domingo, 11 de março de 2012

Era uma vez uma menina muito preconceituosa.....

   Eu conheci muito bem essa menina, desde sempre ela foi preconceituosa. Mas o que é preconceito? A própria palavra já diz: pré (antes) conceito (o que você pensa) de alguma coisa, ou de alguma pessoa.
   Voltemos a menina, ela tinha uns oito anos, era muito católica e detestava os crentes, literalmente. Tinha aula de religião (católica) na Escola, e na classe dela tinha uma menina que era crente, a menina por ser crente não participava da aula, a protagonista a história vibrava porque a coleguinha tinha que ficar na biblioteca o tempo inteiro da aula só por ser crente.
   Aos onze anos a menina "virou crente", daí ela passou ter certas reservas quanto a pessoas que não fossem crentes.
   A menina cresceu e o preconceito cresceu na mesma proporção. Quando uma colega de serviço faltava prá ir a uma reunião do filho, ela ignorava, quando essa mesma colega saiu de licença saúde porque estava com depressão, sabe o que ela disse? Isso é frescura!
   Ela era insuportável, tinha preconceito contra tudo que você  pode imaginar, mas pelo menos ela não era racista.
   Não se achava preconceituosa, como todos os preconceituosos, mesmo porque se gabava de ter casado  com uma pessoa de cor parda, e por se trajar de modo simples.   
    Daí ela teve a triste notícia que tinha uma doença mental, quando ela estava no auge da vida, mais precisamente transtorno afetivo bipolar do humor, a vida dela virou do avesso, todos os conceitos  e valores foram revistos, ela viu o quanto o pré conceito é uma coisa ruim, mas foi bom, porque ela deixou de ser preconceituosa.
   Essa menina é essa que vos fala. Já pedi perdão à minha amiga a qual julguei no trabalho, só prá vocês ficarem cientes.
    Sinto isso na pele muitas vezes o pré julgamento das pessoas, até mesmo na minha família. Por trás de um monstro pode estar um príncipe, como no conto A Bela e a Fera.
   Se tiverem curiosidade de abrirem o vídeo é o Daniel (meu filho tocando o tema do filme "A Bela e a Fera") na flauta.

       

tumblr.
   Hoje eu fui alvo de preconceito, por isso decidi colocar este post no ar. Fui comprar um sofá, escolhi o que estava bem na porta da loja de um certo valor, eu estava de bermuda, camiseta e chinelo havaianas, como se anda aqui em Itanhaém. A vendedora me disse que aquele sofá não estava a pronta entrega, mas eu queria levar o sofá, ela nem se deu ao luxo de me mostrar outros sofás. Andando na loja eu vi outro sofá que custava mais que o dobro do que eu tinha gostado. Daí eu chamei-a e perguntei: Por que você você não me mostrou este? Ela teve a cara de pau de me falar: É por que você se interessou por aquele de tal valor, eu nem imaginei que você iria querer esse!
   Eu senti o amargo gosto do preconceito, mas eu mereço, eu também já fui assim. Eu respondi calmamente, eu vou levá-lo, porque o meu cartão tem limite prá isso, mas você me julgou, só porque eu entrei de chinelo havaianas. Ela deu um sorriso amarelo e disse que não era nada disso. Prá cima de mim?



42 comentários:

  1. Todos nós temos nossos preconceitos. Uns mais velados outros mais explícitos. A busca interna para corrigi-los ou atpe mesmo extirpá-los, é que é louvável. Poucos o fazem! salpage.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Diego
      Obrigada pela visita, espero que venha mais vezes. Você tem razão, o preconceito é como a mentira, todos dão uma escorregadinha, uns mais, outros menos, mas sinceramente melhorei muito como pessoa depois da doença, e espero melhorar sempre.
      Bjos.

      Excluir
  2. Oi Lu,

    O preconceito faz parte da nossa cultura e aí é tentar entender onde nasce e vencê-lo. Estou muito cansada, mas prometo que passo aqui para explorar melhor o tema.

