sua opinião é importante para mim!
Obrigada! Volte sempre!