    Bom domingo!
    Beijos.

    Lu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lú
      Tê-la aqui já é um presente de final de semana, uma simples frase sua já basta, vale mais que mil palavras.
      Bom domingo prá você também queridona!
      Bjão no coração.

      Excluir
  3. LuLuzinha, o importante é que vc analisou sua forma de pensar. Refletir é sempre o melhor remédio. Muitas pessoas, nem depois de momentos complicados, conseguem aprender com suas falhas.

    Vc é uma guerreira e merece palmas.

    O aprendizado é algo constante, queridona! Constante...

    bjks JoicySorciere => Blog Umas e outras...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sobre seu último comentário lá no blog, Luzinha... ali na aba de blogs que eindico, estão todos os blogueiros que eu indico com o coração! Sacomé, né? Vc jamais poderia ficar de fora dessa lista. :D

      Bjks

      Excluir
    2. Joicy, minha querida madrinha
      Obrigada pelas palavras, se eu sou uma guerreira, você então.......
      Mas estou sempre tentando aprender, por isso aquele lance da "borboleta" que eu te falei outro dia. Muito obrigada pelo carinho, como eu te falei, no seu blog, fiquei emocionada quando eu vi o meu blog lá, parecia uma criança quando ganha um presente (kkkkkk). Quando eu finalmente conseguir colocar, o seu vai ser o primeiro da lista, ele já está, mas em algum lugar lá atrás (kkkkkkk). Entendeu? Nem eu. Preciso de um help, tá difícil, mas as palavras estão fluindo, então eu estou escrevendo. Mas o blog vai ficar legal igual ao da madrinha.
      Bjão no coração. Boa semana.

      Excluir
    3. Depois nós vamos conversar então, aí lhe dou as dicas de como colocar os blogues que vc quer indicar. Acho que o meu está por último, pq começa com U(umas e outras...) e ao classificar, vc deve ter clicado em "alfabeticamente por título de blogue". Então a dica, edite e classifique por "atualizações recentes", pois aí, os blogues que atualizarem por último aparecerão primeiro, como está no meu! ;) Pode olhar lá que os atualizados recentes estão primeiro. E, como só tem essas duas opções, é melhor escolher essa última. Espero ter ajudado... se não, depois a gente dá um jeito de esquematizar pra vc! ;)

      Vou dormir que já estou com o prazo de validade vencido. Cansada demais.

      bjks

      Excluir
    4. Ô Madrinha, vc sabe que eu sou maior analfa, depois vc me ajuda como a gente se falou no rosto livro.
      Bjão. Boa Semana.

      Excluir
  4. Oi Luciana, olha só, é tão fácil ter preconceitos e julgar sem conhecer. Sem nem ao menos tentar entender. É por isso que não acredito naqueles que dizem que não tem preconceito algum. As vezes basta um olhar e você já julgou a pessoa erradamente. Aceitar as nossas falhas é o primeiro passo, no mais, concordo com o Diego, louvável é a busca por corrigi-los.

    Beijo,
    http://www.ideias-defenestradas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi L.
      Primeiramente obrigada pela visita, espero que volte mais vezes. Concordo com você, eu disse no post que não sou mais preconceituosa, mas isso não é totalmente verdade, é como dizer que uma pessoa nunca mente, isso é uma mentira, mas com certeza, sou totalmente contra o preconceito e quero mudar a cada dia para melhor.
      Bjos.

      Excluir
  5. Sabe Luciana, quando temos um encontro verdadeiro com Deus, começamos a pedir pra ser transformada, mudada, que Ele nos faça uma pessoa que reflita a imagem Dele não é?
    Esse encontro muda a vida da pessoa, mas a transformação é lenta e de acordo com a abertura da nossa alma pra isso. Quando uma doença vem sobre a nossa vida, notamos quanto somos frágeis, e isso traz uma necessidade maior de mudar, de encontrar caminhos que nos tragam paz. E o mais importante é que as picuinhas que fomentamos ao longo da vida, passa a ser nada, pois nossa vida toma outra dimensão. Aí sim há transformação e foi isso que ocorreu na sua vida. Buscou as coisas que verdadeiramente tinham importância e nesse processo vc conseguiu ver o lado que te privava de ser uma pessoa melhor, mais amável. E a cura para toda doença começa pelo perdão (principalmente perdoar a si mesma). Sim, precisamos nos perdoar, pois Deus já perdoou e quer que sejamos livres de toda carga que nos pesam os ombros. Preconceito é um mal que a nossa sociedade fomenta e as vezes a gente se pega seguindo o mesmo rumo, mas o importante é reconhecer e voltar atrás, mudar, desopilar a mente dessas coisas que nos deixam amargos.
    Parabéns pelo reconhecimento e compartilhamento de sua história. É louvável reconhecer os erros e mais louvável através dele ensinar. Você, mesmo que indiretamente está fazendo isso.
    Beijokas doces e uma semana de paz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marly
      Que bom tê-la novamente aqui!
      Entendo perfeitamente o que você quis dizer, e gostei muito do seu comentário!
      Como eu já disse para os amigos blogueiros acima, e no próprio post eu quero a cada dia melhorar, mas nós duas sabemos que sozinha eu não consigo, preciso de Deus na minha caminhada. Ele esteve comigo até agora e sempre estará.
      Bjão. Fique na paz!

      Excluir
  6. Ola Luciana,
    De fato o preconceito é algo que devemos jogar no lixo! Porém, muitas vezes, por conta da própria educação, carregamos em nós certos "detalhes" ligados ao preconceito e que são difíceis de serem arrancados.

    A melhor maneira de combater isso é exatamente como você com muita coragem fez, encarar o problema de frente, refletir e colocar em prática. O fato de pedir desculpas mostrou a grandeza do seu ser! Parabéns pela história e pela coragem.

    Obs: mas que esses vendedores são um saco, ah se são!

    Abraços, Flávio.

    --> Blog Telinha Critica <--

    ResponderExcluir
  7. Boa noite, Luciana.
    Infelizmente, o preconceito é algo que nos persegue por boa parte da vida.
    Acredito que crescer internamente é, na maior parte colocar de lado todo e qualquer preconceito que atravanca nossa vida.
    Se tem gente que acha que precisa carregá-los por toda a vida, não há nada a se fazer.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  8. Oi Jacques
    Obrigada por sua visita, espero que volte mais vezes. Você tem razão o preconceito nos persegue mesmo, de um jeito ou de outro. Já que não podemos mudar a outra pessoa, pelos menos vamos tentar mudar a nós mesmos, é o que eu penso, prá melhor, é claro!
    Bjos.

    ResponderExcluir
  9. Ter preconceito hoje em dia não tá com nada mas é uma coisa que ate mesmo sem percebermos acabamos fazendo, seu post está show. Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi gostaria de fazer parceria com seu blog o que achas? aguardo seu contato, visita meu blog: http://umcinefiloemjampa.blogspot.com

      Excluir
  10. Oi Alysson
    Obrigada por sua visita, espero que volte mais vezes. Acho que você resumiu tudo quanto ao preconceito. Obrigada pelo elogio, ganhei a segunda-feira.
    Bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. gostaria de parceria entre blogs? ainda estou esperando sua resposta! adorei seu blog!

      Excluir
    2. Oi Alysson
      Me desculpe querido.
      A minha vida tá uma correria, sou casada mãe de dois filhos pequenos, trabalho fora, e como eu disse no primeiro post, meu filho de onze anos passou na EMM de São Paulo, ele tá "famoso", dando várias entrevistas aqui na nossa cidade que é pequena, tá difícil lidar com tudo isso, ainda respondo com carinho a cada comentário, mas eu não te esqueci não lindinho, vou passar lá sim.
      Bjos.

      Excluir
  11. Olá! Boa noite!
    Sim! Li atentamente seu texto e entendi bem o que vc quis descrever.
    Então vou "divagar" no que eu penso, sobre este assunto tão "comentado" no Mundo moderno.
    Eu penso que os preconceitos podem ser divididos em dois: maléfico e o outro benéfico. O maléfico é constituído de preconceitos que são baseados nas aparências e na empatia. Já o benéfico é constituído de preconceitos que estabelecem a prudência e no instinto humano de auto-proteção. Tipo imoralidades, pessoas violentas, más companhias, etc. É muito difícil definir o limite entre preconceito maléfico e preconceito benéfico. A liberdade de interpretação pessoal deve ser sempre respeitada.
    Obrigado pelo carinho das palavras,e pela visita!
    Boa semana!
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Olá Felisberto
    Ótimo comentário, é isso que eu amo na blogosfera, "cadum", como diz a Joicy, tem uma maneira de escrever. Você por exemplo abordou o preconceito de uma perspectiva totalmente diferente de todos os outros, eu amei a sua explanação, me acrescentou muito. Você é um fofinho mesmo!
    Bjão.
    Boa semana prá você também.

    ResponderExcluir
  13. Olá Luciana.
    Obrigado pelo comentário que fez em meu blogue, realmente, acredito que você tomou o caminho certo, primeiro "observou o território", no caso, a blogosfera e, depois, partiu para o ataque, ou seja, para blogar e bloga com maior consciência, sem preocupar-se com status e outras coisas fúteis que foram um tanto deturpadas por aqui.
    Sobre preconceitos, todos temos os nossos, contanto, acrescentando ao comentário do Felisberto, por vezes, julgamos as "más companhias" a ser evitadas por causa da aparência como piercings, tatuagens, homem de cabelo comprido ou moicano (sim, ainda existem estes preconceitos!) ligando-as a dependentes químicos e nem sempre é assim. Há muitos engomadinhos por aí, considerados de boa família, que tiveram tudo para ter uma boa formação, mas estão cheirando coca. Ou seja, o preconceito é relativo e todos, de algum modo ou de outro, temos os nossos.
    Seu depoimento me fez lembrar o depoimento da amiga de uma de minhas mães (eu não tenho madrasta, só mães) que certa vez nos contou (ela trabalhava em uma grande empresa de vendas) que assistiu a uma palestra onde o palestrante ministrou que, muitas vezes, aqueles que chegam de bermudão, havaianas, podem ser pessoas com muito dinheiro. Tal como aqueles que não vestem roupas de marca e possuem uma aparência simples, serem grandes fazendeiros e que, geralmente, quem se esforça para parecer burguês, geralmente não o é. Está com dívidas até o pescoço para manter uma vida falsa. ahah.
    Eu nunca esqueço e isto realmente modifica nossos pontos de vista.
    Você disse que pareço com seu marido? Quando disse isso? No Blogosfera? Eu não vi.
    Boa semana parceira.

    PS: Espero que consiga retirar a verificação de palavras.

    ResponderExcluir
  14. Olá Christian
    Muito bom o seu comentário e muito pertinente, como sempre, analítico, como meu marido faz. Eu te disse isso num comentário que eu fiz no seu blog que você estava jogando aqueles joguinhos, acho que não salvei então, por isso você não viu, é que eu sou meio analfa.
    Eu era justamente esse tipo de pessoa que você citou, julgava o livro pela capa, eu não especifiquei só generalizei o meu preconceito, hoje não tenho mais. E a aparência não quer dizer nada como você disse. Quer ver um exemplo?: Eu trabalho no Fórum, uma vez fui atender um cara que estava de gravata e chamei-o de Doutor, quando na verdade ele era o réu (kkkkkk), nós dois ficamos sem graça.
    Quer dizer que o meu blog tá pedindo a verificação de palavras? Eu nem sabia disso, eu tenho a maior raiva de ver isso em outros blogs, vou tentar tirar, valeu pela dica.
    Bjos. Boa noite e boa semana.

    ResponderExcluir
  15. Oi Luciana,
    obrigado pela visita ao meu Olhar d'Ouro.

    Gostei muito de conhecer seu blog e quanto a ser alvo de preconceito... bom, isso existe em todo lado infelizmente!

    gostei de ouvir seu filho tocando flauta, que mestria!!!! Parabéns!!

    Bjs

    ResponderExcluir
  16. Oi Rui
    Vejo que você atendeu ao meu convite, fico grata, e grata pelo seu elogio ao meu filho, ele, assim como o outro filho e o meu marido me ajudam muito a enfrentar a bipolaridade.
    Quanto ao preconceito já foi bem comentado aqui, isso é o bom da blogosfera, você só acrescentou com seu comentário.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  17. Lucianinha,
    tudo bem?
    Eu de volta! Depois de 3 dias sem internet, como te avisei..., enfim, muito pertinente teu post!
    O preconceito, creio, é intrínseco do ser humano. Sempre criamos expectativas ou as destruímos em função de impressões, aparências.
    Depois de uma certa idade, passei a achar mais importante o que chamo de "pós-conceito", o conceito criado depois de conhecer a alguma coisa ou alguém.
    No caminho certo, Lucianinha!
    Muito bom teu blog!
    Beijos e te cuida :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cissa
      Que coisa boa tê-la de volta, a blogosfera não é a mesma sem você!
      Eu que digo, muito pertinente seu comentário. Adorei o "pós-conceito", eu também aderi a ele, só não sabia como chamá-lo (kkkkkkk). Obrigada pelos elogios querida. Lembre-se que você foi umas das incentivadoras para que eu criasse esse blog, e tem sido algo muito bom para mim, terapêutico mesmo.
      Bjão no coração.

      Excluir
  18. Pra falar a verdade, acho que quem é preconceituoso não deve reclamar quando é vítima de seu próprio veneno. Mas cada caso é um caso. Se a pessoa tem consciência de ser preconceituosa, se arrepende, muda e pede perdão - como você fez - acho que ela tem direito a uma segunda chance e não merece passar por essas situações constrangedoras.
    Preconceito é uma coisa ainda comum infelizmente.
    Com o tempo e o amadurecimento, talvez todos nos tornemos superiores a esses julgamentos pré-concebidos.

    Obrigado, Luciana, pela visita ao meu blog e desculpe a demora em vir visitá-la.
    Sucesso com seu cantinho. Tenha uma boa semana. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Angelus
      Obrigada por sua visita, espero que tenha gostado, porque não sou escritora, eu sempre repito isso, escrevo minha experiência, com o coração.
      Quanto ao preconceito, você disse algo muito interessante, talvez eu até escreva sobre isso, todos tem direito a uma segunda chance, eu concordo com você.
      Eu visitei o seu blog, e vou continuar porque gostei, eu já visitava blogues, muito antes de ser blogueira, prova é que fiz amigos, como a Joicy, o J. Bruno, a Cissa e até o próprio Victor, eles que me incentivaram a criar o meu blog. Porque acho que esse mundo da blogosfera nos acrescenta muito como pessoa, então sempre puder estarei por lá.
      Bjos.

      Excluir
  19. Luciana, muito bom o post, leva a muitas reflexões.
    A gente muda mesmo nessa vida, nem que seja na marra. O mundo vive dando voltas, abrindo ciclos, encerrando ciclos. A gente aprende e o mais bacana disso é assumir os erros e se arrepender deles... isso é viver! parabéns pela sinceridade nas palavras :)
    Quanto a mulherzinha da loja, ignore, ela é digna de pena, pois quem julga o livro pela capa acaba perdendo a oportunidade de ler uma ótima história. E, no caso, ela perdeu a chance de vender para você !
    grande beijo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renatinha
      É bom você saber desde cedo isso, que a gente aprende na marra mesmo, eu aprendi da pior maneira possível, espero que você não precise sofrer como eu para ser uma pessoa melhor a cada dia, mas se espelhe nos erros dos outros.
      Quanto à vendedora? Pior que ela ganhou a comissão, porque eu acabei levando o sofá (kkkkkkkk).
      Bjão.

      Excluir
  20. Olá!Bom dia!

    Comments acima!
    Meu cantinho, é teu!
    "Copy and paste"...o que quiser!
    Obrigado pelas palavras sempre amáveis e carinhosas à este Blogueiro!
    Boa quarta!
    beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Felisberto
      Obrigada, eu vou copiar o seu poema mesmo, achei lindo, mas queria sua autorização primeiro. Você sabe que eu te acho um fofinho!
      Uma boa semana prá você.
      Bjão.

      Excluir
  21. Você escrevendo sobre me lembrei de outro dia no facebook, tinha postado o vídeo correio no meu blog, falando de minhas conquistas literárias e livros recebidos, como sempre faço.Logo depois um cara me chamou no face e disse assim: - Você é gordinha né?
    Eu sofro preconceito por estar acima do meu peso, é foda.O que as pessoas não me perguntam é: VOCÊ está feliz hoje, você precisa conversar.
    As pessoas olham muito superficialmente umas para as outras, eu também tenho alguns preconceitos no meu dia a dia, algumas coisas me irritam e eu pré julgo, mas tenho ciência desse defeito em mim e luto contra .
    Beijos, ótimo post, amei de verdade .

    Beijos
    Viviane

    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vivi
      É difícil ser Zero por cento de preconceituoso, mas o importante é tentar melhorar. Fica tranquila, eu também "luto contra a balança". O pior é quando você tá na casa dos quarenta igual eu, daí a pessoa chega e te chama de senhora, de tia, nossa, você se acha uma velha, mas fazer o que? É a vida. O que importa é a opinião daqueles que te amam, eu aprendi isso, da pior maneira.
      Bjão.

      Excluir
  22. Oi Luciana!
    Caramba...que coisa hein..eu estava quase xingando a pessoa preconceituosa ai li até o fim..mas é aquilo..acho que todos já sofreram ou sofrem preconceito. Eu mesma já sofri alguns por conta do meu estilo e pontos de vista.
    Ah eu curto vampiros sim. Porém vampiros de verdade e com qualidade, não
    essa babaquice adolescente atual. rs. Quanto a Trinity Blood a trama mistura várias coisas bíblicas, históricas, reais e etc.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tsu
      Que legal tê-la novamente aqui no meu humilde blog.
      Devo dizer que é isso que eu adoro na blogosfera, a diversidade de comentários, de opiniões, e de até reações, como a sua. Eu ri muito, quer dizer que você estava me xingando (kkkkkk)? Eu merecia mesmo. Não sou perfeita, mas melhorei muito, acredite.
      Bjos.

      Excluir
  23. Opa, Luciana, fique registrado que estive aqui...e que conheço bem o caso que vc relatou. Achei interessante vc não se vitimizar... ao contrário! Aprecio isto! É um costume as pessoas se vitimizarem demais, ou relatarem somente coisas em que elas são as vítimas! No começo de seu texto pensei que aconteceria a mesma coisa. Resultado: Surpreendeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rodrigo
      Eu já te respondi,mas não sei o que aconteceu, então vou te responder novamente, não sei se vou lembrar das palavras, mas foi mas ou menos assim. Eu gosto das suas palavras desde que a Joicy colocava seus escritos no blog dela. Quando eu vi que você tinha blog fui correndo conferir e vi que você é ótimo!
      Obrigada por sua visita e volte mais vezes, se quiser.
      Como eu disse não sou escritora como você, só escrevo como o coração.
      Bjos.

      Excluir
  24. Parabéns ao Daniel. Já estou divulgando no facebook para alguns amigos músicos. Achei vc em um comentário no blog da Chica. Abs!

    ResponderExcluir

Os comentários estão moderados, é melhor assim! Sua opinião é importante para mim!
Obrigada! Volte sempre!